Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Afetividade"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item AFETIVIDADE COMO FATOR DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO(2014-12) SOUZA, Bruna Cardoso deO presente trabalho apresenta a afetividade como tema e tem por objetivo analisar a influência da afetividade no processo de ensino aprendizagem e nas relações que se estabelecem entre seres humanos, visto que a afetividade está presente na vida dos indivíduos desde as primeiras manifestações humanas, permeia as relações sociais e determina a construção da identidade, o desenvolvimento do ser humano e o relacionamento positivo ou negativo entre as pessoas. Este estudo de cunho qualitativo, além da realização de uma pesquisa bibliográfica baseada em Wallon (2007), Piaget (2006), e outros, envolve também a realização de uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário para alunos e professores. Utilizando-se de todos os dados obtidos constatou-se que a afetividade é fundamental para o desenvolvimento educacional e torna possível a melhoria das relações interpessoais, fortalecendo a amizade, o respeito, solidariedade e confiança.Item AFETIVIDADE E MOTIVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS ASPECTOS MOTIVACIONAIS E AFETIVOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2019) MOURA, Marcela MartinsOs alunos demonstram maior motivação quando neles é despertada a vontade de aprender. Essa vontade resulta da motivação que o professor é capaz de transmitir e/ou despertar durante a aula. Sendo a motivação compreendida como um dos processos responsáveis pela intensidade e persistência do esforço de uma pessoa, investido na realização de uma tarefa para conseguir atingir determinada meta, ou ainda, um impulso interno dos indivíduos, o objetivo deste estudo foi verificar as implicações dessa motivação na aprendizagem dos alunos. Desse modo, é observável a influência da afetividade no aprendizado, onde as teorias trazidas por Wallon proporcionam uma visão acerca do tema que se distancia da educação pautada por modelos estáticos, convergindo para uma investigação onde a pedagogia e a psicologia se subsidiam mutuamente. Notadamente na Educação Infantil, a afetividade se apresenta como componente decisivo, e, por isso, se torna de necessário conhecimento por parte dos profissionais relacionados aos seus processos. A qualidade das relações afetivas tem relação direta com o êxito no processo de ensino.Item AFETIVIDADE E O ATRASO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(2015-12) Costa, Hieda da SilvaEste trabalho aborda a importância do afeto no processo de ensino e aprendizagem no período de Alfabetização e Letramento. Baseou-se em diversas definições de diferentes autores, ficando claro que o afeto é importante e fundamental para o desenvolvimento em geral do educando. Foi abordada a relação professor-aluno no aspecto afetivo. Em seguida, os aspectos relacionados ao atraso escolar, contrapondo correntes bibliográficas de autores sobre grafismo e a escrita, alfabetização e letramento, e por ultimo as sequências didáticas na alfabetização. Esta pesquisa foi somente bibliográfica, concluindo-se que o afeto é sim uma estratégia facilitadora no papel de mediador de sala de aula, e é um excelente ingrediente na relação professor-aluno na aprendizagem.Item AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2021) PEREIRA, Eduarda de PaulaO presente trabalho trata sobre o seguinte tema “Afetividade na Educação Infantil: Contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem”. O estudo tem como objetivo entender como se estabelecem as relações de afetividade infantil e como elas influenciam no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto realizou-se pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico a fim de explicar os aspectos que fazem parte da afetividade infantil e como podem contribuir para o desenvolvimento das crianças. Realizou-se também pesquisa de campo a fim de conhecer a percepção dos docentes frente a afetividade e sua relação com a aprendizagem e o desenvolvimento na educação infantil. A afetividade está presente em todas as áreas na vida do ser humano, propicia de forma rica subsídios para a aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo. No âmbito educacional isso não se difere. Assim, se faz pensar nas experiências promovidas no contexto escolar, por parte da criança e do professor, sujeitos importantes no processo educativo que vão ampliar o conhecimento que se tem de si mesmos e do mundo a sua volta.Item A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2012-12) GABRIEL, Jucelina OliveiraEste estudo tem por objetivo analisar o papel da afetividade na Educação Infantil, descrevendo sua importância no desenvolvimento da criança, no contexto social, afetivo e cognitivo. A análise se fundamenta nas ideias de pensadores como Vygotsky, Piaget, Wallon, entre outros, que tomaram como preocupação especial a relação da afetividade na aprendizagem. Por meio de uma análise da relação entre a afetividade e o processo de aprendizagem, verifica-se que a sua relação está inteiramente ligada ao desenvolvimento do aluno. As várias abordagens conferem à afetividade um valor imprescindível para o desenvolvimento do ser humano. A metodologia da pesquisa baseou-se na análise qualitativa dos dados coletados por questionário aplicado a seis docentes da Educação Infantil. Por meio da pesquisa de campo constatou-se que as docentes demonstram conhecimento acerca da necessidade de interação entre aluno e educador, pois é a partir da interação entre professor e aluno, com afinidades ou afetividade em ambas as partes, que se estabelece o desenvolvimento integrado e global do educando.Item A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) SOARES, Gledes Gasparina Cândida SilvaO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivos principais discutir a importância da afetividade na educação infantil, verificar se os professores conhecem as teorias do afeto e se utilizam nas suas metodologias de ensino, com seus alunos. Para isso, foram feitas entrevistas com professoras de algumas creches da cidade de Igarapava, estado de São Paulo e, a partir dessas entrevistas, realizou-se uma análise qualitativa dos dados. Esta pesquisa coloca em foco uma questão muito discutida no âmbito da pedagogia: qual a relação que se estabelece entre o educador e a criança e como a afetividade influencia o modo como essa relação acontece? Além disso, qual seria o papel dos pais nesse cenário e como os laços entre a criança, a escola e a família vão ajudar no desenvolvimento infantil? Sabe-se que as crianças são essencialmente sensíveis e que o modo como elas interagem com o mundo a sua volta é determinante para o seu processo de desenvolvimento. Sendo assim, ter um bom relacionamento entre professor e aluno, com afeto, atenção, respeito e compreensão é o primeiro passo para o exercício da função de professor da educação infantil. É importante que os educadores promovam atividades que proporcionem a integração de seus alunos com a sociedade e com o ambiente escolar, situações em que eles possam se expressar e que se sintam importantes. Além disso, a família é o primeiro lugar onde os alunos devem encontrar afeto e aprender valores sociais e educativos, pois a escola é uma complementação dessa educação, assim, escola, família e sociedade devem estar em diálogo constante para que as crianças tenham um desenvolvimento pleno e completo.Item A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE WALLON E VYGOTSKY(2015-12) FELIPE, Aline LopesEste trabalho versa sobre a importância da afetividade nas práticas pedagógicas, no qual se enfatiza a rica contribuição no campo educacional dos teóricos: Henry Wallon e Lev Vygotsky, entre outros, ressaltando que o meio social atua de forma determinante na construção do conhecimento, assim como os fatores biológicos. Através desta pesquisa, traçou-se um breve histórico da afetividade nas práticas pedagógicas, pontuando a evolução do entendimento da sua importância na mediação do conhecimento. Os estudos sobre o tema evidenciaram a relevância assumidamente marcada que as relações de afeto possuem no decorrer do processo, e sua contribuição positiva. Abordou-se também a importância do outro na construção do conhecimento baseado nas teorias de Wallon e Vygotsky, mostrando a afetividade como ferramenta facilitadora do processo. A metodologia se baseia em uma pesquisa bibliográfica em que a fundamentação teórica se apoia em autores que estudam o tema, voltando-se principalmente no diálogo entre as ideias de Henry Wallon e Lev Vygotsky. Verificou-se que a relação de afeto é de alta relevância no processo de ensino e aprendizagem, confirmando a necessidade de se constituir vínculos afetivos entre professor e alunos.Item A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM(2014-12) RODRIGUES, MaísaEste trabalho teve como objeto de estudo levantar um breve histórico do perfil da família brasileira bem como a história da educação infantil no Brasil e a importância da família na escola por meio da relação que se estabelece entre família-escola, que hoje, é tema em destaque na discussão sobre o alcance do sucesso ou fracasso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A partir da constatação da grande contradição existente entre o imaginário escolar e familiar e as expectativas não cumpridas entre uma e outra, esta pesquisa buscará investigar junto à teoria e argumentar quanto à importância da interação família e escola, analisando o papel de cada instituição, no desempenho escolar das crianças. Para a obtenção dos dados foi desenvolvida pesquisa bibliográfica fundamentada em autores que discutem o papel familiar no desenvolvimento escolar. Constatou-se por meio desta análise que com a intervenção do pedagogo, psicopedagogo e dos professores buscando alternativas de aproximação e envolvimento, a parceria entre família e escola pode ocorrer de forma efetiva.Item A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) SILVA, Laís Helena daEste trabalho tem o objetivo de abordar a influência da afetividade na relação entre professor/aluno no processo de ensino aprendizagem. Para isso foi realizada uma revisão bibliográfica e um estudo de campo junto a professores da cidade de Ituverava-SP, que lecionam no Ensino Infantil público e privado e no Ensino Fundamental público. Através do trabalho produzido constatou-se que a afetividade é muito importante para o trabalho escolar. Sem ela, os atos de indisciplinas, violências e isolamentos ganham mais intensidades no meio escolar do que as ações positivas que levam ao sucesso escolar. Este trabalho foi feito através de uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas e artigos científicos publicados.Item A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2014-12) SANTOS, Lígia Maria de SousaEste trabalho de conclusão de curso de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas e de campo, apresenta estudos e reflexões relacionados à influência do estado emocional da criança em sua aprendizagem, principalmente na educação infantil e tem como objetivo abordar a importância do afeto na relação entre aluno-professor, pois é através das interações sociais que se constrói a aprendizagem. Vários autores asseveram que as experiências vivenciadas com outras pessoas é que irão marcar e atribuir aos objetos um sentido afetivo, determinando, dessa forma, a qualidade do objeto internalizado. Nesse sentido, pode-se dizer que, no processo de internalização, estão envolvidos não só os aspectos cognitivos, mas também os afetivos. Com relação ao processo ensino-aprendizagem é fato que quando a relação aluno-professor se torna mais próxima e afetuosa a aprendizagem torna-se mais prazerosa e significativa. Autores como Almeida, Chalita, Cunha, Dantas, Moraes, Piaget, Wallon e outros nos trazem reflexões pertinentes, que permitem pontuarmos a relação que o estado emocional do aluno tem com seu desenvolvimento cognitivo e a responsabilidade dos educadores em contribuir na formação da personalidade da criança. O trabalho ressalta, ainda, que o educador precisa saber lidar/agir com as diversas situações relacionadas ao emocional dos alunos para proceder de maneira consciente, atendendo a necessidade de cada um deles. Além disso, procurou-se conceituar afetividade e suas contribuições para a aquisição e internalização dos conhecimentos e, por fim, como os educadores e discentes podem utilizar desta relação afetuosa para conseguirem alcançar uma educação de qualidade através de pesquisa realizada com professores da educação infantil. Os resultados mostram que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco.Item LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS SOBRE A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO ANALÍTICO-DESCRITIVO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PRODUZIDOS NA FACULDADE DE FILOSOFIA DE CIÊNCIAS E LETRAS DE ITUVERAVA(2015-12) Malvestio, Bruna DamacenoEste trabalho foi realizado para conclusão da graduação em pedagogia, de caráter bibliográfico, buscando desenvolver a metodologia do Estado da Arte ou Estado do Conhecimento, objetivando inventariar trabalhos sobre a afetividade e aprendizagem desenvolvidos nos Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Ituverava do Curso de Licenciatura em Pedagogia, desde a sua obrigatoriedade para finalização do curso até os concluídos até o ano de 2014. Para fundamentar e analisar os resultados encontrados, utilizamos estudiosos que dissertam sobre o tema. No percurso histórico da FFCL podemos apreender o quanto é importante a atividade dessa instituição no âmbito educacional, formando profissionais de diferentes áreas de conhecimento. A instituição disponibiliza a biblioteca, porém há necessidade de sistematização para disponibilização e organização dos dados no acervo, bem como, a padronização das informações no corpo da pesquisa, como o resumo norteando as informações essenciais, com padronização das informações disponibilizadas nas bibliotecas da FFCL, tanto no local quanto no site, bem como o texto das pesquisas. Há necessidade de devolutiva dos estudos realizado no universo escolar estacando a importância da afetividade para a aprendizagem, para que os resultados do estudo não fiquem apenas expostos na teoria e arquivados nos acervos das bibliotecas, sem proposição de ações práticas. Os trabalhos pesquisados demonstraram que o tema afetividade ainda é um assunto que é muito novo na área da educação, que afetividade e aprendizagem andam juntas e para o professor ter um bom resultado ele precisa ser afetivo com seu aluno sem ser permissivo, o educador tem o papel de formar cidadãos críticos, reflexivos, propiciando que o educando forme suas próprias ideias, sendo um mediador no processo de ensino-aprendizagem levantando problemas, instigando o aluno buscar soluções para os problemas e ser humanizador.Item MOTIVAÇÃO E AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM(Fundação Educacional de Ituverava, 2020-12) PEREIRA, Lais CatroquiOs alunos demonstram maior motivação quando neles é despertada a vontade de aprender. Essa vontade resulta da motivação que o professor é capaz de transmitir e/ou despertar durante a aula. Sendo a motivação compreendida como um dos processos responsáveis pela intensidade e persistência do esforço de uma pessoa, investido na realização de uma tarefa para conseguir atingir determinada meta, ou ainda, um impulso interno dos indivíduos, o objetivo deste estudo foi verificar as implicações dessa motivação na aprendizagem dos alunos. Desse modo, foi observável a influência da afetividade no aprendizado, onde as teorias trazidas por Wallon proporcionam uma visão acerca do tema que se distancia da educação pautada por modelos estáticos, convergindo para uma investigação onde a pedagogia e a psicologia se subsidiam mutuamente. Para atingir os objetivos foi efetivada uma pesquisa bibliográfica, embasada em autores como Wallon, Antunes, Zaro, Freire e outros. Notadamente na Educação Infantil, a afetividade se apresenta como componente decisivo, e, por isso, se torna de necessário conhecimento por parte dos profissionais relacionados aos seus processos. A qualidade das relações afetivas tem relação direta com o êxito no processo de ensino.