A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NA CONSTRUÇÃO DA CRITICIDADE INFANTIL
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
Resumo
A proposta deste trabalho foi discutir a importância do hábito da leitura no desenvolvimento e na construção da criticidade infantil. A pesquisa foi conduzida com a finalidade de levar pais, professores e todos os envolvidos na educação a refletirem sobre a necessidade de despertar o gosto pela leitura literária e o hábito de ler nas crianças da Educação Infantil e, a partir daí, buscar sua formação como cidadãos críticos, autônomos, construtivos e responsáveis. O caminho metodológico, de referencial bibliográfico, tem como embasamento a referência de autores conceituados e teorias voltadas à importância do hábito de ler no desenvolvimento da criança e na formação de sua autonomia e criticidade. Ressalta, ainda, a intervenção docente, por meio de práticas pedagógicas que garantam a conscientização sobre a importância do hábito de ler no desenvolvimento social e no processo de aprendizagem da criança.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Hábito de ler, Intervenção docente, Autonomia, Criticidade
Citação
FFCL - EAD