Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 20 de 30
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item AFETIVIDADE E O ATRASO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(2015-12) Costa, Hieda da SilvaEste trabalho aborda a importância do afeto no processo de ensino e aprendizagem no período de Alfabetização e Letramento. Baseou-se em diversas definições de diferentes autores, ficando claro que o afeto é importante e fundamental para o desenvolvimento em geral do educando. Foi abordada a relação professor-aluno no aspecto afetivo. Em seguida, os aspectos relacionados ao atraso escolar, contrapondo correntes bibliográficas de autores sobre grafismo e a escrita, alfabetização e letramento, e por ultimo as sequências didáticas na alfabetização. Esta pesquisa foi somente bibliográfica, concluindo-se que o afeto é sim uma estratégia facilitadora no papel de mediador de sala de aula, e é um excelente ingrediente na relação professor-aluno na aprendizagem.Item AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) PARREIRA, Amanda Nogueira da SilvaO trabalho a seguir foi elaborado com o objetivo de levar a reflexão quanto a aprendizagem, os recursos e a influência da afetividade na alfabetização de crianças com Síndrome de Down, e tem como justificativa compreender a Educação Inclusiva imposta por lei, bem como a importância da afetividade para a alfabetização das mesmas. Estudos apontam que ela é importante pois é através do carinho e do afeto que as crianças se sentem acolhidas pelos professores, e isso faz com que elas se desenvolvam com mais facilidade e com vontade de aprender. Foi realizado um estudo bibliográfico citando leis, autores como Vygotsky, Wallon, além de apontar a história da criança com Síndrome de Down, suas conquistas, as características dessas crianças, o processo de alfabetização e a relação da afetividade nesse processo. Sendo assim, para que a criança seja alfabetizada existe uma junção de fatores, desde o bom relacionamento com a família até um bom relacionamento com a escola e todos as pessoas que lá trabalham.Item ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DISLEXIA: O PAPEL DO PROFESSOR NESSA PRÁTICA DE ENSINO(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2021-12) CANGUSSU, Mylla Christie Araújo SantanaA dislexia é um transtorno de aprendizagem, no qual o indivíduo poderá apresentar problemas na aprendizagem da leitura e da escrita. No tratamento da dislexia pode ser necessário o trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar, constituída por fonoaudiólogos, psicopedagogos e neurologistas. Outro profissional importante, que deve ser envolvido no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno disléxico é o professor. A presente pesquisa tem como objetivo principal discutir a dislexia e o processo de alfabetização das crianças disléxicas, e qual o papel a ser desempenhado pelo professor para a alfabetização. O estudo buscou destacar as dificuldades enfrentadas pelo aluno disléxico na alfabetização, mostrando que estas dificuldades também são obstáculos e serem vencidos pelo docente, que deverá utilizar metodologias diversas a fim de conseguir levar o aluno a ter um melhor aprendizado. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos e outros documentos. Também se realizou uma revisão de literatura para composição da análise de estudos de casos realizados sobre o tema.Item ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO(2012-12) CLEMENTE, JulianaEsta pesquisa tem por objetivo investigar questões que envolvem a aprendizagem dos alunos das EJA. Para tanto, este trabalho buscou aporte teórico nos estudos de Brasil, Freire; Gadotti; Cagliari. O estudo utilizou como instrumento para a coleta de dados da pesquisa de campo, uma entrevista com cinco professores e dois alunos da EMEI. A investigação foi realizada na cidade de São Joaquim da Barra. Após a coleta de dados os mesmos foram realizados e comparados, de acordo com os pressupostos teóricos propostos na primeira parte do estudo.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AINDA UM DESAFIO(2013-12) TEIXEIRA, Márcia Aparecida CarettaEssa pesquisa investiga a importância dos processos da alfabetização e letramento na apropriação da leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa realizada em uma escola particular do Ensino Fundamental, do interior de São Paulo, na qual foram acompanhados cinco alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental, escolhidos aleatoriamente para serem os sujeitos da pesquisa. Objetivo da pesquisa é apreender através da cenas de interação professor e aluno, aluno e aluno as concepções dos processos de alfabetização e letramento. A pesquisa é qualitativa e de campo, foi realizada em três cenas, Cena I: ” Quem sou eu? “, Cena II: “ O filme A Bela e a Fera “ e a Cena III: “ Atividades Escritas “. Tais cenas serão analisados, buscando mostrar a importância de uma proposta diferenciada como formadora de cidadãos críticos. A analise de dados revela que a criança ao iniciar o ensino fundamental, precisa ser alfabetizada e letrada. É importante ressaltar que ler e escrever são habilidades fundamentais para a criança. O professor tem que ficar atento quanto ao uso da leitura e da escrita da criança, desempenhar um ensino aprendizagem em um ambiente descontraído e criativo que favoreça as praticas sociais e pedagógicas mais simples do seu dia a dia, sem deixar de enfatizar a oralidade, cujo qual ira resgatar a auto- estima da criança propiciando uma linguagem afetiva. Palavras-Chaves: Alfabetização. Letramento. Cenas. Criança. leitura.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS QUE AUXILIAM NESTE PROCESSO(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2022-12) COSTA, Bruna Francelin CristinoEsta pesquisa investigou a importância das estratégias como recurso pedagógico na alfabetização e no letramento. Desde o início da história da alfabetização o Brasil passou por grandes transformações nesse âmbito, sempre pensando no melhor desenvolvimento aos educandos, tornando-os cidadãos críticos para viverem em sociedade. Diante do exposto, temos as seguintes indagações: O método em que se era usado a cartilha era eficiente? O uso de jogos, poemas, fábulas é eficiente em sala de aula? O professor deve fazer avaliações diárias em seus alunos? O que significa ser um aluno alfabetizado? Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com consulta à literatura científica referente à temática abordada. Na sequência, efetivou-se uma pesquisa de campo, com um questionário aplicado, sendo 3 professores da rede particular da cidade de Ituverava/SP, onde um era professor do 1º ano do Ensino Fundamental I, o outro do 2° ano do Ensino Fundamental I e o outro do 3° ano do Ensino Fundamental I. Os dados qualitativos foram avaliados por meio de análise de conteúdo. O objetivo desse trabalho, busca observar se as estratégias que auxiliam no processo de aprendizagem, propiciam desenvolvimento aos alunos, e como essas estratégias podem ajudar na sistematização e assimilação da escrita.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PROCESSOS DIALÓGICOS NA CONSTRUÇÃO LEITORA E ESCRITORA DO SUJEITO(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2015) CORTEZ, Regina de MatosO presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de letramento e alfabetização as quais são realizadas no contexto escolar, bem como fazer um estudo das práticas do letramento voltadas para a leitura na escola no cotidiano do período de alfabetização, podendo ser um recurso que pode ser inserido no ambiente alfabetizador de crianças. Ainda esse estudo analisa a aprendizagem da habilidade da leitura cotidiana e contextualizada e o seu uso no meio social, iniciando uma discussão sobre o fato de que o uso da leitura cotidiana ao qual vem facilitar significativamente o aprendizado e o desenvolvimento do aluno no período de escolarização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de uma revisão bibliográfica, apresentando dados importantes para a verificação da grande importância de se entender letramento e alfabetização. O objetivo da pesquisa é analisar como alfabetizar e letrar seguem juntos na aprendizagem e também identificar os benefícios que essas atividades trazem para as crianças que estão no processo de alfabetização.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PROCESSOS DISTINTOS(2015-12) Jesus, Elenice Joaquina deEsta pesquisa analisa as práticas de letramento e alfabetização as quais são realizadas no contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo para apresentar alguns dados importantes. Foi realizada com o uso de questionários aplicados a professores para a averiguação das práticas de alfabetização e letramento. O objetivo da pesquisa é analisar o que se entende por tais práticas e identificar os benefícios que essas atividades trazem para as crianças que estão no processo de alfabetização. Averiguou-se na pesquisa a importância da leitura, pela qual os professores responderam algumas questões. A pesquisa de campo, juntamente com a revisão teórica vieram colaborar e demonstrar como o trabalho pedagógico direciona o processo de alfabetização e letramento. Os resultados apontaram as práticas pedagógicas, e atividades contextualizadas podem favorecer o processo de alfabetização e letramento.Item A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) SILVA, Thais Fernanda Souza Freitas daEste estudo enfatiza a inclusão do aluno com Síndrome de Down na escola regular. O foco da pesquisa está voltado à rotina deste aluno e as mudanças ao seu redor depois da inclusão. São destacados a origem da Síndrome de Down, processo de alfabetização dessas crianças, a inclusão na sociedade e o olhar dos professores, da direção e da família sobre esse contexto. O trabalho relata o que se passa na escola regular com base em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que busca afirmar parte da realidade abordada neste trabalho. Para os questionários foram feitas entrevistas com a mãe do aluno, professora titular da sala e a diretora da escola, todas as entrevistas aconteceram pessoalmente sendo anotadas todas as opiniões das entrevistadas. Os questionários foram com questões fechadas, alternativas mistas, o objetivo foi analisar as opiniões sobre o aluno, escola e ensino conforme o papel de cada entrevista. O método usado neste trabalho foi observar a aprendizagem da criança com Síndrome de Down matriculada no terceiro ano do ensino fundamental regular, em uma escola localizada no interior do estado de São Paulo.Item CONTOS DE FADAS: CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) SILVA, Mariana Cristina de OliveiraEste trabalho de pesquisa apresenta um levantamento teórico em que aborda a relevância dos contos de fada para a cognição da leitura e escrita durante o processo de alfabetização . Este tema é importante, pois retrata como esse gênero textual pode auxiliar os educadores na mediação do processo ensino e aprendizagem e relaciona como contribui para o avanço das habilidades escritoras de alunos do 2° ano. Está dividido em três seções, que apresentam a origem desse gênero, a definição de alfabetização e um resumo do tipo de pesquisa apresentada e os dados levantados através de questionário respondido por três professoras do 2° ano do Ensino Fundamental de um município do interior paulista. Busca aproximar o levantamento teórico à prática docente ao levantar dados do trabalho com o gênero contos de fadas. Trata-se de um trabalho relevante tanto a educadores em exercício quanto aos futuros profissionais da Educação por trazer a discussão a importância do trabalho de formação de alunos leitores e escritores desde o início do processo de alfabetização e também um vislumbre da atuação dos profissionais desses anos diante do processo ensino e aprendizagem da leitura e escrita. Os resultados elencados, de cunho qualitativo, demonstraram como os educadores podem usufruir deste gênero em sala de aula, contribuindo para avanços nas habilidades escritoras, e consequentemente uma aprendizagem mais significativa e prazerosa.Item A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(2015-12) Suavinha, Rosely Paulino da SilvaEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo abordar a importância do lúdico na alfabetização e letramento das crianças nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Com essa pesquisa verificou- se o quanto as crianças são receptivas ao serem abordadas de maneira lúdica em seu aprendizado, pois adquirem conhecimento de forma prazerosa, principalmente por estarem fazendo o que gostam como assistirem a filmes, produzindo histórias em quadrinhos e escreverem o sentimento de cada desenho feito, trabalhando assim com uma didática diferenciada e lúdica.Item O DESPERTAR DE FUTUROS LEITORES NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2017) SALVADOR, Ronilda Leite da CostaEsta pesquisa resgata a importância do universo da Literatura Infantil como fonte rica na consolidação do conhecimento. Ressalta a necessidade da existência da literatura infantil no cotidiano escolar como forma de transformação social. É notório que as crianças são fascinadas por histórias e que essas contribuem para o seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Destaca também diversas formas de trabalhar a leitura de forma prazerosa na sala de aula, bem como recursos variados como facilitador didático pedagógico. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica envolvendo como principais referências para esse projeto assuntos abordados pelos autores Abramovich, Freire e Bamberger e também realizou-se uma pesquisa de campo através de um questionário com professores do Lar Escola Alvorada Nova, em Igarapava, estado de São Paulo, cujos resultados mostram que a leitura propicia o aprimoramento da índole, da personalidade, da criatividade, provocando a criança para ser um leitor capaz de exercer uma cidadania crítica, consciente da sua realidade social, apto para transformar a sociedade em que está inserido.Item A DIDÁTICA ALIADA AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PROJETO INTENSIVO NO CICLO APLICADO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL(2015-12) Guerim, Mariane Antunes GuerimA didática é uma das condicionantes que muito influencia no processo de ensino-aprendizagem de todos os alunos, sejam eles crianças, jovens ou adultos, pois os recursos didáticos promovem a interação para com os conteúdos trabalhados, logo, a aquisição de conhecimento pelos educandos. Dessa maneira, em sentido amplo, objetiva-se argumentar a respeito da didática como uma aliada junto ao processo de alfabetização e letramento para alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental inseridos no PIC – Projeto Intensivo no Ciclo. E, mais especificamente, identificar e comparar o estágio inicial e final de aprendizagem de leitura e escrita apresentadas pelas crianças e os erros ortográficos cometidos em cada uma de suas produções escritas, e verificar a eficiência desse Projeto. Para isso, efetivou-se um levantamento bibliográfico sobre os autores que fundamentam as concepções de didática, alfabetização e letramento, da mesma forma que, as considerações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para com o Projeto Intensivo no Ciclo, por ser este, uma iniciativa governamental. Também realizou-se uma pesquisa de campo, composta por constantes observações na respectiva sala do 5º ano PIC, entrevista com a educadora da turma, coleta de dados sobre os alunos e a escola, e análise da avaliação diagnóstica e da atividade final, realizadas pelos alunos.Item DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA NO 2º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL I(2014-12) SILVA, Flávia Palhares daO presente trabalho tem como finalidade abordar a origem da leitura e da escrita e suas contribuições para o processo de alfabetização dos educandos. Por meio de obras de vários autores, como Barbosa (1994), Soares (2002), Ferreiro (1999), Vygotsky (1991), Cagliari (2004), Kramer (2006), Lerner (2002), Rizzo (2005), Silva (1998), Junqueira (2004), entre outros e analisando documentos oficiais, procuramos conceituar a origem da leitura, da escrita e suas contribuições para o processo de alfabetização e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Ainda, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter exploratório, tendo como objetivo identificar as principais dificuldades de leitura e escrita em um grupo de alunos que são atendidos na sala de atendimento individualizado na Rede Municipal de Ensino da cidade de Ribeirão Corrente. Logo após a etapa de coleta de dados procedeu-se a etapa de análise e tabulação dos resultados obtidos culminando com a elaboração do relatório monográfico da pesquisa realizada. Diante de todas as informações contidas nesse estudo pode-se concluir que os alunos atendidos na sala de atendimento individualizado conseguiram avançar significativamente nas práticas de leitura e escrita, o que consequentemente contribui para o avanço destes alunos em outras áreas do ensino.Item DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) LIMA, Maria Eduarda PedrosoO presente estudo enfatiza a importância da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e tem como objetivo compreender as dificuldades de aprendizagem e o papel do professor alfabetizador. A pesquisa foi realizada por meio de estudo bibliográfico com referências de Emília Ferreiro e Ana Teberosky e outros autores que também abordam o tema alfabetização e dificuldades de aprendizagem. A partir da pesquisa consideramos que a alfabetização é um dos processos fundamentais no desenvolvimento da criança, é preciso reconhecer as formas de se trabalhar a alfabetização e entender o nível que a criança está. O professor precisa conhecer os conhecimentos prévios dos alunos, para identificar se a criança possui dificuldades ou transtornos de aprendizagem, e para isso é preciso ajuda da família, pois com ela a criança se sentira segura durante seu desenvolvimento de ensino e aprendizagem.Item DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM ANOS INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR EDUCADOR(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) SILVA, Patrícia Carla de Souza BritoA alfabetização, de uma maneira geral, tem sido um tema bastante discutido, principalmente pelos profissionais de educação, por se observar, ainda, uma ampla dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita da criança. Reconhecendo a importância de se discutir acerca das dificuldades de aprendizagem relativas à alfabetização em anos iniciais objetiva-se, através deste, apresentar alguns direcionamentos expressivos voltados ao estímulo da competência do aluno para se desenvolver a prática da aprendizagem. Um dos pontos preponderantes para o caminho da aprendizagem, é que o aluno se encontra inserido em um contexto que exige uma interpretação sistemática sucedida do hábito de ler e escrever. Para que haja um processo de aprendizagem adequado, faz-se necessária uma boa formação acadêmica do professor e que ele tenha um olhar diferenciado para seus alunos, visando proporcionar ambientes que favoreçam o seu aprendizado e, principalmente, estímulos para que adquira interesse e vontade em aprender a ler e a escrever. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados autores como Teberosky (2001), Carvalho (2003), Libâneo (2008) dentre outros. Por meio da pesquisa realizada, foi possível chegar à conclusão de que a busca por uma formação continuada é de extrema importância para que o professor consiga ampliar o seu olhar e, assim, desenvolver com clareza as atividades propostas por ele, visando alcançar o objetivo esperado que é o aprendizado de seus alunos.Item EDUCAÇÃO INFANTIL: LITERATURA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(2012-12) DE PAULO, Edivana AraújoEste trabalho visa investigar e entender a importância dos processos de alfabetização e letramento, trata-se de uma pesquisa realizada em uma creche, com a turma da segunda etapa, que se encontram em fase inicial de alfabetização, como referenciais teóricos esta pesquisa busca fundamentos nos estudos de; Cagliari, Silveira, Terzi, Paixão, Ambramovish. Essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância da literatura na educação infantil para a formação e o desenvolvimento dos discentes. Como procedimentos, foi realizado episódios de interação entre professor aluno- professor, aluno-aluno, onde foram analisados para identificar a relação das crianças com os livros de literatura infantil. Conclui-se que os livros de literatura infantil são instrumentos valiosos para a apropriação dos mecanismos de leitura e escrita, e para o desenvolvimento global do aluno. Objetivo foi desenvolver a criatividade e a criticidade, reconhecer valores.Item EJA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA VISÃO DOS ALUNOS E DO PROFESSOR(2013-12) PAULA, Luciana Pinto deA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para as pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo ao ensino regular na idade apropriada. O objetivo deste trabalho, surgiu com o intuito de proporcionar um conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos e conhecer os anseios e expectativas dos alunos da EJA da cidade de Guará – SP. O presente trabalho desenvolvido com os alunos desta modalidade de ensino foi fruto de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de campo com a aplicação de questionário junto a sete alunos da EJA. Com esse trabalho verificamos que os alunos da EJA esperam muito mais que aprender a ler e escrever, eles pretendem continuar estudando e serem atuantes na sociedade. Muito se faz evidenciar que a EJA é uma educação possível e capaz de mudar significamente a vida de uma pessoa, permitindo-lhe reescrever sua história de vida. Palavras- chave: Educação. Jovens. Adultos. Alfabetização.Item A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2021) ANDREO, Janine OliveiraO processo de alfabetização tem início antes da escolarização, a criança tem contato com a escrita desde que nasce, a sociedade é letrada e o contato com a escrita acontece muito cedo, mas o mecanismo da leitura e da escrita deve ser sistematizado para que o aluno seja alfabetizado. Antes de assimilar esses mecanismos e se alfabetizar, a criança precisa adquirir competência e habilidades para avançar em suas hipóteses e chegar à forma convencional da escrita. Uma dessas habilidades é a consciência fonológica, essa habilidade é necessária para que a criança compreenda que a escrita representa a fala e que os fonemas podem ser representados pela escrita formando palavras. Assim, a pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância de desenvolver a consciência fonológica do aluno no último ano da Educação Infantil. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão da literatura, com a seleção e análise de livros e artigos para que fosse possível compreender a importância da consciência fonológica para a alfabetização, bem como munir-se de aporte teórico para desenvolver atividades que proporcionem o desenvolvimento dessa habilidadeItem A LEITURA DE MUNDO PELOS JOVENS E ADULTOS(2014-12) BARBOSA, Luciene Cristina da SilvaA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino amparada por lei e destinada àqueles que, por algum motivo, não tiveram acesso à escolarização na idade apropriada. O objetivo deste trabalho surgiu com a finalidade de propiciar a todos um conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos e conhecer, na visão dos docentes atuantes na EJA, como se concretiza o ensino-aprendizagem do alunado dessa modalidade e revelar as expectativas e os anseios que os docentes da cidade de Guará - SP têm em relação a estes alunos. O presente trabalho desenvolvido com os docentes da EJA provém de uma pesquisa qualitativa, concretizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionários junto a cinco docentes da EJA. Com este trabalho constatou-se que a EJA é uma “educação possível” e que os docentes têm o conhecimento e a sensibilidade para trabalhar com estes alunos.