1. FFCL
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando 1. FFCL por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 1036
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) MASCOTE, Ana Laura dos SantosO presente trabalho tem como meta investigar a importância da afetividade na educação infantil e reconhecer aspectos da primeira infância no Brasil e apresentar a relevância da afetividade na educação infantil na relação aluno e professor. A afetividade na educação infantil é essencial, pois a criança deve receber nessa fase, apoio e suporte afetivo que é a base do seu aprendizado da faixa etária de zero a seis anos de idade e a finalidade dessa etapa é o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos: psicológico, físico, cognitivo, mental e social. O presente trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada em uma escola/creche de educação infantil integral de cunho filantrópico, com três professoras que trabalham diretamente com crianças da educação infantil de uma cidade do interior paulista; percebendo que a relação afetiva entre professor e aluno é elemento chave que conduzirá alunos ao sucesso ou fracasso, de acordo com desenvolvimento do seu trabalho pedagógico.Item A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PERSPECTIVAS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O CONTEXTO ESCOLAR(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) BRANDO, Olinalva Maria de Sousa CostaA Educação Ambiental é um meio de transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, visando desenvolver um novo olhar na sociedade, provendo uma reflexão nos indivíduos acerca das práticas adotadas com a natureza, a fim de promover uma reflexão da conscientização ambiental. Nesse sentido, torna-se imprescindível abordar sobre a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, buscando entender como os documentos oficiais orientam o estudo dessa temática. A partir dessa ótica, o trabalho contou com uma análise do tema por intermédio de leis, livros, artigos e dos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral do trabalho foi analisar como os documentos oficiais orientam o estudo da Educação Ambiental nas escolas dos anos iniciais (1º ao 5º Ano). Apresenta-se como objetivos específicos a reflexão sobre a questão ambiental e o processo que levou a se estabelecer a Educação Ambiental, a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, e a importância do meio ambiente e a reflexão acerca da conscientização ambiental, via estudo prático. Metodologicamente optou-se por uma revisão bibliográfica crítica, adotando uma abordagem qualitativa, fundamentada em leis, artigos, teses, livros e os documentos oficiais; além disso, realizou- se uma pesquisa de campo, que contou com uma entrevista semiestruturada, que foi realizada em uma Escola Municipal de São Joaquim da Barra, São Paulo, com cinco docentes dos anos iniciais, a fim de entender a visão de cada um sobre a Educação Ambiental nas perspectivas dos documentos oficiais. Sobre os resultados da referida pesquisa, foi possível observar que a orientação da Educação Ambiental na BNCC tem decepcionado quanto sua abordagem, enquanto documentos que foram “substituídos” pela mesma, tais como PCN’S e DCN’s, apresentam relevância nos dias atuais quanto essa temática, mostrando a necessidade de uma reestruturação curricular quanto ao tema estudado.Item A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS PERSPECTIVAS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS PARA O CONTEXTO ESCOLAR(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) BRANDO, Olinalva Maria de Sousa CostaA Educação Ambiental é um meio de transmitir conhecimentos sobre o meio ambiente, visando desenvolver um novo olhar na sociedade, provendo uma reflexão nos indivíduos acerca das práticas adotadas com a natureza, a fim de promover uma reflexão da conscientização ambiental. Nesse sentido, torna-se imprescindível abordar sobre a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, buscando entender como os documentos oficiais orientam o estudo dessa temática. A partir dessa ótica, o trabalho contou com uma análise do tema por intermédio de leis, livros, artigos e dos documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral do trabalho foi analisar como os documentos oficiais orientam o estudo da Educação Ambiental nas escolas dos anos iniciais (1º ao 5º Ano). Apresenta-se como objetivos específicos a reflexão sobre a questão ambiental e o processo que levou a se estabelecer a Educação Ambiental, a importância dessa temática no contexto escolar dos anos iniciais, e a importância do meio ambiente e a reflexão acerca da conscientização ambiental, via estudo prático. Metodologicamente optou-se por uma revisão bibliográfica crítica, adotando uma abordagem qualitativa, fundamentada em leis, artigos, teses, livros e os documentos oficiais; além disso, realizou- se uma pesquisa de campo, que contou com uma entrevista semiestruturada, que foi realizada em uma Escola Municipal de São Joaquim da Barra, São Paulo, com cinco docentes dos anos iniciais, a fim de entender a visão de cada um sobre a Educação Ambiental nas perspectivas dos documentos oficiais. Sobre os resultados da referida pesquisa, foi possível observar que a orientação da Educação Ambiental na BNCC tem decepcionado quanto sua abordagem, enquanto documentos que foram “substituídos” pela mesma, tais como PCN’S e DCN’s, apresentam relevância nos dias atuais quanto essa temática, mostrando a necessidade de uma reestruturação curricular quanto ao tema estudado.Item A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NEGRAS NO PERÍODO COLONIAL, IMPERIAL E NA REPÚBLICA DO BRASIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) FERNANDES, Maria AngelicaEm diversas partes do mundo, pelas mais variadas razões, muitas crianças não têm acesso à educação. Entre os motivos que provocam essa ausência, ou até mesmo a saída de crianças da escola, podem ser citadas razões políticas, culturais, econômicas, conflitos armados, entre outros exemplos. A própria distância entre a casa da criança e a escola acaba sendo um grande obstáculo que dificulta muito o acesso da criança ao ensino, como, por exemplo, em regiões alagadas, como geralmente ocorre na Amazônia no período chuvoso; mas é necessário destacar que, na atualidade, em geral, essa falta de acesso à educação ocorre principalmente por razões econômicas. No entanto, em períodos passados, além de todas essas situações que dificultavam o acesso das crianças à educação, havia também o problema da escravidão de pessoas negras, incluindo as crianças. É com base nessa afirmação que foi possível determinar o objetivo dessa pesquisa, o qual foi o de investigar se as crianças negras, no período da escravidão, e também no pós-abolição, tiveram acesso à educação formal. Trata-se de uma revisão de literatura que foi fundamentada em estudos e pesquisas divulgadas em materiais eletrônicos, digitais e impressos. Com a realização deste estudo foi possível concluir que embora as crianças negras não tivessem acesso ao ensino formal, ainda assim é possível afirmar que conseguiram sim ter acesso à educação, mesmo que de forma bastante limitada. Espera-se que essa pesquisa sirva de contribuição para que estudantes, profissionais e demais interessados pelo tema possam compreender melhor a realidade educacional de crianças negras no período escravocrata do Brasil nesses três períodos.Item A gestão democrática e o Projeto Político Pedagógico da Escola.(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2018-12) BARRETO, Aline FerreiraEste trabalho de conclusão de curso de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas e de campo, apresenta estudos e reflexões relacionados à gestão democrática, participativa e a importância da construção do Projeto Político e Pedagógico da escola. A gestão escolar pautada na democracia ressalta a participação dos atores, tanto da comunidade interna quanto os da externa, na promoção de educação de qualidade para todos. No exercício da democracia na escola as relações devem pautar no diálogo e culminar com a tomada de decisões coletivas definidas em um Projeto Político Pedagógico O objetivo da pesquisa foi o de analisar, no âmbito de uma escola municipal de Uberaba/Minas Gerais, as práticas do exercício da gestão democrática, indicando avanços e lacunas na gestão quanto à efetiva participação e tomada de decisões coletiva expressas no Projeto Político Pedagógico sobre o fazer educativo, para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem comprometido com a formação dos alunos. A pesquisa de campo foi realizada através dá aplicação de um questionário semiestruturado, constituído de dez questões, para os membros do conselho escolar: a gestora e os representantes efetivos de cada segmento da comunidade escola. A atuação da gestão e da comunidade escolar conhecida nas respostas dadas às questões propostas foi analisada e entrelaçada por meio de um diálogo com a revisão literária, baseado principalmente nos estudos de Lück (2000 – 2009), Veiga (1995), Paro (2002), e Vasconcelos (1997). Os dados obtidos demonstraram a importância dos atores envolvidos na prática educativa, destacando o papel de liderança do gestor na promoção da participação para a melhoria da qualidade da educação a ser oferecida. Essa pesquisa evidenciou as lacunas existentes na efetivação da gestão democrática na escola, indicando a demanda por investimentos a serem feitos em relação à formação continuada e a transformação dos anseios e expectativas da comunidade expressas no PPP, em realidadeItem A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) SANTOS, Angélica Ribeiro dosA inteligência emocional, até a pouco tempo, não era sequer considerada como uma competência a ser trabalhada na escola, mas com as mudanças sociais que vêm acontecendo, a escola se viu na necessidade de tralhar a área. A inteligência emocional é a capacidade de compreender seus sentimentos e também os dos outros e saber agir respeitando o outro de maneira controlada. De maneira geral, os adultos têm dificuldades em administrar seus próprios sentimentos e, devido a essa dificuldade não conseguem passar esses conhecimentos para as crianças. Com essas constatações, a pesquisa teve como objetivo compreender a importância da educação emocional se iniciar na Educação infantil para que o indivíduo tenha qualidade de vida e saúde emocional na vida adulta. Para isso, foi efetivada uma pesquisa bibliográfica com a seleção de materiais publicados de autores como Alzina (2000), Goleman (1998), Goleman (2011), Rocha (2018), entre outros, e disponibilizados na integra que ofereceram subsídios para o presente texto acadêmico. Durante a pesquisa foi possível que a inteligência emocional é uma importante competência para o exercício da cidadania À inteligência emocional é crucial para o desenvolvimento do aluno, pois permite que ele compreenda e gerencie suas próprias emoções, além de entender as emoções dos outros. Isso facilita a comunicação eficaz, promove o respeito mútuo e ajuda a resolver conflitos de forma construtiva, aspectos fundamentais para o exercício da cidadania em uma sociedade diversa.Item A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA ATIVIDADE ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DOS PCNs E BNCC(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) FERREIRA, Vitória Silveira DiasDesde a antiguidade até os dias atuais, a literatura infantil tem sido uma ferramenta poderosa para estimular a imaginação, desenvolver habilidades linguísticas, emocionais e sociais dos seres humanos, além de transmitir valores e conhecimento. Sendo assim, o presente trabalho explora o impacto da literatura infantil na formação das crianças, analisando sua evolução histórica, influências sociais e pedagógicas, visando o aprimoramento do conhecimento dos professores perante o assunto abordado, correlacionando o papel da literatura infantil perante o desenvolvimento social das crianças. Para isto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema abordado, em produções científicas vinculadas às bases de dados de pedagogia e de periódicos como: Scielo (Scientific Electronic Library Online), Google Scholar dentre outras. Sendo assim, durante o estudo, foram discutidos pontos importantes como o contexto social da literatura, a literatura infantil, enfatizando seus pontos positivos perante o processo de educação infantil e sobre os documentos governamentais, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) além da relação destes documentos com a literatura, sua questão social e a leitura. A análise evidenciou o papel fundamental da literatura infantil no desenvolvimento emocional e social das crianças, uma vez que permite que a mesma adentre um mundo de imaginação, reflexão e aprendizagem. Além de destacar a importância da utilização dos documentos propostos pelo governo, como suporte para o professor, na orientação das atividades realizadas em sala de aula.Item A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) SOUZA, Sofia Elen Machado deO ensino de História passou por várias fases, mas, de uma forma tradicional, as aulas eram expositivas, o que não deixava os alunos motivados. Outro problema, era a abordagem da disciplina, sempre os fatos concretizados, apenas o que a personagem histórica realizou, não se buscava o que levou a essa culminância, quais foram as consequências. Atualmente, o trabalho nessa área prevê que se inicie com fatos próximos e do cotidiano do aluno, todos têm uma história e constroem a história de sua comunidade e do mundo. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a importância do ensino da História local nos anos iniciais do Ensino Fundamental como um caminho para o desenvolvimento de atividades ligadas a um ensino comprometido com a formação social do aluno. Para embasar a elaboração do texto acadêmico, inicialmente foi organizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, posteriormente, foi feita uma pesquisa de campo para compreender como é o trabalho com a área na prática. Como técnica de coleta dados foram utilizadas, nessa etapa da investigação, a aplicação de questionário, cujos resultados foram analisados a partir da pesquisa teórica.Item A IMPRESSÃO 3D NA CONSTRUÇÃO CIVIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2022-06) NOGUEIRA, Alan Vitor De SouzaA busca por tecnologias que promovam qualidade de vida e sustentabilidade permitiu o desenvolvimento de impressões 3D que trazem vantagens econômicas e sociais podendo vir a sanar o déficit habitacional, principalmente nos países em desenvolvimento. A impressão 3D, embora já seja de conhecimento comum, o seu uso na construção civil ainda é bem recente, encontrando nos profissionais de obra certa resistência em sua aplicabilidade, inclusive no Brasil. A impressão 3D permite maior liberdade de design e assim a personalização de novas formas no desenvolvimento de obras. O objetivo do trabalho é apresentar a relevância e vantagens do uso, na Construção Civil, da impressão 3D sendo o objetivo geral apresentar as tecnologias e vantagens econômicas, de tempo e sustentabilidade do uso da Impressão 3D na Construção Civil. A pesquisa foi realizada pelo uso de pesquisa bibliográfica que forneceu conteúdo atual e eficaz proporcionando conhecimento e ampliação das possibilidades dentro da construção civil. Consequente, foi possível abordar proposta de trabalho com agilidade em tempo de obra e redução de custo, além da redução de resíduos de obra. Embora a tecnologia 3D seja recente e ainda muito há de se desenvolver em tecnologias, é possível vislumbrar uma nova realidade na construção civil que traz vantagens importantes como agilidade, redução de custo e resíduos.Item A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) MARANI, Marilia Gabriella CardosoO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da inclusão das crianças autistas na sociedade e principalmente no ensino regular, mostrando as diferenças e especificidades das crianças com Transtorno Espectro Autista e os meios de intervenções dos sujeitos e práticas pedagógica. A pesquisa é de natureza bibliográfica e qualitativa, buscando por diferentes métodos, pontos de vista, opiniões e impressões. Juntamente com a pesquisa, foi realizado um questionário feito em campo, com propósito de descrever a opinião dos professores da rede privada, relacionadas ao tema, com o objetivo de investigar as questões relacionadas ao TEA em sala de aula. Este trabalho aborda sobre as pessoas com deficiência na sociedade ao longo dos anos que se passaram, a legislação que garante os direitos das pessoas com Transtorno de Espectro Autista no Brasil, inclusão dessas pessoas nas escolas de ensino regular, conceitua o que é o TEA e os seus níveis de suporte, o diagnóstico feito por uma equipe multidisciplinar, os tratamentos que servem como intervenção em busca do desenvolvimento da criança. Foi feita uma pesquisa de campo, em uma cidade do interior de SP, com aplicação de um questionário, as perguntas foram aplicadas para quatro professores de uma rede privada as perguntas foram elaboradas de acordo com as observações feitas na instituição e em sala de aula, o trabalho é finalizando com uma análise e reflexão de acordo com as respostas obtidas, ressaltando buscando ressaltar os no processo de desenvolvimento da criança.Item A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) SILVA, Maria Eduarda Catroqui RodriguesEste trabalho tem como objetivo, compreender a inclusão de crianças com Síndrome de Down na escola regular, bem como a possibilidade da aprendizagem, a socialização e os direitos dos alunos com Síndrome de Down. A pesquisa se caracteriza por ser bibliográfica e de campo. Na pesquisa teórico-bibliográfica buscou-se compreender o que é a Síndrome de Down, a abordagem histórica, as características de uma pessoa com Síndrome de Down, assim como o sujeito com síndrome é inserido na sociedade e na escola, e a importância da instituição de apoio APAE. Foi aplicado um questionário com três professoras que atuam no ensino fundamental I, com o intuito de aprofundar e obter mais conhecimento na prática sobre a inclusão dos alunos com Síndrome de Down. Aplicados os questionários, finalizou-se com uma análise e reflexão dos dados obtidos, buscando ressaltar o que os professores entendem por inclusão de forma geral, se já tiveram algum aluno com Síndrome de Down, se utilizam propostas pedagógicas adequadas, a socialização dos demais alunos, a mediação do professor quanto ao diálogo sobre essa questão, e por último, se a escola oferece algum recurso no atendimento do aluno com Síndrome de Down. A inclusão está cada vez mais presente na sala de aula regular, por isso é necessário obter cada vez mais conhecimento para que a inclusão aconteça da melhor forma.Item A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ALFABETIZAÇÃO DO ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2023-12) NOGUEIRA, Larissa ValadaresO presente estudo tem como objetivo investigar o papel desempenhado pelo professor e pelas práticas pedagógicas no processo de alfabetização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Justifica-se a escolha do tema pela necessidade de melhor compreender sobre a postura do professor frente à prática da alfabetização considerando a aprendizagem existente em sala de aula, mediante a ação e o reconhecimento da necessidade de compreender melhor sua intervenção mediadora. Foi realizado um levantamento bibliográfico em obras de autores que discutem a temática, dentre eles: Alves (2020); Araújo e Reis (2014); Brasil (2012; 2019; 2020); Lapuente et al. (2023); Lima e Reinert Júnior (2020); Freire (2014; 2018; 2019); Soares (1986; 2001; 2004; 2008; 2009); Souza (2016); Tomitão (2014); Weyll e Martins (2017). Os estudos demonstram que a prática pedagógica pode ser diariamente repensada, sendo o professor capaz de realizar formação continuada para melhorar cada vez mais seu trabalho docente. Quanto à diversidade em sala de aula, pode-se observar que ela existe, deve ser vista como uma oportunidade de realizar algo novo para dinamizar o processo de alfabetização dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As contribuições teóricas de autores renomados, como Freire (2014; 2018; 2019) e Soares (1986; 2001; 2004; 2008; 2009), forneceram subsídios para discutir a importância da educação emancipadora e do letramento no processo de alfabetização. Além disso, as pesquisas e estudos de outros autores trouxeram perspectivas variadas sobre temas como estratégias de ensino, relação entre escola e família, formação continuada de professores e o uso de tecnologias na alfabetização. Enfim, esta pesquisa reafirma a complexidade do processo de alfabetização e a relevância de um corpo docente capacitado, atualizado e comprometido com a diversidade e as necessidades de seus alunos. As reflexões e argumentos apresentados neste estudo contribuem para a contínua busca por práticas pedagógicas eficazes que possam promover uma educação de qualidade, sempre alinhada às demandas contemporâneas. O engajamento dos educadores em se adaptar, inovar e aprimorar constantemente seus métodos é um passo essencial rumo a um ensino mais inclusivo e enriquecedor.Item A SENSIBILIDADE GUSTATÓRIA CAUSADA PELA FENILTIOCARBAMIDA (PTC) EM RELAÇÃO À DIETA HUMANA DIÁRIA(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2020-12) ALVES, Ana Luiza SilveiraDentre as várias características que contribuíram para o sucesso evolutivo da espécie humana, destaca-se, nesse projeto, a importância do paladar em relação à dieta diária. Na década de 1930, em pleno desenvolvimento dos estudos genéticos, inclusive para a percepção do gosto, foi descoberta a feniltiocarbamida (PTC). Essa substância está relacionada com o gosto amargo de muitos alimentos, sendo a sensibilidade ao PTC, por algumas pessoas, uma característica hereditária, cujo gosto desagradável é o principal critério para a rejeição de vários alimentos. Conforme o exposto, tem-se o problema nesta pesquisa de relacionar as preferências alimentares com os diferentes graus de obesidade, já que o PTC está presente em alimentos consumidos no cotidiano, tais como hortaliças e frutas, causando repulsa devido a sensibilidade em relação ao gosto desagradável, além de hábitos tabagista e alcoólico influenciarem também na sensibilidade gustatória; desta forma, a sensibilidade para o PTC, presente em muitos alimentos, pode influenciar em escolhas menos saudáveis, propiciando a obesidade e problemas decorrentes da má alimentação. Sendo assim, para a solução do problema, foi feita uma pesquisa exploratória, a partir de uma revisão bibliográfica crítica e de um estudo de campo, na qual os participantes, aleatoriamente, responderam a questionários, sendo as questões estruturadas e de importância para este estudo investigativo. Os resultados foram interpretados e analisados estatisticamente (abordagem qualitativa e quantitativa, respectivamente), o que permitiu compreender a relação significativa entre a escolha de alimentos menos saudáveis devido a fatores de sensibilidade.Item A SENSIBILIDADE GUSTATÓRIA CAUSADA PELA FENILTIOCARBAMIDA (PTC) EM RELAÇÃO À DIETA HUMANA DIÁRIA(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2020-12) ALVES, Ana Luiza SilveiraDentre as várias características que contribuíram para o sucesso evolutivo da espécie humana, destaca-se, nesse projeto, a importância do paladar em relação à dieta diária. Na década de 1930, em pleno desenvolvimento dos estudos genéticos, inclusive para a percepção do gosto, foi descoberta a feniltiocarbamida (PTC). Essa substância está relacionada com o gosto amargo de muitos alimentos, sendo a sensibilidade ao PTC, por algumas pessoas, uma característica hereditária, cujo gosto desagradável é o principal critério para a rejeição de vários alimentos. Conforme o exposto, tem-se o problema nesta pesquisa de relacionar as preferências alimentares com os diferentes graus de obesidade, já que o PTC está presente em alimentos consumidos no cotidiano, tais como hortaliças e frutas, causando repulsa devido a sensibilidade em relação ao gosto desagradável, além de hábitos tabagista e alcoólico influenciarem também na sensibilidade gustatória; desta forma, a sensibilidade para o PTC, presente em muitos alimentos, pode influenciar em escolhas menos saudáveis, propiciando a obesidade e problemas decorrentes da má alimentação. Sendo assim, para a solução do problema, foi feita uma pesquisa exploratória, a partir de uma revisão bibliográfica crítica e de um estudo de campo, na qual os participantes, aleatoriamente, responderam a questionários, sendo as questões estruturadas e de importância para este estudo investigativo. Os resultados foram interpretados e analisados estatisticamente (abordagem qualitativa e quantitativa, respectivamente), o que permitiu compreender a relação significativa entre a escolha de alimentos menos saudáveis devido a fatores de sensibilidade.Item A SUSTENTABILIDADE NA COSTRUÇÃO CIVIL E O USO DE TELHA ECOLÓGICA(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2022-06) OLIVEIRA, Ezequiel deA sustentabilidade ocupa lugar de relevância na responsabilidade social por todas as partes do mundo, a busca por caminhos que proporcionem soluções e promovam a uso consciente e seus de recursos naturais incentivam a autoridades e a sociedade investir no desenvolvimento de tecnologias e conscientização da importância de se cuidar e conservar o meio ambiente. As telhas ecológicas são desenvolvidas a partir de material reciclável, deixando de usar como matéria prima recursos naturais, tornando uma tecnologia viável em qualidade e custo, sendo disponíveis diferentes tipos de telha ecológica sendo possível ao consumidor escolher a que melhor lhe serve. O objetivo geral da pesquisa foi apresentar a importância da sustentabilidade na construção civil, bem como a eficácia das telhas ecológicas, para que se possa esclarecer e informar sobre a importância da sustentabilidade na construção civil, bem como as possibilidades de novas tecnologias no mercado. O desenvolvimento do trabalho ocorreu por meio de pesquisa bibliográfica que proporcionou um conteúdo atual e confiável, permitindo o esclarecimento e ampliação do conhecimento das vantagens do suo de telhas ecológicas. As informações permitiram observar a importância em cuidar do meio ambiente, buscando criarItem A TÉCNICA DOS MODELOS TRIDIMENSIONAIS NAS AULAS DE BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2020-12) LEAL, Raiana VieiraA inclusão de pessoas com deficiência visual em salas de aulas representa um conjunto de desafios no processo de ensino e aprendizagem não apenas para os educandos que apresentam esse tipo de deficiência, mas também para os professores, que devem saber como fazer esse trabalho inclusivo. Por meio dessa temática, esse artigo objetiva aprofundar o conhecimento sobre o ensino de Biologia para alunos deficientes visuais, partindo de técnicas e estratégias existentes que podem ser executadas para um satisfatório ensino e inclusão desses alunos, sendo realizada uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica, assim foram analisados trabalhos nacionais publicados que para o acesso destes foram delimitadas palavras-chave. Nesse sentido, enfatiza-se a escassez dos trabalhos científicos publicados que abordem essa temática, sendo que os recursos didáticos são poucos, como resultados destacando-se as técnicas que envolvem modelos tridimensionais.Item ABORDAGEM DA ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS EM UM SUPERMERCADO DA CIDADE DE MIGUELÓPOLIS.(2012-12) SILVA, Cíntia Aparecida LopesCom a preocupação voltada para o crescimento e desenvolvimento, as empresas muitas vezes precisam focar no cumprimento de objetivos da organização. Neste contexto, este trabalho visa estudar a forma com que os objetivos da empresa em estudo estão sendo distribuídos e como os funcionários se comportam diante deles. Portanto, trata-se abordagem da administração por objetivos em um supermercado da cidade de Miguelópolis/SP com o objetivo de analisar o comportamento com foco individual dos colaboradores. Foi realizado um estudo de caso, sendo os dados levantados por meio de questionário distribuídos e respondidos por 29 pessoas. A pesquisa possui caráter quantitativo. Por meio do estudo realizado conclui-se que há necessidade de incentivos, motivação e envolvimento para os funcionários atingirem objetivos com qualidade.Item A ABORDAGEM DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS DO ENSINO MÉDIO(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) VASCONSELLOS, Rodrigo MarquioriAtualmente, o estudo da Classificação Biológica dos Seres Vivos é realizado por meio da Sistemática Filogenética, e, a partir disso, esse método objetivo tende a organizar o conhecimento da evolução das características morfológicas, ecológicas, comportamentais e moleculares dos grupos, a partir das reconstruções históricas de parentesco entre os seres, que busca a origem única dos mesmos ao estabelecer conceitos, como os grupos monofiléticos, na definição dos agrupamentos taxonômicos. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a construção do conhecimento dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, acerca da Classificação Filogenética de Tetrápodes, por meio das aulas ministradas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia, em 2017. Assim, ao se analisar os conhecimentos prévios dos alunos em Zoologia através do questionário e um cladograma “pré-teste”, e, posteriormente, a aplicação do método filogenético nas aulas, conciliado ao uso de recursos tecnológicos audiovisuais, ao exame de alguns vertebrados fixados em formalina 10% e conservados em etanol 70%, além do uso de algumas peças ósseas, os resultados indicaram que houve um aumento significativo no número de acertos no questionário e no cladograma “pós-teste”, aplicado após a realização das atividades pedagógicas. Portanto, conclui-se que o enfoque na Sistemática Filogenética e, especialmente, a utilização de recursos audiovisuais e o material biológico dos grupos estudados, contribuíram para o aumento do conhecimento adquirido dos alunos em Zoologia.Item ACADEMIA POLIESPORTIVA: PROJETO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E ACESSIBILIDADE(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2021-12) PERÃO, Iara CeciliatoEm edificações comerciais, o projeto de prevenção contra incêndios é fundamental para a aprovação da edificação pelos órgãos públicos, pois ele comprova que a edificação está de acordo com todas as normas de seguranças preventivas necessárias para definitiva segurança de seus usuários. O projeto de acessibilidade é um fator importante para a inclusão social para todo o público que frequentará a edificação. O objetivo deste trabalho é desenvolver o projeto de uma academia poliesportiva e mostrar seu projeto de prevenção contra incêndios e acessibilidade, através das instruções técnicas do corpo de bombeiros do estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Normas Técnicas/ Norma Brasileira: ABNT/ NBR 9050. Tendo assim, uma academia segura e acessível.Item ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS OCORRIDOS EM ITUVERAVA/SP E MUNICÍPIOS DA REGIÃO NO ANO DE 2019(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL, 2020-12) OLIVEIRA, Jonatan Willian Marcelino deO presente estudo teve por objetivo avaliar aspectos epidemiológicos de acidentes com animais peçonhentos e venenosos, registrados em Ituverava-SP e outros municípios da região, por meio de dados do Centro Epidemiológico de Ituverava-SP. Foram analisadas, de maneira retrospectiva, informações sobre os acidentes ocorridos no ano de 2019, com dados obtidos por meio das “Fichas de Acidentes por Animais Peçonhentos”, atendidos e/ou ocorridos nas unidades de atendimento. No total, 100 acidentes com animais peçonhentos foram registrados. Quanto à sazonalidade, o período em que ocorreu o maior número de acidentes, foi nos meses de janeiro e outubro. Os escorpiões apresentaram-se como o principal causador de acidentes, seguidos das aranhas e serpentes. Com esses dados foi possível diagnosticar a necessidade e a importância de estudos epidemiológicos sobre acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos.