Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 363
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item AS MULTIPLAS FACES DE PORTINARI: A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2012-12) PAULA, Giuliana Popolim deAs estratégias didáticas dentro do contexto do ensino de arte em que leva o aprendiz ao desenvolvimento de outras habilidades contribuem para a formação de sujeitos críticos e autores. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa buscou investigar a arte no cotidiano infantil de forma expressiva e integrante na comunicação humana, objetivando refletir sobre a importância da linguagem visual para o desenvolvimento integral da criança. Para isso, esta pesquisa aconteceu a partir do “Projeto A Criança e a Arte”, desenvolvido no CMEI Helena de Paula, possibilitando experimentar novos caminhos para interagir no universo artístico e na construção de uma identidade cultural a partir das múltiplas faces do pintor. Essa instituição se utiliza do modelo regginiano como referência na sua proposta pedagógica, devido à premissa que, em artes, não se deve limitar e subestimar a criança apenas com pinturas em folhas mimeografadas. Por meio do vasto universo artístico das obras do pintor polêmico e eclético Candido Portinari, que marcou as artes plásticas brasileiras e retratou em suas obras o povo brasileiro e sua infância, esta pesquisa oportunizou aos alunos, dentro de uma dinâmica cultural, receber a cada passo doses da cultural nacional a partir do universo portinariano. Percebeu-se que o contato das crianças com a arte e as obras de Portinari influenciou no desenvolvimento de outras habilidades no que se refere ao processo de ensino aprendizagem, na descoberta de um aluno que pode ser chamado de um grande artista em miniatura, pois seus desenhos revelam um nível de maturidade e autenticidade, como também na socialização e na autonomia das crianças. Podendo afirmar de forma generalizada que o projeto trouxe as crianças uma experiência inusitada dotada de uma bagagem cultural. Palavras-chave: Educação Infantil. Arte. Portinari. Reggio Emilia.Item A ARTE DE ENSINAR(2012-12) Soares, Melina da SilvaÉ confiado ao professor, diversos papéis, dada a complexidade do processo de ensino aprendizagem. O profissional da área da educação, tem sua ação integrada à sociedade, à cultura e valores que a partir de sua prática determinam sua postura frente ao que se espera da educação. Pode-se afirmar que a ação do professor deve abordar muito mais que conteúdos acadêmicos de forma sistemática. A ação docente na atualidade deve viabilizar ao aluno uma formação focada nas dimensões humana, técnica e político-social, buscando a funcionalidade na prática educativa, uma didática significativa aos alunos, sempre instigando a reflexão antes da ação e também a reflexão sobre a ação, a fim de buscar a realização de um bom trabalho. Assim, esta pesquisa teve como objetivo, explicitar a importância do professor no processo de ensino aprendizagem, dando fundamento a sua ação na busca da construção do conhecimento vinculando conteúdos e formação de valores adequados para a vivência dos alunos. Neste sentido, tem o intuito de evidenciar a importância do papel do profissional da área da educação envolvendo as atividades dos professores para a busca de sua identidade com base nos estudos anteriores sobre as abordagens pedagógicas, a fim de analisá-las e refletir sobre a ação docente.Item CONTOS DE FADAS: A FANTASIA QUE ENSINA(2012-12) PAULA, Talita Cristina Costa deO presente trabalho busca oferecer informações sobre a importância dos Contos de Fadas na formação das crianças, tanto no que diz respeito à construção de valores e de aprendizado, quanto na aproximação do mundo fantástico que é o da leitura. Os contos de fadas trabalham problemas ocorridos no cotidiano das crianças, como medos, sentimentos, amor, carinho, inveja e desperta a curiosidade, ensinando muitas coisas de diferentes formas, pois cada criança recebe e interpreta a história de uma maneira. A criança que ouve histórias tem maior facilidade na fala, pois no ato da leitura do professor, a criança aumenta o seu repertório de vocábulos; aguça cada vez mais a sua imaginação, seus sentidos e emoção, de forma que sua aprendizagem se torne prazerosa e significativa, fazendo com que isso incentive cada vez mais os professores a adotarem livros de literatura infantil como instrumento diário em suas salas de aula. E evidenciar a importante contribuição da Literatura Infantil para o desenvolvimento da leitura no Ensino Fundamental.Item PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NA EDUCAÇÃO(2012-12) PEREIRA, Walquiria ReginaUma das principais características da profissão de educador é a de lidar com a formação de sujeitos que precisam aprender a conviver com situações de divergências sociais, psicológicas e profissionais. O objetivo desta pesquisa foi trazer uma ideia do papel da educação como um promotor da resiliência levando seus alunos a desenvolver uma postura positiva diante das diversas situações do dia a dia. Propôs-se também analisar as condições que contribuem com a resiliência e como o professor pode ser resiliente diante de sua própria atuação. Os estudos que enfocam a resiliência têm se mostrado positivos nessa nova abordagem no processo educativo, embora muito pouco se conheça na nossa sociedade sobre o tema, que pode ser o grande passo para a transformação do espaço escolar. Embora os estudos tenham se evidenciado com a inclusão da resiliência, sua prática tem sido bastante difundida e com resultados satisfatórios. A pesquisa realizada mostrou sujeitos que, mesmo desconhecendo o sentido da resiliência, tiveram na educação a força propulsora de sua superação diante dos meios adversos. Assim espera-se que este trabalho possa contribuir para a compreensão e promoção da resiliência no contexto escolar.Item A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN EM SALA DE AULA REGULAR.(2012-12) MORAIS, Amanda Aparecida Gonçalves deA pesquisa apresentada tem como tema central a inclusão da criança com Síndrome de Down na sala de aula regular, usando como principais bases teóricas obras de autoras como Werneck e Mantoan. O trabalho tem por objetivo investigar se a inclusão da criança com Síndrome de Down no sistema regular de ensino é uma ação que pode ser concretizada, dessa maneira, a pesquisa realizada é de caráter qualitativo e foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, que foi aplicado com duas professoras em salas de aulas com funções distintas, mas que recebem alunos com Síndrome de Down, após a coleta e análise dos dados pode-se perceber que a inclusão do aluno com Síndrome de Down em uma sala de aula regular pode acontecer com a ação conjunta dos pais, professores e demais membros do ambiente escolar e que a criança poderá se desenvolver por meio das interações ocorridas dentro da sala de aula.Item OS EFEITOS DA DISLEXIA NA APRENDIZAGEM DO ALUNO(2012-12) SANTOS, Débora Silva dosEsta pesquisa apresentada como tema central o estudo sobre dislexia, e como objetivo principal de investigar como os professores conhecem e/ou trabalham com alunos que apresentam dislexia em sala de aula. No Brasil há 19 milhões de disléxico entre 5% á 17% da população, sendo que 76% atinge os meninos, e 24% as meninas a dislexia é um distúrbio de aprendizagem hereditária. Essa pesquisa foi realizada no município de Guará, na escola Dr. Nehif Antonio, na qual os professores apresentam resposta sobre a dislexia. A pesquisa é qualitativa e as informações foram coletadas através da aplicação do questionário, onde foram obtidas as respostas dos professores para melhor compreender de como o professor atua na sal de aula, serão abordadas diversos tipos de dislexia nesse trabalho. Ressaltarei que por meio desta pesquisa saberemos um pouco sobre esse distúrbio de aprendizagem que afeta a criança na fase escolar, e a ajuda dos professores com muito carinho e paciência em ajudar essa criança á se desenvolver plenamente no futuro. O objetivo deste trabalho será estudar as dificuldades dos alunos com dislexia e analisar se os professores sabem lidar com essas crianças e suas dificuldades na sala de aula e na convivência escolar, pois cabe a nos educadores ajudarem essas crianças á um melhor futuro, através de levantamento de dados.Item A IMPORTANCIA DE SE TRABALHAR O CAMPO DE INTERESSE NO APRENDIZADO DE UMA CRIANÇA COM SINDROME DE ASPERGER(2012-12) SILVA, Jéssica Cristina Néris daA presente pesquisa, com foco no estudo de caso de um sujeito com Síndrome de Asperger, apresenta como objetivos a análise do processo de sua escolarização, a reflexão sobre as propostas inclusivas e a ação docente frente à diversidade. O direcionamento desse trabalho se deu através de pesquisas qualitativas com um referencial teórico que traz entre outros autores, Bauer (1995) e Klin (2006),e também através de um trabalho de campo, cuja obtenção de dados se deu por meio de observação e proposição de trabalhos específicos para este aluno mostrando a importância da utilização de novas metodologias com intuito de ensina ló por meio de atividades de seu campo de interesse. Foi possível perceber que através de tais atividades o aluno se desenvolveu de forma satisfatória, acompanhando os demais alunos de sua série, tendo em sua área de interesse chances para desenvolver cada vez mais e o apoio do professor que lhe ofereceu subsídios para tal desenvolvimento.Item O PAPEL DO PROFESSOR/TUTOR NO ENSINO A DISTÂNCIA(2012-12) GONÇALVES, Cássia Daniela de AssisEste trabalho teve por finalidade compreender o papel do professor/tutor no ensino a distância, a partir do entendimento da forma de atuação tanto na modalidade EaD como presencial, pois, seu papel é o mesmo em ambos, porém o que difere são os recursos utilizados e a atuação. Para melhor concepção da atuação do professor/tutor foi realizada uma pesquisa de campo com profissionais educadores que atuam na modalidade a distância e presencial, em uma instituição de ensino, no curso de pedagogia, já que serão os novos profissionais da área da educação. Concluiu-se que não existe diferença no papel do professor/tutor, sendo os mesmos objetivo, formar e educar o cidadão, mas o que difere são os recursos utilizados e a forma de atuação, pois ora atua a distância onde não tem contato físico com o discente e ora presencial, onde além do contato direto não depende de recursos tecnológicos para a aplicação do conteúdo. Contudo o que fará neste contexto a diferença é o comprometimento e interesse do aluno, já que no ensino a distância é o discente quem determina o ritmo de aprendizagem e estudo.Item SINTOMAS DEPRESSIVOS E RENDIMENTO ESCOLAR: UM OLHAR(2012-12) SANTOS, Rita Aparecida Euripa dosEsta pesquisa trata da depressão infantil e rendimento escolar. Há muito se discute sobre essa relação, em que a depressão infantil é muitas vezes ignorada, e o baixo rendimento escolar não é levado em conta quando se fala em depressão infantil, porem, estudos realizados revelam que, a incidência de depressão é maior em crianças com baixo rendimento escolar. Os profissionais da área de educação e familiares devem ter um olhar de atenção com os seus alunos, observando essa incidência, para melhor poder ajudar essas crianças que tanto sofrem com esse problema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica.Item O BULLYING NA VIDA PSÍQUICA DA CRIANÇA COM OBESIDADE: UMA ABORDAGEM ACERCA DO AFETAMENTO À APRENDIZAGEM.(2012-12) SIMONE, Marina de LimaO seguinte trabalho de conclusão de curso tem o propósito de nos direcionar, para um pensamento mais amplo sobre os temas, bullying, obesidade infantil e aprendizagem, em uma única abordagem, que se transforma no devido tema. O Bullying na vida psíquica da criança com obesidade: uma abordagem acerca do afetamento à aprendizagem. Os procedimentos metodológicos utilizados para o devido tema e a formação de sua pesquisa cientifica foram estudos bibliográficos, referenciais teóricos, juntamente com o fechamento de aplicação de questionários á profissionais da educação e da saúde, como Pedagogas, Psicólogas e Psiquiatras. Para a finalização, a análise de dados foi elaborada de acordo com o referencial teórico e as concepções dos profissionais participantes.Item A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2012-12) GABRIEL, Jucelina OliveiraEste estudo tem por objetivo analisar o papel da afetividade na Educação Infantil, descrevendo sua importância no desenvolvimento da criança, no contexto social, afetivo e cognitivo. A análise se fundamenta nas ideias de pensadores como Vygotsky, Piaget, Wallon, entre outros, que tomaram como preocupação especial a relação da afetividade na aprendizagem. Por meio de uma análise da relação entre a afetividade e o processo de aprendizagem, verifica-se que a sua relação está inteiramente ligada ao desenvolvimento do aluno. As várias abordagens conferem à afetividade um valor imprescindível para o desenvolvimento do ser humano. A metodologia da pesquisa baseou-se na análise qualitativa dos dados coletados por questionário aplicado a seis docentes da Educação Infantil. Por meio da pesquisa de campo constatou-se que as docentes demonstram conhecimento acerca da necessidade de interação entre aluno e educador, pois é a partir da interação entre professor e aluno, com afinidades ou afetividade em ambas as partes, que se estabelece o desenvolvimento integrado e global do educando.Item EDUCAÇÃO INFANTIL E SEXUALIDADE: QUEM EDUCA QUEM?(2012-12) CRUZ, Joelma Conceição daO presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as representações sociais criadas pelo educador frente ao tema sexualidade infantil, e qual a sua ação quando uma criança se manifesta sexualmente em sala de aula. Adotou-se como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais e os estudos teóricos sobre a sexualidade e seus desdobramentos. O estudo foi realizado com seis professoras de ensino infantil de quatro escolas públicas do interior de São Paulo. A pesquisa de campo realizou-se através da técnica de questionário para coleta de dados. A técnica de análise de conteúdo temática foi utilizada para análise dos dados coletados. Na análise de conteúdo temática foram identificados três temas-chave: “sexo romântico”, “sexualidade natural” e “fragilidade”. O sexo aparece com a ideia de romantismo ligado a encontros e sentimentos. A sexualidade aparece como algo inerente à vida, mas confuso e permeado de outras conotações e quando há referência da sexualidade na educação infantil, as representações sociais das participantes revelam a ideia de criança ingênua, frágil e assexuada. Os resultados apresentados neste estudo evidenciam a necessidade de estudos sobre a temática para descontruir as representações sociais permeadas de tabus e preconceitos. Acredita-se que este trabalho possa oferecer possibilidades para discussão da temática e suscitar novos estudos permitindo, assim, a efetivação de mudanças relevantes para a escola de educação infantil e para os professores no que se refere à temática sexualidade e seus desdobramentos.Item O MOVIMENTO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2012-12) SOUZA, Sueli Aparecida Ferreira deA realização desse trabalho mostra a relevância do movimento corporal no desenvolvimento integral da criança em Instituições de Educação Infantil. A prática do movimento corporal na Educação Infantil deve ser conciliada com os aspectos físico, psicológico, intelectual e social da criança. O educador possui um papel importante no desenvolvimento corporal da criança, ao proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, devendo respeitar o desenvolvimento e a individualidade de cada uma. A investigação tem como objetivo verificar como o movimento através da prática corporal é desenvolvido na ação educativa em Instituições de Educação Infantil, além do sentido que lhe é concebido pelos educadores e, ressaltar também a importância do movimento corporal no desenvolvimento das crianças. Investigação essa, feita por meio de entrevistas e observações da prática dos educadores em sua realização de atividades voltadas para o movimento corporal.Item ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO(2012-12) CLEMENTE, JulianaEsta pesquisa tem por objetivo investigar questões que envolvem a aprendizagem dos alunos das EJA. Para tanto, este trabalho buscou aporte teórico nos estudos de Brasil, Freire; Gadotti; Cagliari. O estudo utilizou como instrumento para a coleta de dados da pesquisa de campo, uma entrevista com cinco professores e dois alunos da EMEI. A investigação foi realizada na cidade de São Joaquim da Barra. Após a coleta de dados os mesmos foram realizados e comparados, de acordo com os pressupostos teóricos propostos na primeira parte do estudo.Item AUTISMO E CINEMA: ANÁLISE DOS FILMES “MARY E MAX UMA AMIZADE DIFERENTE”, “TEMPLE GRANDIN” E “SEI QUE VOU TE AMAR”(2012-12) BARBOZA, Ariélli Tamirys dos SantosO cinema como meio de comunicação e entretenimento, frequentemente discute e versa temas sociais, essa investigação se propõe analisar a representação do autismo pelo cinema, analisando três filmes que tratam especificamente da Síndrome de Asperger, “Mary e Max uma amizade diferente”, é uma animação que conta a história da amizade de Mary uma garota de oito anos, solitária que vive na Austrália e Max um homem de 44 anos, obeso com síndrome de Asperger que vive em Nova York. “Temple Grandin” é um filme biografia de uma jovem que tinha uma forma particular de ver e se relacionar com mundo, mas conseguiu defender o doutorado. “Eu sei que vou te amar” trata da história de Charlie um garoto autista e TDH e a relação com seu irmão Thomaz. Cada filme aborda o tema de forma diferente, discutindo as possibilidades e limites que as pessoas com esta síndrome enfrentam no seu cotidiano. Para o embasamento teórico sobre Autismo utilizou-se dos estudos de Cunha, Grandin e outros, também para compreensão da linguagem do cinema recorreu-se às interpretações de Sabat, Setton, Rey.Item EDUCAÇÃO E CIDADANIA: O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A CIDADANIA.(2012-12) VITÓRIO, Tamirys Lages Camargo"A cidadania é algo fundamental para a vivencia humana, pois é ela que traz ao individuo a noção de seus direitos e deveres perante a sociedade. O cidadão deve ser capaz de refletir sobre este e outros assuntos, de construir suas próprias ideias, como também de respeitar o outro em suas particularidades, o cidadão deve ter consciência coletiva. A escola e seus educadores devem junto com a família instruir os alunos para construir esta cidadania que tanto se almeja, um ser consciente, com responsabilidade coletiva. O objetivo desta pesquisa é adquirir conhecimento, a respeito de como esta sendo trabalhada a cidadania nas escolas, e qual o papel do educador neste processo de construção da cidadania junto ao aluno levando-o a refletir sobre vários aspectos sua consciência, deveres e direitos, como também o agir coletivamente, e o respeito ao outro."Item TRILHANDO A INCLUSÃO DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO NO ENSINO REGULAR: RECONHECIMENTO, FORMAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS(2012-12) PEREIRA, Mayla Roberta de FreitasA inclusão do aluno com necessidades educacionais, no âmbito escolar é um direito previsto e garantido por lei. Mas muitas são as dificuldades encontradas na inclusão que surta efeitos para os alunos com necessidades educacionais especiais. A inclusão de um modo geral implica em um grande desafio ao sistema educacional, onde necessita-se de um movimento dinâmico da educação, para acabar com o preconceito e discriminação às diferenças apresentadas por esses alunos. O presente trabalho tem como objetivo principal destacar a inclusão de alunos com baixa visão no ensino regular e médio, servindo de contribuição a futuros professores um contexto que ressalta a importância do reconhecimento da deficiência, a formação continuada do professor, especificamente na área de educação especial pela qual conquista-se subsídios para uma prática pedagógica que atenda a real necessidade desses alunos e entre esses elementos destaca-se os recursos ópticos e não-ópticos imprescindíveis para um melhor acompanhamento e rendimento do baixa visão. A coleta de dados para a análise foi realizada em forma de questionário respondido por professores e por relatos orais de pais de alunos que apresentam baixa visão e estão matriculados nas instituições de ensino regular.Item O RACISMO E SUAS REPERCUSSÕES NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR(2012-12) SILVA, Mariana Gabriela daO mundo se depara atualmente com graves problemas econômicos e sociais, num momento em que governos de diferentes países discutem a necessidade de medidas e práticas de inclusão. Nesse sentido, o Brasil apresenta uma forte carência de conhecimento para tratar desse aspecto. Nessa perspectiva, o presente estudo trata das repercussões do racismo na instituição escolar, no sentido de identificar a falta do trabalho bem sucedido do professor, que deve expor de maneira eficaz e sensível a questão da diversidade e do preconceito racial. Este trabalho buscou apresentar o sentido de racismo e como é visto por indivíduos da sociedade, que, de maneira geral, não se identificam como pessoas racistas e até mesmo acreditam que na sociedade democrática em que vivemos não exista o racismo. Foram realizados questionários com professores, e, posteriormente, uma análise das respostas e identificação se há conhecimento suficiente por parte dos professores e se estes estão preparados para trabalhar com os alunos o tema racismo, diante de uma emergência de conscientização que deve ser tomada no maior palco de desigualdades e diversidade, que é a instituição escolar. Ficou evidente a necessidade de melhor preparo dos profissionais de educação e de promoção de temas relacionados ao racismo e à cultura negra nas escolas. Implicações deste trabalho podem contribuir na luta contra o racismo e por uma sociedade mais igualitária.Item A VIOLÊNCIA, SUAS CAUSAS SOCIAIS E CONSEQUÊNCIAS NA ESCOLA(2012-12) SILVA, Jéssica Soares daO presente estudo intitulado “A violência, suas causas sociais e consequências na escola” tem por objetivo demonstrar a existência da violência no âmbito escolar e como este mal pode ser combatido pelo Poder Público, famílias, comunidade escolar e sociedade como um todo. Tal combate se faz necessário tendo-se em mente o constante avanço que a violência vem apresentando em todas as esferas sociais, especialmente em espaços públicos, como nas instituições de ensino, o que acaba por revelar e justificar a necessidade de se realizar um estudo em relação a esse comportamento nocivo que acaba por fugir ao controle do Estado. O processo metodológico que direcionou o estudo foi fundamentado em uma revisão de literatura, tendo-se, como método de abordagem do problema, a pesquisa qualitativa. Além das obras específicas que discorrem sobre a violência nas escolas, também foram consultadas fontes disponibilizadas em diversos outros meios, tais como jornais, revistas, CD-ROMs, internet, entre outras fontes capazes de conferir maior credibilidade à pesquisa. Foi realizada também uma pesquisa de campo, cujos dados demonstraram que realmente a violência tem se revelado um fato constante e preocupante nas escolas. A realização da pesquisa também possibilitou constatar que as crianças estão mais conscientes sobre a responsabilidade de cada uma delas sobre a violência e como a postura dos pais pode influenciar positivamente no combate a este problema. Segundo os autores pesquisados algumas das formas de se combater esse problema seria, por exemplo, investindo na formação de professores, na aproximação com a comunidade, entre outros exemplos citados.Item TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2012-12) PASTOR, Bruna EmellyO teatro é uma ferramenta importante para se trabalhar na educação infantil, pois possibilita a criança construir seu conhecimento. Este estudo visa refletir sobre a importância do teatro na educação infantil, a fim de averiguar se as professoras utilizam esse subsídio em sua prática em sala de aula. Para tanto foi utilizado uma pesquisa de campo de caráter qualitativo com cinco professoras de uma escola de Educação Infantil da rede pública municipal de uma cidade do interior paulista, respeitando os preceitos éticos. Para obtenção de dados foi aplicado um questionário com questões norteadoras a respeito da temática pesquisada. Os resultados obtidos foram analisados e observou-se que todas as professoras entrevistadas utilizam o teatro em sua prática pedagógica e que este auxilia a criança tanto no ambiente escolar quanto no social, mas ainda incipiente neste universo. Acredita-se que o teatro é uma ferramenta importante para se trabalhar na educação infantil, pois é arte, e esta é um valor intrínseco na construção humana e um patrimônio comum e universal que possibilita de forma prazerosa a aquisição do saber.