Repositório Institucional da Fundação Educacional de Ituverava

Foto: Fundação Educacional de Ituverava
 

Comunidades do Repositório Institucional

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 4 de 4

Submissões Recentes

Item
Fertilizante organomineral de base biológica na produtividade da soja
(Faculdade Dr. Francisco Maeda, 2025-06) Cury, Sofia Orsini
A soja (Glycine max (L.) Merril) é uma cultura estratégica para o agronegócio brasileiro, exigindo práticas de manejo que conciliem produtividade e sustentabilidade. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho agronômico da cultura da soja frente à aplicação de dois tratamentos biológicos distintos: um insumo biológico padrão da fazenda, produzido on farm, e o fertilizante organomineral BhioLeg, de base biológica. O experimento foi conduzido na safra 2023/2024 na Fazenda Brejo Limpo, em São José da Bela Vista – SP. O fertilizante BhioLeg foi aplicado via sulco (drench) na semeadura, na dose de 250 mL. ha-1, e duas vezes via pulverização foliar, também com 250 mL. ha-1 por aplicação. As variáveis analisadas incluíram número médio de plantas por metro linear (NPM), número de nódulos por planta (NNP), peso das raízes (PR), número de vagens por planta (NVP) e peso de 100 grãos (PCG). Os resultados demonstraram que o BhioLeg proporcionou melhor desempenho em todas as variáveis avaliadas, além de maior uniformidade entre as parcelas. A produtividade média obtida com o BhioLeg foi de 66 sc. ha-1, representando um ganho de 4,4% em relação ao tratamento padrão (63 sc. ha-1). Tais resultados confirmam o potencial agronômico dos fertilizantes organominerais biológicos como alternativa eficaz, sustentável e tecnicamente superior para o aumento da produtividade da soja, contribuindo para sistemas agrícolas mais resilientes e de menor impacto ambiental.
Item
Relato de caso de hérnia cervical em cão da raça Dachshund
(Faculdade Dr. Francisco Maeda, 2025-06) Antunes, Maria Eduarda Souza
A hérnia de disco cervical é uma condição comum entre cães, principalmente em algumas raças predispostas, como o Dachshund, devido à sua genética e anatomia características. O presente trabalho teve como objetivo descrever um relato de caso de uma cadela acometida por extrusão discal cervical e lombar, abordando o diagnóstico, tratamento e prognóstico. Esse estudo reforça a importância dos exames complementares para um diagnóstico preciso e a necessidade de intervenção cirúrgica em casos graves, além de destacar a eficácia de tratamentos complementares, como a fisioterapia e a acupuntura, na recuperação dos pacientes. No caso apresentado, foram associados tratamentos cirúrgicos e fisioterápicos. O presente relato de caso acompanha uma paciente que foi submetida à técnica de slot ventral para descompressão da medula espinhal entre as vértebras C2 e C3, e obteve recuperação satisfatória com acompanhamento fisioterapêutico no pós-operatório, apresentando melhora significativa dos sinais clínicos e retomando suas atividades normais.
Item
Linfoma em cão: relato de caso
(Faculdade Dr. Francisco Maeda, 2025-06) Souza, Brenda Alves de Oliveira
O linfoma ou linfossarcoma é um distúrbio linfoproliferativo que se origina em órgãos como linfonodo, baço ou tecidos extramedulares. Sua etiologia permanece desconhecida tendo maior casuística em animais com seis a sete anos de idade, sem predileção por raça ou sexo. Os sinais clínicos podem variar de acordo com o tipo de linfoma e o grau da neoplasia e o diagnóstico é feito através de avaliações histopatológicas e citopatológicas e por imunofenotipagem. O tratamento pode ser realizado por meio de protocolos quimioterápicos a depender da resposta imunológica do paciente. O presente trabalho consiste em relatar o caso de uma cadela sem raça definida, com aumento de volume dos linfonodos palpáveis e intra-abdominais, além de lesões cutâneas em formato de ferradura por todo corpo. O diagnóstico foi compatível com linfoma cutâneo; no entanto, devido a ausência da imunofenotipagem e aos achados em exames complementares foi instituído o tratamento para linfoma multicêntrico com protocolo CHOPs. Obteve-se êxito terapêutico, visto que houve redução dos linfonodos e resolução das lesões cutâneas até a presente data.