O DESPERTAR DE FUTUROS LEITORES NO INÍCIO DA ESCOLARIZAÇÃO
Data
2017
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
Resumo
Esta pesquisa resgata a importância do universo da Literatura Infantil como fonte rica na consolidação do conhecimento. Ressalta a necessidade da existência da literatura infantil no cotidiano escolar como forma de transformação social. É notório que as crianças são fascinadas por histórias e que essas contribuem para o seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. Destaca também diversas formas de trabalhar a leitura de forma prazerosa na sala de aula, bem como recursos variados como facilitador didático pedagógico. Para tanto, fez-se uma revisão bibliográfica envolvendo como principais referências para esse projeto assuntos abordados pelos autores Abramovich, Freire e Bamberger e também realizou-se uma pesquisa de campo através de um questionário com professores do Lar Escola Alvorada Nova, em Igarapava, estado de São Paulo, cujos resultados mostram que a leitura propicia o aprimoramento da índole, da personalidade, da criatividade, provocando a criança para ser um leitor capaz de exercer uma cidadania crítica, consciente da sua realidade social, apto para transformar a sociedade em que está inserido.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Literatura Infantil, Leitores, Alfabetização, Letramento
Citação
FFCL - EAD