Pedagogia
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Item AS MULTIPLAS FACES DE PORTINARI: A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2012-12) PAULA, Giuliana Popolim deAs estratégias didáticas dentro do contexto do ensino de arte em que leva o aprendiz ao desenvolvimento de outras habilidades contribuem para a formação de sujeitos críticos e autores. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa buscou investigar a arte no cotidiano infantil de forma expressiva e integrante na comunicação humana, objetivando refletir sobre a importância da linguagem visual para o desenvolvimento integral da criança. Para isso, esta pesquisa aconteceu a partir do “Projeto A Criança e a Arte”, desenvolvido no CMEI Helena de Paula, possibilitando experimentar novos caminhos para interagir no universo artístico e na construção de uma identidade cultural a partir das múltiplas faces do pintor. Essa instituição se utiliza do modelo regginiano como referência na sua proposta pedagógica, devido à premissa que, em artes, não se deve limitar e subestimar a criança apenas com pinturas em folhas mimeografadas. Por meio do vasto universo artístico das obras do pintor polêmico e eclético Candido Portinari, que marcou as artes plásticas brasileiras e retratou em suas obras o povo brasileiro e sua infância, esta pesquisa oportunizou aos alunos, dentro de uma dinâmica cultural, receber a cada passo doses da cultural nacional a partir do universo portinariano. Percebeu-se que o contato das crianças com a arte e as obras de Portinari influenciou no desenvolvimento de outras habilidades no que se refere ao processo de ensino aprendizagem, na descoberta de um aluno que pode ser chamado de um grande artista em miniatura, pois seus desenhos revelam um nível de maturidade e autenticidade, como também na socialização e na autonomia das crianças. Podendo afirmar de forma generalizada que o projeto trouxe as crianças uma experiência inusitada dotada de uma bagagem cultural. Palavras-chave: Educação Infantil. Arte. Portinari. Reggio Emilia.Item A ARTE DE ENSINAR(2012-12) Soares, Melina da SilvaÉ confiado ao professor, diversos papéis, dada a complexidade do processo de ensino aprendizagem. O profissional da área da educação, tem sua ação integrada à sociedade, à cultura e valores que a partir de sua prática determinam sua postura frente ao que se espera da educação. Pode-se afirmar que a ação do professor deve abordar muito mais que conteúdos acadêmicos de forma sistemática. A ação docente na atualidade deve viabilizar ao aluno uma formação focada nas dimensões humana, técnica e político-social, buscando a funcionalidade na prática educativa, uma didática significativa aos alunos, sempre instigando a reflexão antes da ação e também a reflexão sobre a ação, a fim de buscar a realização de um bom trabalho. Assim, esta pesquisa teve como objetivo, explicitar a importância do professor no processo de ensino aprendizagem, dando fundamento a sua ação na busca da construção do conhecimento vinculando conteúdos e formação de valores adequados para a vivência dos alunos. Neste sentido, tem o intuito de evidenciar a importância do papel do profissional da área da educação envolvendo as atividades dos professores para a busca de sua identidade com base nos estudos anteriores sobre as abordagens pedagógicas, a fim de analisá-las e refletir sobre a ação docente.Item CONTOS DE FADAS: A FANTASIA QUE ENSINA(2012-12) PAULA, Talita Cristina Costa deO presente trabalho busca oferecer informações sobre a importância dos Contos de Fadas na formação das crianças, tanto no que diz respeito à construção de valores e de aprendizado, quanto na aproximação do mundo fantástico que é o da leitura. Os contos de fadas trabalham problemas ocorridos no cotidiano das crianças, como medos, sentimentos, amor, carinho, inveja e desperta a curiosidade, ensinando muitas coisas de diferentes formas, pois cada criança recebe e interpreta a história de uma maneira. A criança que ouve histórias tem maior facilidade na fala, pois no ato da leitura do professor, a criança aumenta o seu repertório de vocábulos; aguça cada vez mais a sua imaginação, seus sentidos e emoção, de forma que sua aprendizagem se torne prazerosa e significativa, fazendo com que isso incentive cada vez mais os professores a adotarem livros de literatura infantil como instrumento diário em suas salas de aula. E evidenciar a importante contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento da leitura no Ensino Fundamental.Item PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NA EDUCAÇÃO(2012-12) PEREIRA, Walquiria ReginaUma das principais características da profissão de educador é a de lidar com a formação de sujeitos que precisam aprender a conviver com situações de divergências sociais, psicológicas e profissionais. O objetivo desta pesquisa foi trazer uma ideia do papel da educação como um promotor da resiliência levando seus alunos a desenvolver uma postura positiva diante das diversas situações do dia a dia. Propôs-se também analisar as condições que contribuem com a resiliência e como o professor pode ser resiliente diante de sua própria atuação. Os estudos que enfocam a resiliência têm se mostrado positivos nessa nova abordagem no processo educativo, embora muito pouco se conheça na nossa sociedade sobre o tema, que pode ser o grande passo para a transformação do espaço escolar. Embora os estudos tenham se evidenciado com a inclusão da resiliência, sua prática tem sido bastante difundida e com resultados satisfatórios. A pesquisa realizada mostrou sujeitos que, mesmo desconhecendo o sentido da resiliência, tiveram na educação a força propulsora de sua superação diante dos meios adversos. Assim espera-se que este trabalho possa contribuir para a compreensão e promoção da resiliência no contexto escolar.Item A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN EM SALA DE AULA REGULAR.(2012-12) MORAIS, Amanda Aparecida Gonçalves deA pesquisa apresentada tem como tema central a inclusão da criança com Síndrome de Down na sala de aula regular, usando como principais bases teóricas obras de autoras como Werneck e Mantoan. O trabalho tem por objetivo investigar se a inclusão da criança com Síndrome de Down no sistema regular de ensino é uma ação que pode ser concretizada, dessa maneira, a pesquisa realizada é de caráter qualitativo e foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, que foi aplicado com duas professoras em salas de aulas com funções distintas, mas que recebem alunos com Síndrome de Down, após a coleta e análise dos dados pode-se perceber que a inclusão do aluno com Síndrome de Down em uma sala de aula regular pode acontecer com a ação conjunta dos pais, professores e demais membros do ambiente escolar e que a criança poderá se desenvolver por meio das interações ocorridas dentro da sala de aula.Item OS EFEITOS DA DISLEXIA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO(2012-12) SANTOS, Débora Silva dosEsta pesquisa apresentada como tema central o estudo sobre dislexia, e como objetivo principal de investigar como os professores conhecem e/ou trabalham com alunos que apresentam dislexia em sala de aula. No Brasil há 19 milhões de disléxico entre 5% á 17% da população, sendo que 76% atinge os meninos, e 24% as meninas a dislexia é um distúrbio de aprendizagem hereditária. Essa pesquisa foi realizada no município de Guará, na escola Dr. Nehif Antonio, na qual os professores apresentam resposta sobre a dislexia. A pesquisa é qualitativa e as informações foram coletadas através da aplicação do questionário, onde foram obtidas as respostas dos professores para melhor compreender de como o professor atua na sal de aula, serão abordadas diversos tipos de dislexia nesse trabalho. Ressaltarei que por meio desta pesquisa saberemos um pouco sobre esse distúrbio de aprendizagem que afeta a criança na fase escolar, e a ajuda dos professores com muito carinho e paciência em ajudar essa criança á se desenvolver plenamente no futuro. O objetivo deste trabalho será estudar as dificuldades dos alunos com dislexia e analisar se os professores sabem lidar com essas crianças e suas dificuldades na sala de aula e na convivência escolar, pois cabe a nos educadores ajudarem essas crianças á um melhor futuro, através de levantamento de dados.Item A IMPORTANCIA DE SE TRABALHAR O CAMPO DE INTERESSE NO APRENDIZADO DE UMA CRIANÇA COM SINDROME DE ASPERGER(2012-12) SILVA, Jéssica Cristina Néris daA presente pesquisa, com foco no estudo de caso de um sujeito com Síndrome de Asperger, apresenta como objetivos a análise do processo de sua escolarização, a reflexão sobre as propostas inclusivas e a ação docente frente à diversidade. O direcionamento desse trabalho se deu através de pesquisas qualitativas com um referencial teórico que traz entre outros autores, Bauer (1995) e Klin (2006),e também através de um trabalho de campo, cuja obtenção de dados se deu por meio de observação e proposição de trabalhos específicos para este aluno mostrando a importância da utilização de novas metodologias com intuito de ensina ló por meio de atividades de seu campo de interesse. Foi possível perceber que através de tais atividades o aluno se desenvolveu de forma satisfatória, acompanhando os demais alunos de sua série, tendo em sua área de interesse chances para desenvolver cada vez mais e o apoio do professor que lhe ofereceu subsídios para tal desenvolvimento.Item O PAPEL DO PROFESSOR/TUTOR NO ENSINO A DISTÂNCIA(2012-12) GONÇALVES, Cássia Daniela de AssisEste trabalho teve por finalidade compreender o papel do professor/tutor no ensino a distância, a partir do entendimento da forma de atuação tanto na modalidade EaD como presencial, pois, seu papel é o mesmo em ambos, porém o que difere são os recursos utilizados e a atuação. Para melhor concepção da atuação do professor/tutor foi realizada uma pesquisa de campo com profissionais educadores que atuam na modalidade a distância e presencial, em uma instituição de ensino, no curso de pedagogia, já que serão os novos profissionais da área da educação. Concluiu-se que não existe diferença no papel do professor/tutor, sendo os mesmos objetivo, formar e educar o cidadão, mas o que difere são os recursos utilizados e a forma de atuação, pois ora atua a distância onde não tem contato físico com o discente e ora presencial, onde além do contato direto não depende de recursos tecnológicos para a aplicação do conteúdo. Contudo o que fará neste contexto a diferença é o comprometimento e interesse do aluno, já que no ensino a distância é o discente quem determina o ritmo de aprendizagem e estudo.Item SINTOMAS DEPRESSIVOS E RENDIMENTO ESCOLAR: UM OLHAR(2012-12) SANTOS, Rita Aparecida Euripa dosEsta pesquisa trata da depressão infantil e rendimento escolar. Há muito se discute sobre essa relação, em que a depressão infantil é muitas vezes ignorada, e o baixo rendimento escolar não é levado em conta quando se fala em depressão infantil, porem, estudos realizados revelam que, a incidência de depressão é maior em crianças com baixo rendimento escolar. Os profissionais da área de educação e familiares devem ter um olhar de atenção com os seus alunos, observando essa incidência, para melhor poder ajudar essas crianças que tanto sofrem com esse problema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica.Item O BULLYING NA VIDA PSÍQUICA DA CRIANÇA COM OBESIDADE: UMA ABORDAGEM ACERCA DO AFETAMENTO À APRENDIZAGEM.(2012-12) SIMONE, Marina de LimaO seguinte trabalho de conclusão de curso tem o propósito de nos direcionar, para um pensamento mais amplo sobre os temas, bullying, obesidade infantil e aprendizagem, em uma única abordagem, que se transforma no devido tema. O Bullying na vida psíquica da criança com obesidade: uma abordagem acerca do afetamento à aprendizagem. Os procedimentos metodológicos utilizados para o devido tema e a formação de sua pesquisa cientifica foram estudos bibliográficos, referenciais teóricos, juntamente com o fechamento de aplicação de questionários á profissionais da educação e da saúde, como Pedagogas, Psicólogas e Psiquiatras. Para a finalização, a análise de dados foi elaborada de acordo com o referencial teórico e as concepções dos profissionais participantes.Item A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2012-12) GABRIEL, Jucelina OliveiraEste estudo tem por objetivo analisar o papel da afetividade na Educação Infantil, descrevendo sua importância no desenvolvimento da criança, no contexto social, afetivo e cognitivo. A análise se fundamenta nas ideias de pensadores como Vygotsky, Piaget, Wallon, entre outros, que tomaram como preocupação especial a relação da afetividade na aprendizagem. Por meio de uma análise da relação entre a afetividade e o processo de aprendizagem, verifica-se que a sua relação está inteiramente ligada ao desenvolvimento do aluno. As várias abordagens conferem à afetividade um valor imprescindível para o desenvolvimento do ser humano. A metodologia da pesquisa baseou-se na análise qualitativa dos dados coletados por questionário aplicado a seis docentes da Educação Infantil. Por meio da pesquisa de campo constatou-se que as docentes demonstram conhecimento acerca da necessidade de interação entre aluno e educador, pois é a partir da interação entre professor e aluno, com afinidades ou afetividade em ambas as partes, que se estabelece o desenvolvimento integrado e global do educando.Item EDUCAÇÃO INFANTIL E SEXUALIDADE: QUEM EDUCA QUEM?(2012-12) CRUZ, Joelma Conceição daO presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as representações sociais criadas pelo educador frente ao tema sexualidade infantil, e qual a sua ação quando uma criança se manifesta sexualmente em sala de aula. Adotou-se como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais e os estudos teóricos sobre a sexualidade e seus desdobramentos. O estudo foi realizado com seis professoras de ensino infantil de quatro escolas públicas do interior de São Paulo. A pesquisa de campo realizou-se através da técnica de questionário para coleta de dados. A técnica de análise de conteúdo temática foi utilizada para análise dos dados coletados. Na análise de conteúdo temática foram identificados três temas-chave: “sexo romântico”, “sexualidade natural” e “fragilidade”. O sexo aparece com a ideia de romantismo ligado a encontros e sentimentos. A sexualidade aparece como algo inerente à vida, mas confuso e permeado de outras conotações e quando há referência da sexualidade na educação infantil, as representações sociais das participantes revelam a ideia de criança ingênua, frágil e assexuada. Os resultados apresentados neste estudo evidenciam a necessidade de estudos sobre a temática para descontruir as representações sociais permeadas de tabus e preconceitos. Acredita-se que este trabalho possa oferecer possibilidades para discussão da temática e suscitar novos estudos permitindo, assim, a efetivação de mudanças relevantes para a escola de educação infantil e para os professores no que se refere à temática sexualidade e seus desdobramentos.Item O MOVIMENTO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2012-12) SOUZA, Sueli Aparecida Ferreira deA realização desse trabalho mostra a relevância do movimento corporal no desenvolvimento integral da criança em Instituições de Educação Infantil. A prática do movimento corporal na Educação Infantil deve ser conciliada com os aspectos físico, psicológico, intelectual e social da criança. O educador possui um papel importante no desenvolvimento corporal da criança, ao proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, devendo respeitar o desenvolvimento e a individualidade de cada uma. A investigação tem como objetivo verificar como o movimento através da prática corporal é desenvolvido na ação educativa em Instituições de Educação Infantil, além do sentido que lhe é concebido pelos educadores e, ressaltar também a importância do movimento corporal no desenvolvimento das crianças. Investigação essa, feita por meio de entrevistas e observações da prática dos educadores em sua realização de atividades voltadas para o movimento corporal.Item ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO(2012-12) CLEMENTE, JulianaEsta pesquisa tem por objetivo investigar questões que envolvem a aprendizagem dos alunos das EJA. Para tanto, este trabalho buscou aporte teórico nos estudos de Brasil, Freire; Gadotti; Cagliari. O estudo utilizou como instrumento para a coleta de dados da pesquisa de campo, uma entrevista com cinco professores e dois alunos da EMEI. A investigação foi realizada na cidade de São Joaquim da Barra. Após a coleta de dados os mesmos foram realizados e comparados, de acordo com os pressupostos teóricos propostos na primeira parte do estudo.Item CRECHE: CONSTRUINDO CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE(2012-12) COSTA, Maria Helena FernandesEste trabalho tem como tema “Creche: construindo caminhos para uma educação de qualidade”. Percorre a trajetória história das instituições de educação infantil, enfocando a visão de criança e o olhar para suas necessidades. Retrata ainda as fases que marcaram as instituições de educação infantil no mundo, mais especificamente no Brasil, onde a partir da promulgação da Constituição de 1988 a criança passa a ser sujeito de direitos. Portanto, a partir desse importante marco na educação infantil brasileira, as crianças passam a ter o direito de frequentarem creches e pré-escolas, sendo dever do Estado oferecer uma educação de qualidade. O objetivo deste trabalho é contribuir com a reflexão sobre a qualidade da educação oferecida na rotina das creches. Para tanto, foram utilizados estudos de teóricos e a pesquisa qualitativa, sendo que a pesquisa de campo foi realizada por meio de questionários entregues as profissionais da creche. A pesquisa revelou que muitos resultados positivos já foram alcançados e novos caminhos começam a ser delineados para a concretização de uma educação infantil de qualidade.Item A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES(2012-12) OLIVEIRA, Elizabeth de Ávila HolandaVem este trabalho investigar e conhecer o papel do Pedagogo Empresarial, uma vez que quando pensado no termo Pedagogia, o primeiro pensamento é na educação dentro de um trabalho restrito às escolas, como espaços privilegiados e exclusivos da ação educativa. A partir do momento de sua amplitude e melhor compreensão, percebem-se as enormes aptidões do profissional que ultrapassa os muros da escola e passa a fazer parte de setores empresariais para ser um colaborador e favorecer o crescimento tanto pessoal como profissional dos funcionários dessas entidades. O motivo primordial da escolha desse tema é investigar a atuação do pedagogo nas empresas, onde também faz-se necessário o uso das ferramentas pedagógicas para alcançar os mais diferentes e variados objetivos.Item EDUCAÇÃO INFANTIL: LITERATURA, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(2012-12) DE PAULO, Edivana AraújoEste trabalho visa investigar e entender a importância dos processos de alfabetização e letramento, trata-se de uma pesquisa realizada em uma creche, com a turma da segunda etapa, que se encontram em fase inicial de alfabetização, como referenciais teóricos esta pesquisa busca fundamentos nos estudos de; Cagliari, Silveira, Terzi, Paixão, Ambramovish. Essa pesquisa tem como objetivo compreender a importância da literatura na educação infantil para a formação e o desenvolvimento dos discentes. Como procedimentos, foi realizado episódios de interação entre professor aluno- professor, aluno-aluno, onde foram analisados para identificar a relação das crianças com os livros de literatura infantil. Conclui-se que os livros de literatura infantil são instrumentos valiosos para a apropriação dos mecanismos de leitura e escrita, e para o desenvolvimento global do aluno. Objetivo foi desenvolver a criatividade e a criticidade, reconhecer valores.Item A SOCIEDADE JOAQUINENSE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL(2012-12) OLIVEIRA, Maria dos Passos da SilvaA presente pesquisa aborda os saberes ambientais formais envolvendo professores do ensino fundamental de escola pública, partindo de sua formação acadêmica, buscando saber se estes profissionais tiveram formação específica na área da Educação Ambiental. Investigou-se a relevância da EA e como se dá a sua inserção e prática na sala de aula, observando se há interesse dos alunos pelo tema ambiental, bem como se mudanças de hábitos ocorrem, colaborando para a formação do cidadão, conforme estabelecido pela Conferência em Tbilisi-Georgia, e a Conferência UNESCO/PNUMA em Moscou-Rússia. Verificou-se, também, o conhecimento da EA pelos populares residentes no município de São Joaquim da Barra/SP no âmbito da educação ambiental não-formal e examinou-se por qual meio estes indivíduos obtém informações sobre essa questão que aborda entendimento de termos como: meio ambiente, solidariedade, vida, cidadania e saúde e o uso que fazem delas em sua prática cotidiana e quais são suas maiores preocupações. Buscou-se estabelecer relações entre o aprendizado da EA, que se obtém de maneira formal e não-formal e a utilização prática dos mesmos. Constatou-se, na fala dos pesquisados, a falta de comprometimento de parte da população e o não cumprimento das normas estabelecidas pelos acordos internacionais e Art. 225 da Constituição da República Federativa do Brasil – 1988 por parte dos governantes Municipais, Estaduais e Federal no que se refere, principalmente, às ações concretas, como por exemplo, a coleta seletiva, a reciclagem e separação do lixo doméstico.Item NO MUNDO DA LEITURA: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA(2012-12) ALVES, Taila Priscila FreitasO presente estudo se propõe investigar a importância da leitura nos anos inicias do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa realizada em uma Escola Municipal do Interior de São Paulo, na qual foram acompanhados cincos alunos do 2ª ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é investigar a importância da leitura no processo de construção do conhecimento, sendo, a leitura, um mundo mágico e a escola um lugar privilegiado para se formar leitores. Buscou-se ainda apresentar uma didática diferenciada durante a constituição do corpus da pesquisa realizada, por meio de episódios de interação entre pesquisador / aluno, aluno / aluno buscando identificar o hábito e rotina de leitura e viabilizando a importância desta como papel principal em sala de aula na construção de um aluno crítico e cidadão.Item SURDEZ E ARTE: UMA RELAÇÃO QUE TRAZ BENEFÍCIOS(2012-12) COSTA, Vânia Cristina LopesA surdez no decorrer da história da educação dos surdos apresenta-se por variadas correntes metodológicas, que se diferenciam pelo “olhar” que a sociedade tem pelo surdo, a surdez como doença, como uma marca, como uma característica, definindo a peculiaridade da pessoa com surdez em sua condição a normalidade. Entre essas correntes, o Bilinguismo reconhece o surdo como um sujeito bilingue, bicultural, respeitando o direito de SER surdo. A pessoa com surdez enfrenta ainda hoje dificuldades de inserção na sociedade principalmente em função da comunicação. Nesse contexto, a Arte vem a contribuir de forma positiva e benéfica na vida da pessoa com surdez, sendo um conduto de expressividade, autoestima, comunicação e até mesmo de construção e firmação de sua identidade. Marcado por esteriótipo de incapacidade, o surdo encontra na Arte a oportunidade de transpor sua limitação, fazendo uso de seus outros sentidos, da expressão corporal, dos movimentos, que pela ausência da audição são mais aguçados e o possibilitam a sentir o mundo e participar ativamente de nossa sociedade.