Pedagogia

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    CARCINOMA SÓLIDO DE GRAU III EM FÊMEA CANINA: RELATO DE CASO
    (Fundação Educacional de Ituverava- Fafram, 2022-07) FREITAS, Ana Flávia de
    O Carcinoma de glândula mamária é uma patologia que pode acometer todas as espécies domésticas, porem tem maior incidência em fêmeas caninas jovens e adultas. Pode se apresentar na forma solida ou inflamatória e em diferentes graus, todos levando a intervenção cirúrgica para retirada da neoplasia. O objetivo do presente trabalho foi relatar o caso de uma fêmea canina da raça daschshund, com 14 anos de idade, que foi encaminhada a uma clínica veterinária no município de Carmo do Rio Claro – MG, apresentando aumento de volume na região torácica direita, após exames físicos e laboratoriais da região afetada, foi realizado o procedimento cirúrgico para retirada do nódulo. Após 90 dias apresentou recidiva na cadeia mamária esquerda. O animal foi submetido a exame histopatológico, radiográfico e ultrassonográfico, e então foi detectado metástase no pulmão, fechando o diagnóstico de carcinoma sólido de glândula mamária de grau III. O tutor juntamente com a médica veterinária optaram pela eutanásia devido ao agravamento do quadro clinico do animal
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    O USO DA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE APOIO A APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO NÃO-ESCOLAR
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2020-12) MARMA, Carla Aparecida Ramos da Silva
    O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados diversos autores como Kenski (2001), Moran (2000), Tono (2010) e Toschi (2004), que darão suporte para a pesquisa de campo, que foi realizada em uma instituição não-escolar, situada da cidade de Ituverava-SP. Este trabalho teve como objetivo analisar como a informática e o uso de tecnologias vêm crescendo cada dia mais na área de educação, podendo ser utilizada em sala de aula e/ou na rotina escolar, a fim de potencializar a aprendizagem dos alunos de forma lúdica e divertida. Por meio desta pesquisa foi possível perceber a importância dessa ferramenta no dia a dia escolar, e como o seu uso contribui de forma positiva para que os alunos aprendam a utilizá-la de forma consciente e significativa, não sendo apenas para jogos e brincadeiras, mas para atividades pedagógicas diversa. Foi possível perceber que o pedagogo deve estar preparado para trabalhar e desenvolver diversas atividades que envolvam o uso da informática e das tecnologias em sua rotina escolar, visando auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Trabalhar esse tema nos leva a refletir sobre o trabalho docente no ambiente não-escolar e como o uso da informática e das tecnologias vem crescendo e fazendo-se necessário para o ensino-aprendizagem dos alunos, visando uma aprendizagem mais eficaz, lúdica e significativa na vida da criança.
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    O MUNDO ENCANTADO DOS CONTOS DE FADAS NO UNIVERSO INFANTIL
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2016-12) SILVA, Amanda Cristina Borba de Oliveira
    A formação do hábito de leitura deve ser incentivada desde a infância, pois a literatura infantil encaminha a criança ao desenvolvimento de sua imaginação, de seus sentimentos e de suas emoções, com prazer e de forma significativa. As histórias fantásticas permitem que as crianças se identifiquem com os personagens e expressem seus sentimentos. Assim, para facilitar a relação da criança com seus próprios medos, angústias e ansiedades, o presente trabalho busca referenciar a importância dos contos de fadas no universo infantil, especialmente, na Educação Infantil, assim como sua contribuição no desenvolvimento emocional, cognitivo e social do aprendiz. A simples presença da literatura infantil na escola já estimula a aprendizagem da leitura e os contos de fadas, por sua vez, favorecem a criatividade, a imaginação e a fantasia da criança, oferecendo a ela uma forma lúdica de aprender, o que contribui na sua formação como ser humano. A escolha do tema “O mundo encantado dos contos de fadas no universo infantil” teve como precedente a crença de que os contos de fadas favorecem a construção de significados para as histórias e desenvolvem, nos alunos, o prazer estético pela leitura. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com renomados autores, dentre eles: Bruno Bettelheim, Machado, Postic, Radino, Ressurreição e tantos outros que deram luz a esse trabalho.
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    A gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico da Escola.
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2018-12) BARRETO, Aline Ferreira
    Este trabalho de conclusão de curso de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas e de campo, apresenta estudos e reflexões relacionados à gestão democrática, participativa e a importância da construção do Projeto Político e Pedagógico da escola. A gestão escolar pautada na democracia ressalta a participação dos atores, tanto da comunidade interna quanto os da externa, na promoção de educação de qualidade para todos. No exercício da democracia na escola as relações devem pautar no diálogo e culminar com a tomada de decisões coletivas definidas em um Projeto Político Pedagógico O objetivo da pesquisa foi o de analisar, no âmbito de uma escola municipal de Uberaba/Minas Gerais, as práticas do exercício da gestão democrática, indicando avanços e lacunas na gestão quanto à efetiva participação e tomada de decisões coletiva expressas no Projeto Político Pedagógico sobre o fazer educativo, para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem comprometido com a formação dos alunos. A pesquisa de campo foi realizada através dá aplicação de um questionário semiestruturado, constituído de dez questões, para os membros do conselho escolar: a gestora e os representantes efetivos de cada segmento da comunidade escola. A atuação da gestão e da comunidade escolar conhecida nas respostas dadas às questões propostas foi analisada e entrelaçada por meio de um diálogo com a revisão literária, baseado principalmente nos estudos de Lück (2000 – 2009), Veiga (1995), Paro (2002), e Vasconcelos (1997). Os dados obtidos demonstraram a importância dos atores envolvidos na prática educativa, destacando o papel de liderança do gestor na promoção da participação para a melhoria da qualidade da educação a ser oferecida. Essa pesquisa evidenciou as lacunas existentes na efetivação da gestão democrática na escola, indicando a demanda por investimentos a serem feitos em relação à formação continuada e a transformação dos anseios e expectativas da comunidade expressas no PPP, em realidade
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    BULLYING ESCOLAR: UMA REALIDADE DESCONHECIDA
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2017-12) SOUZA, Alexandre Morais
    O fenômeno bullying tem se mostrado algo extremamente preocupante nas escolas públicas e privadas de todo nosso país. Sem dúvida é um entrave que tem despertado nos educadores o desejo de encontrar uma solução eficaz para tentar amenizar tais atitudes violentas dentro do âmbito escolar. Considerado uma violência inicialmente silenciosa e muitas vezes não percebida pelo professor, acaba gerando traumas extremamente prejudiciais às vítimas desse tipo de agressão. Este trabalho tem por objetivo esclarecer qual é a definição do termo bullying, sua manifestação dentro da escola e quais são os personagens envolvidos nesse tipo de violência. Através de uma pesquisa bibliográfica foi possível compreender de forma mais compreensível o papel da vítima, do agressor e das testemunhas. Sendo assim, através da ligação de uma pesquisa de campo e das referências bibliográficas adquiridas ao longo do trabalho foi possível mostrar a triste realidade ocorrente dentro da escola, os tipos de violência vivenciados por alunos e professores.
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    A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA ATIVIDADE ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DOS PCNs E BNCC
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) FERREIRA, Vitória Silveira Dias
    Desde a antiguidade até os dias atuais, a literatura infantil tem sido uma ferramenta poderosa para estimular a imaginação, desenvolver habilidades linguísticas, emocionais e sociais dos seres humanos, além de transmitir valores e conhecimento. Sendo assim, o presente trabalho explora o impacto da literatura infantil na formação das crianças, analisando sua evolução histórica, influências sociais e pedagógicas, visando o aprimoramento do conhecimento dos professores perante o assunto abordado, correlacionando o papel da literatura infantil perante o desenvolvimento social das crianças. Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema abordado, em produções científicas vinculadas às bases de dados de pedagogia e de periódicos como: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Scholar dentre outras. Sendo assim, durante o estudo, foram discutidos pontos importantes como o contexto social da literatura, a literatura infantil, enfatizando seus pontos positivos perante o processo de educação infantil e sobre os documentos governamentais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) além da relação destes documentos com a literatura, sua questão social e a leitura. A análise evidenciou o papel fundamental da literatura infantil no desenvolvimento emocional e social das crianças, uma vez que permite que a mesma adentre um mundo de imaginação, reflexão e aprendizagem. Além de destacar a importância da utilização dos documentos propostos pelo governo, como suporte para o professor, na orientação das atividades realizadas em sala de aula.
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    A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) SOUZA, Sofia Elen Machado de
    O ensino de História passou por várias fases, mas, de uma forma tradicional, as aulas eram expositivas, o que não deixava os alunos motivados. Outro problema, era a abordagem da disciplina, sempre os fatos concretizados, apenas o que a personagem histórica realizou, não se buscava o que levou a essa culminância, quais foram as consequências. Atualmente, o trabalho nessa área prevê que se inicie com fatos próximos e do cotidiano do aluno, todos têm uma história e constroem a história de sua comunidade e do mundo. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a importância do ensino da História local nos anos iniciais do Ensino Fundamental como um caminho para o desenvolvimento de atividades ligadas a um ensino comprometido com a formação social do aluno. Para embasar a elaboração do texto acadêmico, inicialmente foi organizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, posteriormente, foi feita uma pesquisa de campo para compreender como é o trabalho com a área na prática. Como técnica de coleta dados foram utilizadas, nessa etapa da investigação, a aplicação de questionário, cujos resultados foram analisados a partir da pesquisa teórica.
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    PEDAGOGIA EMPRESARIAL: UMA NOVA VISÃO DE APRENDIZAGEM DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES NA ÁREA NÃO ESCOLAR
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) RODRIGUES, Raissa Chaebub
    Pensando em outras formas de fazer educação, interessada em saber onde mais o Pedagogo poderia atuar, que não apenas dentro de uma sala de aula, o presente trabalho foi realizado. A escolha do tema “Pedagogia Empresarial” veio da observação de que, as práticas educativas não se restringem à docência, sendo as empresas uma das formas de atuação dos pedagogos, que cada vez mais estão inseridos neste mercado de trabalho. O presente trabalho teve como objetivo reconhecer o Pedagogo Empresarial em seu ambiente de trabalho e suas concepções no mesmo, levando em consideração o desenvolvimento das competências e habilidades dos colaboradores na empresa. A pesquisa realizada pretendeu apresentar a Pedagogia como perspectiva de inovação para as empresas, um espaço educativo, que valorize o fator humano. O foco principal foi para a questão de como o Pedagogo Empresarial se faz atuante, aliado ao RH e como ele exercita seu trabalho com os treinamentos e as dinâmicas de grupo, dentro das empresas. Utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica descritiva, para que este trabalho pudesse ser realizado foi feita uma coleta de dados, através de buscas em livros, sites e publicações e uma pesquisa de campo aplicada e descritiva. Alguns pontos da pesquisa, sugerem a ideia de que o Pedagogo é capaz de trabalhar na área de Recursos Humanos, porém a formação recebida no Curso de Pedagogia parece não ser suficiente para a sua atuação. Assim, deve buscar mais informações, conhecimento e estudo para agir com efetividade nas empresas
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    A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PERSPECTIVAS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O CONTEXTO ESCOLAR
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) BRANDO, Olinalva Maria de Sousa Costa
    A Educação Ambiental é um meio de transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, visando desenvolver um novo olhar na sociedade, provendo uma reflexão nos indivíduos acerca das práticas adotadas com a natureza, a fim de promover uma reflexão da conscientização ambiental. Nesse sentido, torna-se imprescindível abordar sobre a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, buscando entender como os documentos oficiais orientam o estudo dessa temática. A partir dessa ótica, o trabalho contou com uma análise do tema por intermédio de leis, livros, artigos e dos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral do trabalho foi analisar como os documentos oficiais orientam o estudo da Educação Ambiental nas escolas dos anos iniciais (1º ao 5º Ano). Apresenta-se como objetivos específicos a reflexão sobre a questão ambiental e o processo que levou a se estabelecer a Educação Ambiental, a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, e a importância do meio ambiente e a reflexão acerca da conscientização ambiental, via estudo prático. Metodologicamente optou-se por uma revisão bibliográfica crítica, adotando uma abordagem qualitativa, fundamentada em leis, artigos, teses, livros e os documentos oficiais; além disso, realizou- se uma pesquisa de campo, que contou com uma entrevista semiestruturada, que foi realizada em uma Escola Municipal de São Joaquim da Barra, São Paulo, com cinco docentes dos anos iniciais, a fim de entender a visão de cada um sobre a Educação Ambiental nas perspectivas dos documentos oficiais. Sobre os resultados da referida pesquisa, foi possível observar que a orientação da Educação Ambiental na BNCC tem decepcionado quanto sua abordagem, enquanto documentos que foram “substituídos” pela mesma, tais como PCN’S e DCN’s, apresentam relevância nos dias atuais quanto essa temática, mostrando a necessidade de uma reestruturação curricular quanto ao tema estudado.
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    A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PERSPECTIVAS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O CONTEXTO ESCOLAR
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) BRANDO, Olinalva Maria de Sousa Costa
    A Educação Ambiental é um meio de transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, visando desenvolver um novo olhar na sociedade, provendo uma reflexão nos indivíduos acerca das práticas adotadas com a natureza, a fim de promover uma reflexão da conscientização ambiental. Nesse sentido, torna-se imprescindível abordar sobre a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, buscando entender como os documentos oficiais orientam o estudo dessa temática. A partir dessa ótica, o trabalho contou com uma análise do tema por intermédio de leis, livros, artigos e dos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral do trabalho foi analisar como os documentos oficiais orientam o estudo da Educação Ambiental nas escolas dos anos iniciais (1º ao 5º Ano). Apresenta-se como objetivos específicos a reflexão sobre a questão ambiental e o processo que levou a se estabelecer a Educação Ambiental, a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, e a importância do meio ambiente e a reflexão acerca da conscientização ambiental, via estudo prático. Metodologicamente optou-se por uma revisão bibliográfica crítica, adotando uma abordagem qualitativa, fundamentada em leis, artigos, teses, livros e os documentos oficiais; além disso, realizou- se uma pesquisa de campo, que contou com uma entrevista semiestruturada, que foi realizada em uma Escola Municipal de São Joaquim da Barra, São Paulo, com cinco docentes dos anos iniciais, a fim de entender a visão de cada um sobre a Educação Ambiental nas perspectivas dos documentos oficiais. Sobre os resultados da referida pesquisa, foi possível observar que a orientação da Educação Ambiental na BNCC tem decepcionado quanto sua abordagem, enquanto documentos que foram “substituídos” pela mesma, tais como PCN’S e DCN’s, apresentam relevância nos dias atuais quanto essa temática, mostrando a necessidade de uma reestruturação curricular quanto ao tema estudado.
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    METODOLOGIA ATIVAS: GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO APRENDIZAGEM
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) ROCHA, Nicole Paiva Da Abadia
    As metodologias ativas vêm ganhando cada vez mais importância e espaço dentro do ambiente escolar, dentre elas a gamificação. Diante desse cenário, torna-se necessário adaptar o ensino a essa nova realidade. Sendo assim, é relevante abordar as Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDICs) na escola, uma vez que por meio delas podemos trabalhar a questão do uso das metodologias ativas, com intuito de colocar o aluno no centro do seu processo de ensino e da aprendizagem promovendo a autonomia do educando. A gamificação é a aplicação de elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a jogos, com o objetivo de engajar, motivar e incentivar a participação dos alunos. De modo geral, o uso desses meios vem como um facilitador da aprendizagem, ou seja, um meio para fugir do modo tradicional de ensino que ainda hoje se encontra nas escolas. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo apresentar a integração da gamificação como uma metodologia de ensino, não só através dos meios tecnológicos como na adaptação de uma atividade. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizada pesquisas bibliográficas, selecionando materiais publicados por autores como: Moran (1995), Brito (2008), Bacich e Moran (2018), Disel, Baldez e Martins (2017), Fadel et al. (2014) e outros. Portanto, as metodologias ativas são importantes para a melhoria da qualidade da aprendizagem, pois elas possibilitam aulas mais atrativas e interessantes, e que para trabalhar com a gamificação não precisa ser restrita ao uso de tecnologias digitais, podendo ser realizada por meio de lápis, caderno e borracha, sendo assim pode-se afirmar que ela captura a atenção, permitindo que a criança aprenda de forma lúdica, tornando-se, assim, uma aprendizagem significativa.
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    A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) MARANI, Marilia Gabriella Cardoso
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da inclusão das crianças autistas na sociedade e principalmente no ensino regular, mostrando as diferenças e especificidades das crianças com Transtorno Espectro Autista e os meios de intervenções dos sujeitos e práticas pedagógica. A pesquisa é de natureza bibliográfica e qualitativa, buscando por diferentes métodos, pontos de vista, opiniões e impressões. Juntamente com a pesquisa, foi realizado um questionário feito em campo, com propósito de descrever a opinião dos professores da rede privada, relacionadas ao tema, com o objetivo de investigar as questões relacionadas ao TEA em sala de aula. Este trabalho aborda sobre as pessoas com deficiência na sociedade ao longo dos anos que se passaram, a legislação que garante os direitos das pessoas com Transtorno de Espectro Autista no Brasil, inclusão dessas pessoas nas escolas de ensino regular, conceitua o que é o TEA e os seus níveis de suporte, o diagnóstico feito por uma equipe multidisciplinar, os tratamentos que servem como intervenção em busca do desenvolvimento da criança. Foi feita uma pesquisa de campo, em uma cidade do interior de SP, com aplicação de um questionário, as perguntas foram aplicadas para quatro professores de uma rede privada as perguntas foram elaboradas de acordo com as observações feitas na instituição e em sala de aula, o trabalho é finalizando com uma análise e reflexão de acordo com as respostas obtidas, ressaltando buscando ressaltar os no processo de desenvolvimento da criança.
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    COMO COMBATER O RACISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) SANTOS, Maria Eduarda Sousa
    O presente trabalho aborda sobre a questão racial, partindo do período da escravidão, quando os negros foram trazidos ao Brasil enfrentando situações degradáveis, até mesmo depois da Lei Aurea, onde o negro continuou sendo marginalizado pela população permaneceu sem seus direitos básicos, incluindo a educação, que se estende até os diais atuais, onde essas situações ainda são uma realidade. Mesmo com leis que implicam em diminuir o racismo e abordar as questões étnico-raciais na escola, algumas instituições escolares e professores não dão devida importância ao assunto, como consequência essa problemática continua a perdurar, sendo necessário ações que visam contribuir para o combate ao racismo na escola afim de dar importância ao assunto e realizar uma educação transformadora, tornando a escola um ambiente seguro e acolhedor.
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    A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) SILVA, Maria Eduarda Catroqui Rodrigues
    Este trabalho tem como objetivo, compreender a inclusão de crianças com Síndrome de Down na escola regular, bem como a possibilidade da aprendizagem, a socialização e os direitos dos alunos com Síndrome de Down. A pesquisa se caracteriza por ser bibliográfica e de campo. Na pesquisa teórico-bibliográfica buscou-se compreender o que é a Síndrome de Down, a abordagem histórica, as características de uma pessoa com Síndrome de Down, assim como o sujeito com síndrome é inserido na sociedade e na escola, e a importância da instituição de apoio APAE. Foi aplicado um questionário com três professoras que atuam no ensino fundamental I, com o intuito de aprofundar e obter mais conhecimento na prática sobre a inclusão dos alunos com Síndrome de Down. Aplicados os questionários, finalizou-se com uma análise e reflexão dos dados obtidos, buscando ressaltar o que os professores entendem por inclusão de forma geral, se já tiveram algum aluno com Síndrome de Down, se utilizam propostas pedagógicas adequadas, a socialização dos demais alunos, a mediação do professor quanto ao diálogo sobre essa questão, e por último, se a escola oferece algum recurso no atendimento do aluno com Síndrome de Down. A inclusão está cada vez mais presente na sala de aula regular, por isso é necessário obter cada vez mais conhecimento para que a inclusão aconteça da melhor forma.
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    A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS NO PERÍODO COLONIAL, IMPERIAL E NA REPÚBLICA DO BRASIL
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) FERNANDES, Maria Angelica
    Em diversas partes do mundo, pelas mais variadas razões, muitas crianças não têm acesso à educação. Entre os motivos que provocam essa ausência, ou até mesmo a saída de crianças da escola, podem ser citadas razões políticas, culturais, econômicas, conflitos armados, entre outros exemplos. A própria distância entre a casa da criança e a escola acaba sendo um grande obstáculo que dificulta muito o acesso da criança ao ensino, como, por exemplo, em regiões alagadas, como geralmente ocorre na Amazônia no período chuvoso; mas é necessário destacar que, na atualidade, em geral, essa falta de acesso à educação ocorre principalmente por razões econômicas. No entanto, em períodos passados, além de todas essas situações que dificultavam o acesso das crianças à educação, havia também o problema da escravidão de pessoas negras, incluindo as crianças. É com base nessa afirmação que foi possível determinar o objetivo dessa pesquisa, o qual foi o de investigar se as crianças negras, no período da escravidão, e também no pós-abolição, tiveram acesso à educação formal. Trata-se de uma revisão de literatura que foi fundamentada em estudos e pesquisas divulgadas em materiais eletrônicos, digitais e impressos. Com a realização deste estudo foi possível concluir que embora as crianças negras não tivessem acesso ao ensino formal, ainda assim é possível afirmar que conseguiram sim ter acesso à educação, mesmo que de forma bastante limitada. Espera-se que essa pesquisa sirva de contribuição para que estudantes, profissionais e demais interessados pelo tema possam compreender melhor a realidade educacional de crianças negras no período escravocrata do Brasil nesses três períodos.
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    A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) NOGUEIRA, Larissa Valadares
    O presente estudo tem como objetivo investigar o papel desempenhado pelo professor e pelas práticas pedagógicas no processo de alfabetização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Justifica-se a escolha do tema pela necessidade de melhor compreender sobre a postura do professor frente à prática da alfabetização considerando a aprendizagem existente em sala de aula, mediante a ação e o reconhecimento da necessidade de compreender melhor sua intervenção mediadora. Foi realizado um levantamento bibliográfico em obras de autores que discutem a temática, dentre eles: Alves (2020); Araújo e Reis (2014); Brasil (2012; 2019; 2020); Lapuente et al. (2023); Lima e Reinert Júnior (2020); Freire (2014; 2018; 2019); Soares (1986; 2001; 2004; 2008; 2009); Souza (2016); Tomitão (2014); Weyll e Martins (2017). Os estudos demonstram que a prática pedagógica pode ser diariamente repensada, sendo o professor capaz de realizar formação continuada para melhorar cada vez mais seu trabalho docente. Quanto à diversidade em sala de aula, pode-se observar que ela existe, deve ser vista como uma oportunidade de realizar algo novo para dinamizar o processo de alfabetização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As contribuições teóricas de autores renomados, como Freire (2014; 2018; 2019) e Soares (1986; 2001; 2004; 2008; 2009), forneceram subsídios para discutir a importância da educação emancipadora e do letramento no processo de alfabetização. Além disso, as pesquisas e estudos de outros autores trouxeram perspectivas variadas sobre temas como estratégias de ensino, relação entre escola e família, formação continuada de professores e o uso de tecnologias na alfabetização. Enfim, esta pesquisa reafirma a complexidade do processo de alfabetização e a relevância de um corpo docente capacitado, atualizado e comprometido com a diversidade e as necessidades de seus alunos. As reflexões e argumentos apresentados neste estudo contribuem para a contínua busca por práticas pedagógicas eficazes que possam promover uma educação de qualidade, sempre alinhada às demandas contemporâneas. O engajamento dos educadores em se adaptar, inovar e aprimorar constantemente seus métodos é um passo essencial rumo a um ensino mais inclusivo e enriquecedor.
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    MÚSICA: FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) PAULA, Gabriela Izo
    A presente pesquisa tem a música como objeto de estudo, pois esta pode ser uma facilitadora do processo de ensino aprendizagem se usada de forma positiva pelos professores, e é também fundamental na vida social do ser humano. O trabalho objetivou compreender como a vida e a aprendizagem dos alunos pode ser modificada através da música, e também demonstrar que não há diferença social quando se trabalha com música na sala de aula, além de que ela pode facilitar o trabalho do professor, apresentando também a influência que as diferentes culturas têm na música e na vida das pessoas. Para reunir informações sobre o uso da música na vida e na escola, o estudo em abordagem qualitativa foi feito através de pesquisa bibliográfica em livros e artigos, e pesquisa de campo por meio de questionários respondidos por professores que ministram aulas de música, e professores que usam a música em suas aulas, mesmo não sendo especialistas, a fim de ter as hipóteses confirmadas ou não. Pôde-se concluir que os objetivos da pesquisa foram cumpridos, pois através da análise dos questionários verificou-se que as informações reunidas durante o desenvolvimento do texto são úteis para professores que desejam tornar suas aulas diferentes e mais interessantes para seus alunos, bem como concluiu-se que a música faz parte do desenvolvimento integral do ser humano, gerando mudança de vida, respeito à diversidade e papel ativo na cidadania.
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    ALFABETIZAÇÃO PARA CRIANÇAS COM TDAH: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) NASCIMENTO, Evelyn Luiza
    É comum encontrarmos nas salas de aula das nossas escolas, alunos com TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. A maioria desses alunos apresenta comportamentos específicos e dificuldades no processo de alfabetização. O objetivo desse trabalho de pesquisa é reconhecer o processo de alfabetização das crianças com TDAH e apresentar as possíveis intervenções para o desenvolvimento efetivo do aluno com TDAH em sua alfabetização. A metodologia aplicada para a realização desta pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica, apresentando um estudo de caso, utilizando para coleta de dados, a aplicação de questionários aos participantes, professora da sala regular e genitora do aluno com TDAH, e observações realizadas pelo pesquisador in loco na sala de aula. Os principais resultados alcançados enfatizaram a importância do papel do professor e da escola na busca por estratégias interventivas, adequando o ensino ao aluno, garantindo o seu acesso e seu aprendizado de maneira leve, prazerosa, proporcionando aprendizados satisfatórios e significativos, dando a devida importância referente as individualidades do aluno.
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    INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA PÚBLICA E AS ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS USADAS PELO PROFESSOR
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) PARPINELLI, Esther Livia Consolini
    Nos últimos anos a sociedade vem vivenciando um constante processo de transformações tecnológicas, que impactaram a vida em sociedade, facilitando diversas atividades cotidianas e com isso tem havido um aumento das novas tecnologias nas escolas, mas ainda existem alguns desafios a respeito desse tema, tais como a falta de infraestrutura física ou de preparação dos professores para utilizar as ferramentas tecnológicas. Em meio ao cenário educacional e das transformações tecnológicas é preciso pensar o processo de ensino-aprendizado. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi compreender como tem se dado a inclusão digital na escola e analisado quais são as estratégias tecnológicas que o professor utiliza em sua sala de aula e verificar as estratégias e práticas de ensino dos alunos com o uso das tecnologias, para tanto utilizamos como base deste trabalho Pellanda (2005), Kenski (2012), Masseto (2015), Moran (2017) entre outros. Sendo assim, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica fundamentadas em leis, livros, artigos e teses, além disso, realizou-se uma pesquisa de campo, onde foi utilizado o método do questionário para coletar as informações das professoras de uma escola pública do 4° ano do Ensino Fundamental I, acerca da importância da implementação da inclusão digital na escola, e das Novas Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação na educação e quais recursos digitais estão sendo utilizados nas aulas, que foram tabulados e analisados qualitativamente. De acordo com as dados coletados, observou-se que as tecnologias estão sendo ineridas na escola, porém ainda surgem muitos questionamentos sobre a era digital, principalmente pela falta de treinamento com as tecnologias, por isso a importância da formação inicial continuada visando atender as novas exigências educacionais.
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    RELIGIOES DE INFLUÊNCIA AFRICANAS NO BRASIL: A UMBANDA
    (FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) SILVA, Eliane Rodrigues
    Em face da intolerância religiosa que vivemos atualmente, discutir a importância das religiões de matrizes africanas no Brasil é tocar em assunto polêmico e complexo, mas necessário. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo analisar a umbanda enquanto religião tipicamente brasileira, suas origens e a influência das religiões indígenas, católicas e kardecistas, bem como seus preceitos, fundamentos e rituais. A presente pesquisa trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica acerca do tema e se justifica pela contribuição sobre a produção científica, uma vez que há uma carência de material bibliográfico. Sendo assim, procuramos compreender e analisar as contribuições da umbanda para a sociedade brasileira e desmistificar a visão preconceituosa a respeito das religiões de cunho africano, assim contribuindo para combater a intolerância religiosa