Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 363
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) MASCOTE, Ana Laura dos SantosO presente trabalho tem como meta investigar a importância da afetividade na educação infantil e reconhecer aspectos da primeira infância no Brasil e apresentar a relevância da afetividade na educação infantil na relação aluno e professor. A afetividade na educação infantil é essencial, pois a criança deve receber nessa fase, apoio e suporte afetivo que é a base do seu aprendizado da faixa etária de zero a seis anos de idade e a finalidade dessa etapa é o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos: psicológico, físico, cognitivo, mental e social. O presente trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola/creche de educação infantil integral de cunho filantrópico, com três professoras que trabalham diretamente com crianças da educação infantil de uma cidade do interior paulista; percebendo que a relação afetiva entre professor e aluno é elemento chave que conduzirá alunos ao sucesso ou fracasso, de acordo com desenvolvimento do seu trabalho pedagógico.Item A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PERSPECTIVAS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O CONTEXTO ESCOLAR(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) BRANDO, Olinalva Maria de Sousa CostaA Educação Ambiental é um meio de transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, visando desenvolver um novo olhar na sociedade, provendo uma reflexão nos indivíduos acerca das práticas adotadas com a natureza, a fim de promover uma reflexão da conscientização ambiental. Nesse sentido, torna-se imprescindível abordar sobre a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, buscando entender como os documentos oficiais orientam o estudo dessa temática. A partir dessa ótica, o trabalho contou com uma análise do tema por intermédio de leis, livros, artigos e dos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral do trabalho foi analisar como os documentos oficiais orientam o estudo da Educação Ambiental nas escolas dos anos iniciais (1º ao 5º Ano). Apresenta-se como objetivos específicos a reflexão sobre a questão ambiental e o processo que levou a se estabelecer a Educação Ambiental, a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, e a importância do meio ambiente e a reflexão acerca da conscientização ambiental, via estudo prático. Metodologicamente optou-se por uma revisão bibliográfica crítica, adotando uma abordagem qualitativa, fundamentada em leis, artigos, teses, livros e os documentos oficiais; além disso, realizou- se uma pesquisa de campo, que contou com uma entrevista semiestruturada, que foi realizada em uma Escola Municipal de São Joaquim da Barra, São Paulo, com cinco docentes dos anos iniciais, a fim de entender a visão de cada um sobre a Educação Ambiental nas perspectivas dos documentos oficiais. Sobre os resultados da referida pesquisa, foi possível observar que a orientação da Educação Ambiental na BNCC tem decepcionado quanto sua abordagem, enquanto documentos que foram “substituídos” pela mesma, tais como PCN’S e DCN’s, apresentam relevância nos dias atuais quanto essa temática, mostrando a necessidade de uma reestruturação curricular quanto ao tema estudado.Item A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PERSPECTIVAS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O CONTEXTO ESCOLAR(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) BRANDO, Olinalva Maria de Sousa CostaA Educação Ambiental é um meio de transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, visando desenvolver um novo olhar na sociedade, provendo uma reflexão nos indivíduos acerca das práticas adotadas com a natureza, a fim de promover uma reflexão da conscientização ambiental. Nesse sentido, torna-se imprescindível abordar sobre a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, buscando entender como os documentos oficiais orientam o estudo dessa temática. A partir dessa ótica, o trabalho contou com uma análise do tema por intermédio de leis, livros, artigos e dos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral do trabalho foi analisar como os documentos oficiais orientam o estudo da Educação Ambiental nas escolas dos anos iniciais (1º ao 5º Ano). Apresenta-se como objetivos específicos a reflexão sobre a questão ambiental e o processo que levou a se estabelecer a Educação Ambiental, a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, e a importância do meio ambiente e a reflexão acerca da conscientização ambiental, via estudo prático. Metodologicamente optou-se por uma revisão bibliográfica crítica, adotando uma abordagem qualitativa, fundamentada em leis, artigos, teses, livros e os documentos oficiais; além disso, realizou- se uma pesquisa de campo, que contou com uma entrevista semiestruturada, que foi realizada em uma Escola Municipal de São Joaquim da Barra, São Paulo, com cinco docentes dos anos iniciais, a fim de entender a visão de cada um sobre a Educação Ambiental nas perspectivas dos documentos oficiais. Sobre os resultados da referida pesquisa, foi possível observar que a orientação da Educação Ambiental na BNCC tem decepcionado quanto sua abordagem, enquanto documentos que foram “substituídos” pela mesma, tais como PCN’S e DCN’s, apresentam relevância nos dias atuais quanto essa temática, mostrando a necessidade de uma reestruturação curricular quanto ao tema estudado.Item A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS NO PERÍODO COLONIAL, IMPERIAL E NA REPÚBLICA DO BRASIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) FERNANDES, Maria AngelicaEm diversas partes do mundo, pelas mais variadas razões, muitas crianças não têm acesso à educação. Entre os motivos que provocam essa ausência, ou até mesmo a saída de crianças da escola, podem ser citadas razões políticas, culturais, econômicas, conflitos armados, entre outros exemplos. A própria distância entre a casa da criança e a escola acaba sendo um grande obstáculo que dificulta muito o acesso da criança ao ensino, como, por exemplo, em regiões alagadas, como geralmente ocorre na Amazônia no período chuvoso; mas é necessário destacar que, na atualidade, em geral, essa falta de acesso à educação ocorre principalmente por razões econômicas. No entanto, em períodos passados, além de todas essas situações que dificultavam o acesso das crianças à educação, havia também o problema da escravidão de pessoas negras, incluindo as crianças. É com base nessa afirmação que foi possível determinar o objetivo dessa pesquisa, o qual foi o de investigar se as crianças negras, no período da escravidão, e também no pós-abolição, tiveram acesso à educação formal. Trata-se de uma revisão de literatura que foi fundamentada em estudos e pesquisas divulgadas em materiais eletrônicos, digitais e impressos. Com a realização deste estudo foi possível concluir que embora as crianças negras não tivessem acesso ao ensino formal, ainda assim é possível afirmar que conseguiram sim ter acesso à educação, mesmo que de forma bastante limitada. Espera-se que essa pesquisa sirva de contribuição para que estudantes, profissionais e demais interessados pelo tema possam compreender melhor a realidade educacional de crianças negras no período escravocrata do Brasil nesses três períodos.Item A gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico da Escola.(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2018-12) BARRETO, Aline FerreiraEste trabalho de conclusão de curso de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas e de campo, apresenta estudos e reflexões relacionados à gestão democrática, participativa e a importância da construção do Projeto Político e Pedagógico da escola. A gestão escolar pautada na democracia ressalta a participação dos atores, tanto da comunidade interna quanto os da externa, na promoção de educação de qualidade para todos. No exercício da democracia na escola as relações devem pautar no diálogo e culminar com a tomada de decisões coletivas definidas em um Projeto Político Pedagógico O objetivo da pesquisa foi o de analisar, no âmbito de uma escola municipal de Uberaba/Minas Gerais, as práticas do exercício da gestão democrática, indicando avanços e lacunas na gestão quanto à efetiva participação e tomada de decisões coletiva expressas no Projeto Político Pedagógico sobre o fazer educativo, para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem comprometido com a formação dos alunos. A pesquisa de campo foi realizada através dá aplicação de um questionário semiestruturado, constituído de dez questões, para os membros do conselho escolar: a gestora e os representantes efetivos de cada segmento da comunidade escola. A atuação da gestão e da comunidade escolar conhecida nas respostas dadas às questões propostas foi analisada e entrelaçada por meio de um diálogo com a revisão literária, baseado principalmente nos estudos de Lück (2000 – 2009), Veiga (1995), Paro (2002), e Vasconcelos (1997). Os dados obtidos demonstraram a importância dos atores envolvidos na prática educativa, destacando o papel de liderança do gestor na promoção da participação para a melhoria da qualidade da educação a ser oferecida. Essa pesquisa evidenciou as lacunas existentes na efetivação da gestão democrática na escola, indicando a demanda por investimentos a serem feitos em relação à formação continuada e a transformação dos anseios e expectativas da comunidade expressas no PPP, em realidadeItem A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) SANTOS, Angélica Ribeiro dosA inteligência emocional, até a pouco tempo, não era sequer considerada como uma competência a ser trabalhada na escola, mas com as mudanças sociais que vêm acontecendo, a escola se viu na necessidade de tralhar a área. A inteligência emocional é a capacidade de compreender seus sentimentos e também os dos outros e saber agir respeitando o outro de maneira controlada. De maneira geral, os adultos têm dificuldades em administrar seus próprios sentimentos e, devido a essa dificuldade não conseguem passar esses conhecimentos para as crianças. Com essas constatações, a pesquisa teve como objetivo compreender a importância da educação emocional se iniciar na Educação infantil para que o indivíduo tenha qualidade de vida e saúde emocional na vida adulta. Para isso, foi efetivada uma pesquisa bibliográfica com a seleção de materiais publicados de autores como Alzina (2000), Goleman (1998), Goleman (2011), Rocha (2018), entre outros, e disponibilizados na integra que ofereceram subsídios para o presente texto acadêmico. Durante a pesquisa foi possível que a inteligência emocional é uma importante competência para o exercício da cidadania À inteligência emocional é crucial para o desenvolvimento do aluno, pois permite que ele compreenda e gerencie suas próprias emoções, além de entender as emoções dos outros. Isso facilita a comunicação eficaz, promove o respeito mútuo e ajuda a resolver conflitos de forma construtiva, aspectos fundamentais para o exercício da cidadania em uma sociedade diversa.Item A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA ATIVIDADE ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DOS PCNs E BNCC(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) FERREIRA, Vitória Silveira DiasDesde a antiguidade até os dias atuais, a literatura infantil tem sido uma ferramenta poderosa para estimular a imaginação, desenvolver habilidades linguísticas, emocionais e sociais dos seres humanos, além de transmitir valores e conhecimento. Sendo assim, o presente trabalho explora o impacto da literatura infantil na formação das crianças, analisando sua evolução histórica, influências sociais e pedagógicas, visando o aprimoramento do conhecimento dos professores perante o assunto abordado, correlacionando o papel da literatura infantil perante o desenvolvimento social das crianças. Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema abordado, em produções científicas vinculadas às bases de dados de pedagogia e de periódicos como: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Scholar dentre outras. Sendo assim, durante o estudo, foram discutidos pontos importantes como o contexto social da literatura, a literatura infantil, enfatizando seus pontos positivos perante o processo de educação infantil e sobre os documentos governamentais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) além da relação destes documentos com a literatura, sua questão social e a leitura. A análise evidenciou o papel fundamental da literatura infantil no desenvolvimento emocional e social das crianças, uma vez que permite que a mesma adentre um mundo de imaginação, reflexão e aprendizagem. Além de destacar a importância da utilização dos documentos propostos pelo governo, como suporte para o professor, na orientação das atividades realizadas em sala de aula.Item A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) SOUZA, Sofia Elen Machado deO ensino de História passou por várias fases, mas, de uma forma tradicional, as aulas eram expositivas, o que não deixava os alunos motivados. Outro problema, era a abordagem da disciplina, sempre os fatos concretizados, apenas o que a personagem histórica realizou, não se buscava o que levou a essa culminância, quais foram as consequências. Atualmente, o trabalho nessa área prevê que se inicie com fatos próximos e do cotidiano do aluno, todos têm uma história e constroem a história de sua comunidade e do mundo. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a importância do ensino da História local nos anos iniciais do Ensino Fundamental como um caminho para o desenvolvimento de atividades ligadas a um ensino comprometido com a formação social do aluno. Para embasar a elaboração do texto acadêmico, inicialmente foi organizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, posteriormente, foi feita uma pesquisa de campo para compreender como é o trabalho com a área na prática. Como técnica de coleta dados foram utilizadas, nessa etapa da investigação, a aplicação de questionário, cujos resultados foram analisados a partir da pesquisa teórica.Item A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) MARANI, Marilia Gabriella CardosoO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da inclusão das crianças autistas na sociedade e principalmente no ensino regular, mostrando as diferenças e especificidades das crianças com Transtorno Espectro Autista e os meios de intervenções dos sujeitos e práticas pedagógica. A pesquisa é de natureza bibliográfica e qualitativa, buscando por diferentes métodos, pontos de vista, opiniões e impressões. Juntamente com a pesquisa, foi realizado um questionário feito em campo, com propósito de descrever a opinião dos professores da rede privada, relacionadas ao tema, com o objetivo de investigar as questões relacionadas ao TEA em sala de aula. Este trabalho aborda sobre as pessoas com deficiência na sociedade ao longo dos anos que se passaram, a legislação que garante os direitos das pessoas com Transtorno de Espectro Autista no Brasil, inclusão dessas pessoas nas escolas de ensino regular, conceitua o que é o TEA e os seus níveis de suporte, o diagnóstico feito por uma equipe multidisciplinar, os tratamentos que servem como intervenção em busca do desenvolvimento da criança. Foi feita uma pesquisa de campo, em uma cidade do interior de SP, com aplicação de um questionário, as perguntas foram aplicadas para quatro professores de uma rede privada as perguntas foram elaboradas de acordo com as observações feitas na instituição e em sala de aula, o trabalho é finalizando com uma análise e reflexão de acordo com as respostas obtidas, ressaltando buscando ressaltar os no processo de desenvolvimento da criança.Item A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) SILVA, Maria Eduarda Catroqui RodriguesEste trabalho tem como objetivo, compreender a inclusão de crianças com Síndrome de Down na escola regular, bem como a possibilidade da aprendizagem, a socialização e os direitos dos alunos com Síndrome de Down. A pesquisa se caracteriza por ser bibliográfica e de campo. Na pesquisa teórico-bibliográfica buscou-se compreender o que é a Síndrome de Down, a abordagem histórica, as características de uma pessoa com Síndrome de Down, assim como o sujeito com síndrome é inserido na sociedade e na escola, e a importância da instituição de apoio APAE. Foi aplicado um questionário com três professoras que atuam no ensino fundamental I, com o intuito de aprofundar e obter mais conhecimento na prática sobre a inclusão dos alunos com Síndrome de Down. Aplicados os questionários, finalizou-se com uma análise e reflexão dos dados obtidos, buscando ressaltar o que os professores entendem por inclusão de forma geral, se já tiveram algum aluno com Síndrome de Down, se utilizam propostas pedagógicas adequadas, a socialização dos demais alunos, a mediação do professor quanto ao diálogo sobre essa questão, e por último, se a escola oferece algum recurso no atendimento do aluno com Síndrome de Down. A inclusão está cada vez mais presente na sala de aula regular, por isso é necessário obter cada vez mais conhecimento para que a inclusão aconteça da melhor forma.Item A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) NOGUEIRA, Larissa ValadaresO presente estudo tem como objetivo investigar o papel desempenhado pelo professor e pelas práticas pedagógicas no processo de alfabetização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Justifica-se a escolha do tema pela necessidade de melhor compreender sobre a postura do professor frente à prática da alfabetização considerando a aprendizagem existente em sala de aula, mediante a ação e o reconhecimento da necessidade de compreender melhor sua intervenção mediadora. Foi realizado um levantamento bibliográfico em obras de autores que discutem a temática, dentre eles: Alves (2020); Araújo e Reis (2014); Brasil (2012; 2019; 2020); Lapuente et al. (2023); Lima e Reinert Júnior (2020); Freire (2014; 2018; 2019); Soares (1986; 2001; 2004; 2008; 2009); Souza (2016); Tomitão (2014); Weyll e Martins (2017). Os estudos demonstram que a prática pedagógica pode ser diariamente repensada, sendo o professor capaz de realizar formação continuada para melhorar cada vez mais seu trabalho docente. Quanto à diversidade em sala de aula, pode-se observar que ela existe, deve ser vista como uma oportunidade de realizar algo novo para dinamizar o processo de alfabetização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As contribuições teóricas de autores renomados, como Freire (2014; 2018; 2019) e Soares (1986; 2001; 2004; 2008; 2009), forneceram subsídios para discutir a importância da educação emancipadora e do letramento no processo de alfabetização. Além disso, as pesquisas e estudos de outros autores trouxeram perspectivas variadas sobre temas como estratégias de ensino, relação entre escola e família, formação continuada de professores e o uso de tecnologias na alfabetização. Enfim, esta pesquisa reafirma a complexidade do processo de alfabetização e a relevância de um corpo docente capacitado, atualizado e comprometido com a diversidade e as necessidades de seus alunos. As reflexões e argumentos apresentados neste estudo contribuem para a contínua busca por práticas pedagógicas eficazes que possam promover uma educação de qualidade, sempre alinhada às demandas contemporâneas. O engajamento dos educadores em se adaptar, inovar e aprimorar constantemente seus métodos é um passo essencial rumo a um ensino mais inclusivo e enriquecedor.Item ADAPTAÇÕES CURRICULARES AO ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) PEREIRA, Vitor Hugo MoraesA prática docente quanto às adaptações curriculares aos estudantes com Síndrome de Down torna-se fundamental para atender as necessidades educacionais específicas, visando às particularidades de cada um. O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática docente quanto às adaptações curriculares para um aluno com Síndrome de Down na escola regular. Trata-se de um estudo de caso que foi construído a partir da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, utilizando levantamentos bibliográficos de diversas fontes teóricas, incluindo a legislação, abordando, assim, os construtos históricos e teóricos relacionados às pessoas com deficiências, fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa. Tal pesquisa teve como participante uma professora que trabalha com um aluno com Síndrome de Down em uma escola da rede pública municipal do município de Rifaina-SP. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e posteriormente os dados foram analisados seguindo a análise de conteúdo de acordo com Bardin (1997). Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a visão da professora, o trabalho com a criança com Síndrome de Down precisa dispor de estratégias especiais para um ambiente positivo e interativo. Apontam, também, que o trabalho com este aluno é estruturado através das adaptações curriculares, observando as metas e objetivos de acordo com as necessidades e habilidades apresentadas pelo aluno.Item AFETIVIDADE COMO FATOR DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO(2014-12) SOUZA, Bruna Cardoso deO presente trabalho apresenta a afetividade como tema e tem por objetivo analisar a influência da afetividade no processo de ensino aprendizagem e nas relações que se estabelecem entre seres humanos, visto que a afetividade está presente na vida dos indivíduos desde as primeiras manifestações humanas, permeia as relações sociais e determina a construção da identidade, o desenvolvimento do ser humano e o relacionamento positivo ou negativo entre as pessoas. Este estudo de cunho qualitativo, além da realização de uma pesquisa bibliográfica baseada em Wallon (2007), Piaget (2006), e outros, envolve também a realização de uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário para alunos e professores. Utilizando-se de todos os dados obtidos constatou-se que a afetividade é fundamental para o desenvolvimento educacional e torna possível a melhoria das relações interpessoais, fortalecendo a amizade, o respeito, solidariedade e confiança.Item AFETIVIDADE E MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS MOTIVACIONAIS E AFETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2019) MOURA, Marcela MartinsOs alunos demonstram maior motivação quando neles é despertada a vontade de aprender. Essa vontade resulta da motivação que o professor é capaz de transmitir e/ou despertar durante a aula. Sendo a motivação compreendida como um dos processos responsáveis pela intensidade e persistência do esforço de uma pessoa, investido na realização de uma tarefa para conseguir atingir determinada meta, ou ainda, um impulso interno dos indivíduos, o objetivo deste estudo foi verificar as implicações dessa motivação na aprendizagem dos alunos. Desse modo, é observável a influência da afetividade no aprendizado, onde as teorias trazidas por Wallon proporcionam uma visão acerca do tema que se distancia da educação pautada por modelos estáticos, convergindo para uma investigação onde a pedagogia e a psicologia se subsidiam mutuamente. Notadamente na Educação Infantil, a afetividade se apresenta como componente decisivo, e, por isso, se torna de necessário conhecimento por parte dos profissionais relacionados aos seus processos. A qualidade das relações afetivas tem relação direta com o êxito no processo de ensino.Item AFETIVIDADE E O ATRASO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(2015-12) Costa, Hieda da SilvaEste trabalho aborda a importância do afeto no processo de ensino e aprendizagem no período de Alfabetização e Letramento. Baseou-se em diversas definições de diferentes autores, ficando claro que o afeto é importante e fundamental para o desenvolvimento em geral do educando. Foi abordada a relação professor-aluno no aspecto afetivo. Em seguida, os aspectos relacionados ao atraso escolar, contrapondo correntes bibliográficas de autores sobre grafismo e a escrita, alfabetização e letramento, e por ultimo as sequências didáticas na alfabetização. Esta pesquisa foi somente bibliográfica, concluindo-se que o afeto é sim uma estratégia facilitadora no papel de mediador de sala de aula, e é um excelente ingrediente na relação professor-aluno na aprendizagem.Item AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2021) PEREIRA, Eduarda de PaulaO presente trabalho trata sobre o seguinte tema “Afetividade na Educação Infantil: Contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem”. O estudo tem como objetivo entender como se estabelecem as relações de afetividade infantil e como elas influenciam no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto realizou-se pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico a fim de explicar os aspectos que fazem parte da afetividade infantil e como podem contribuir para o desenvolvimento das crianças. Realizou-se também pesquisa de campo a fim de conhecer a percepção dos docentes frente a afetividade e sua relação com a aprendizagem e o desenvolvimento na educação infantil. A afetividade está presente em todas as áreas na vida do ser humano, propicia de forma rica subsídios para a aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo. No âmbito educacional isso não se difere. Assim, se faz pensar nas experiências promovidas no contexto escolar, por parte da criança e do professor, sujeitos importantes no processo educativo que vão ampliar o conhecimento que se tem de si mesmos e do mundo a sua volta.Item A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2014-12) OLIVEIRA e SILVA, Rafaella deEste trabalho aborda a relevância do afeto no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Buscou- se em autores diversos a definição de afeto, ficando evidente a importância dessa dimensão para o desenvolvimento cognitivo da criança. É abordada a agressividade como um componente da natureza humana em sua dimensão afetiva. Buscou compreender e verificar a importância dada pelos professores pesquisados para a dimensão afetiva na sua relação com os alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo e bibliográfica. Concluiu- se que o afeto pode ser uma ferramenta facilitadora na ação pedagógica do professor em sala de aula e, é relevante a necessidade de um bom vínculo afetivo entre professor e aluno na arte de ensinar e aprender.Item AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) PARREIRA, Amanda Nogueira da SilvaO trabalho a seguir foi elaborado com o objetivo de levar a reflexão quanto a aprendizagem, os recursos e a influência da afetividade na alfabetização de crianças com Síndrome de Down, e tem como justificativa compreender a Educação Inclusiva imposta por lei, bem como a importância da afetividade para a alfabetização das mesmas. Estudos apontam que ela é importante pois é através do carinho e do afeto que as crianças se sentem acolhidas pelos professores, e isso faz com que elas se desenvolvam com mais facilidade e com vontade de aprender. Foi realizado um estudo bibliográfico citando leis, autores como Vygotsky, Wallon, além de apontar a história da criança com Síndrome de Down, suas conquistas, as características dessas crianças, o processo de alfabetização e a relação da afetividade nesse processo. Sendo assim, para que a criança seja alfabetizada existe uma junção de fatores, desde o bom relacionamento com a família até um bom relacionamento com a escola e todos as pessoas que lá trabalham.Item ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA COM DISLEXIA: O PAPEL DO PROFESSOR NESSA PRÁTICA DE ENSINO(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2021-12) CANGUSSU, Mylla Christie Araújo SantanaA dislexia é um transtorno de aprendizagem, no qual o indivíduo poderá apresentar problemas na aprendizagem da leitura e da escrita. No tratamento da dislexia pode ser necessário o trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar, constituída por fonoaudiólogos, psicopedagogos e neurologistas. Outro profissional importante, que deve ser envolvido no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno disléxico é o professor. A presente pesquisa tem como objetivo principal discutir a dislexia e o processo de alfabetização das crianças disléxicas, e qual o papel a ser desempenhado pelo professor para a alfabetização. O estudo buscou destacar as dificuldades enfrentadas pelo aluno disléxico na alfabetização, mostrando que estas dificuldades também são obstáculos e serem vencidos pelo docente, que deverá utilizar metodologias diversas a fim de conseguir levar o aluno a ter um melhor aprendizado. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos e outros documentos. Também se realizou uma revisão de literatura para composição da análise de estudos de casos realizados sobre o tema.Item ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS ORALIZADOS: ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2021-12) OLIVEIRA, Lais FreitasAo longo da história da humanidade, observa-se que a sociedade, de maneira geral, tem demonstrado que nem sempre aceita o que é diferente e fora dos padrões considerados normais e a escola reproduz essa visão excludente. No entanto, atualmente existe um movimento global que busca promover a inclusão de todos na sociedade e a preservação dos direitos individuais, inclusive o direito à educação de qualidade. O surdo, a princípio, não apresenta dificuldades de aprendizagem e/ou desenvolvimento, mas quando não aprende uma linguagem pode apresentar atrasos devido à falta de comunicação. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivos compreender os conceitos de inclusão e refletir sobre a forma como esse processo está acontecendo em relação à escolarização do aluno surdo oralizado. Para atingir esses objetivos foi efetivada uma pesquisa de cunho bibliográfico, e posteriormente, uma pesquisa de campo, através de entrevista com uma professora que tem uma aluna surda oralizada. Durante a pesquisa foi possível compreender que a alfabetização e escolarização do surdo em escola comum é possível, no entanto, depende de apoio e ações da família no sentido de procurar assistência para a criança desde o diagnóstico, bem como de adequação no currículo para desenvolver estratégias adequadas.