Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item O USO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA MATEMÁTICA(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) SOUZA, Talita Magalhães deO presente trabalho tem por objetivo apresentar e abordar a questão da utilização de jogos e atividades lúdicas no desenvolvimento de noções matemáticas na educação básica inicial, fundamentando-se em teorias que apontam que a imaginação e a criatividade de docentes motivados e bem capacitados são essenciais para que a escola possa oferecer práticas pedagógicas que despertem o interesse dos alunos, por meio de jogos no como recurso, para que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa no ambiente escolar. Com isso, o aluno pode desenvolver habilidades e posturas essenciais para o aprendizado como atitude proativa, confiança, planejamento, concentração, capacidade de enfrentar desafios, iniciativa e autocontrole. Utilizou-se para este fim pesquisa bibliográfica para fundamentação dos argumentos, constatando-se que a utilização do lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática, é uma metodologia de ensino válida e que torna as aulas mais dinâmicas e diferenciadas, conseguindo excelentes resultados quando sua utilização é bem planejada e utilizada como recurso em sala de aula e não como regra, proporcionando assim a melhora no desempenho dos alunos.Item ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE TALES DE MILETO PARA A MATEMÁTICA(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) SOUZA, Rosicléia de AraujoO presente trabalho aborda o matemático Tales de Mileto, mostrando a sua personalidade associada à matemática, demonstrando resultados mediante raciocínios lógicos, intuição, experiências. Suas pesquisas são aplicadas para resolverem cálculos matemáticos, provando que os ângulos da base dos triângulos são semelhantes descrevendo a Geometria das linhas. Buscou-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica, detalhando o estudo histórico sobre a biografia, descrevendo sobre o Teorema de Tales e sua aplicação na matemática, provando ser um dos teoremas centrais no estudo da geometria plana, pois as retas paralelas são interceptadas por duas retas transversais, dos quais os segmentos determinados pelas primeiras demonstrações geométricas, e relata-se sobre semelhança de triângulo.Item JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL II(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) ARAÚJO, Diego Dane deO presente trabalho tem por objetivo compreender como os jogos podem ser utilizados como recurso metodológico no ensino da matemática, na introdução dos conteúdos para que as aulas se tornem mais dinâmicas e divertidas e desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e baseado em autores que retratam os jogos como recurso importante para educação. Em primeiro momento retrata-se os jogos e sua construção histórica, suas definições e história ao longo dos tempos, e depois, os jogos na escola e no ensino da matemática mostrando sua contribuições para o processo de aprendizagem do aluno. Na sequência é apresentando alguns jogos que podem ser trabalhos na sala de aula e como os professores devem atuar diante da aplicação dos mesmos onde percebe-se que utilizar jogos no ensino da matemática possibilita a aquisição de diversos conhecimentos aos alunos.Item A DEFASAGEM E AS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ALUNOS DO 5º ANO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA.(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) ALVES, Ana Lúcia MedeirosO presente estudo tem por objetivo obter conhecimentos sobre os aspectos relacionados às dificuldades dos educandos em matemática, conhecer a percepção de alunos e professores sobre os fatores ligados a esse insucesso e aplicar uma metodologia diferenciada sobre frações, conteúdo no qual os alunos apresentaram as maiores dificuldades. A pesquisa foi realizada com alunos do 5º ano do ensino fundamental I e respectiva professora de uma escola estadual do interior paulista. O trabalho é de abordagem qualitativa amparada por uma pesquisa bibliográfica que teve como suporte as ideias fornecidas pelos seguintes autores: Freire (1989), Vitti (1999), Piaget (2003), Platão (1993) e outros. A pesquisa de campo foi realizada por meio de questionários dirigidos a professora da sala participante da pesquisa, de conversas informais com os alunos, de observações e de aulas ministradas pela pesquisadora. O referencial teórico a análise e interpretação dos dados apontaram que realmente muitos alunos não gostam da matemática, dizem que são muitas regras para decorar, não veem aplicação prática no que aprendem na escola. O professor valoriza as atividades significativas, o material concreto, os jogos, mas nem sempre os utiliza. A maioria das aulas continua seguindo o método tradicional. A aplicação de aulas práticas utilizando-se o material concreto e jogos demostraram que eles estimulam, incentivam os alunos a participarem e cooperarem entre si, melhorando o rendimento escolar em conteúdos que eles apresentam as maiores dificuldades.Item OS IMPACTOS DA INFLAÇÃO NA VIDA DE UMA PESSOA FÍSICA(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) COSTA, Roberta da SilvaO presente trabalho tem por objetivo apresentar o conceito de inflação e a sua real causa, mostrando como deve ser controlada, já que, por mais simples que pareça a solução para o problema, não é tão fácil colocá-la em prática, pois envolve interesses políticos. O aumento dos índices inflacionários afeta diretamente a vida da população que, na maioria das vezes, não sabe qual é o real motivo, mas sente seus efeitos devastadores. Foram utilizados artigos científicos e textos da internet como forma de pesquisa de caráter investigativo e exploratório, e através da análise das informações pôde-se concluir que os efeitos da inflação são notados, principalmente, pela classe mais baixa da população, uma vez que, a renda depende do salário mínimo que normalmente não é reajustado em conformidade com o aumento dos preços, ocasionando, assim, a perda do valor de compra pelo cidadão brasileiro.Item ATIVIDADES E JOGOS COMO FORMA DE ENSINO(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) SANTOS, Lucinéia Maria dosEste trabalho propõe-se como fonte para a prática pedagógica de Matemática, visando oportunizar ao aluno a interação com a linguagem escrita em um paradidático versando sobre questões matemáticas. Tem como objetivo principal discorrer sobre o erro em Matemática, em confronto com as diversas hipóteses de soluções para os problemas apresentados em O Homem que Calculava, providenciando ao aluno o contato com a leitura. Seus objetivos específicos são: discorrer sobre a aprendizagem, a leitura e o ensino de Matemática, as concepções do erro e suas potencialidades, e as aplicações possíveis da obra enfocada em atividades reais de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada por meio do levantamento da literatura disponível em livros, publicações especializadas e sites da Internet.Item A INSERÇÃO DA ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) LEITE, Luciana Paula de Assis OliveiraEste artigo tem como objetivo analisar a importância da inserção do ensino da Estatística nos anos finais do Ensino Fundamental, como forma de preparação dos alunos a transformarem informações estatísticas inseridas nos mais diversos meios eletrônicos e mídias, proporcionando uma eficaz leitura e interpretação para futura análise e compreensão dos fatos apresentados. A pesquisa qualitativa foi realizada no mês de agosto/2016 e contou com a participação de dez professores de Matemática de duas escolas da rede pública do município de Ituverava-SP. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado. Informações esclarecedoras foram obtidas sobre a importância do uso da Estatística na vida do aluno na escola e na sociedade nos quais estão inseridos. O uso de pesquisas de assuntos cotidianos, sua tabulação e elaboração de gráficos, possibilitam que alunos possam discutir e tirar conclusões a respeito de variados assuntos, assim como a constante preparação do educador e o uso de tecnologias colabora para que o alunado saiba a devida importância que a Estatística tem para os conteúdos escolares e para sua vida fora da escola.Item A INFORMÁTICA EDUCATIVA NA MATEMÁTICA(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) PEREIRA, Elisangela AparecidaAtualmente a informática é um artefato essencial para quem busca espaço na sociedade moderna, devido este fato é evidente a introdução dos computadores nas escolas, permitindo que alunos tenham contato para ampliar seu conhecimento. Esta pesquisa intitulada de “A Informática Educativa na Matemática” objetiva a verificação do uso da informática na escola, assim como dos softwares matemáticos. Apresenta a trajetória da política da informática, a formação docente para o uso da informática educativa, informática no âmbito educacional, o papel do professor na integração da informática com a Matemática, a análise dos dados e considerações finais. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Matemática do Ensino Médio, de uma escola pública do interior de São Paulo. A coleta para análise e considerações deu-se por meio da pesquisa de campo, de cunho qualitativo com instrumento, questionário, composto por doze questões abertas, visando uma observação sistemática e buscando verificar o uso do laboratório de informática voltado para o ensino da Matemática utilizando o programa Acessa Escola. Percebe-se com a pesquisa que a uso da informática é um aliado na construção de conhecimento e ensino do aluno e professor, porém não a solução efetiva do ensino aprendizado.Item O USO DA ÁLGEBRA LINEAR E DAS EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NO PROCESSO FÍSICO-QUÍMICO DA CLORAÇÃO DA ÁGUA(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) SILVA, Daniela Bianchi daPara a realização deste trabalho, baseado em pesquisa exploratória e de natureza investigativa, busca-se como objetivo principal mostrar como o conhecimento sobre álgebra linear e equações diferenciais ordinárias se fazem importantes, não só para aplicação em balanceamento de reações químicas como para a determinação de misturas decorrentes dos processos físico-químicos na cloração da água com vistas à produção de alimentos numa empresa do ramo de laticínios localizada na zona rural do município de Nuporanga-SP, em atendimento à legislações vigentes. Para tanto, utiliza-se de metodologia baseada em pesquisa bibliográfica de diversos autores e uma problemática real e cotidiana cujos resultados apontam estes dois conteúdos matemáticos anteriormente mencionados como indispensáveis nesse tipo de situação e uma maneira muito eficiente de integrar o processo matemático na potabilidade da água.Item A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) PATERRA, André CássioCom evolução da tecnologia novas possibilidades de ensino estão surgindo, em especial para o ensino da Matemática, onde uma grande variedade de programas computacionais está dando um significado especial na construção do conhecimento. Esta pesquisa intitulada “A utilização das tecnologias no processo de ensino da Matemática”, objetiva discutir sobre o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, quais os métodos utilizados, a forma em que são utilizadas e se com esses recursos realmente são aliados para a construção da efetiva aprendizagem. Apresenta inicialmente a definição dos termos tecnologia, tecnologia educacional, e algumas ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas pelo professor como auxílio no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram professores de Matemática do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino do interior do Estado de São Paulo. A prática para análise e considerações deu-se por meio de uma pesquisa de campo, com a utilização do instrumento questionário, composto por seis questões. Reconhece-se com o desenvolver desta pesquisa a benéfica da utilização das tecnologias como facilitadores do processo de ensino aprendizagem, verificando que a simples inclusão de recursos tecnológicos não significa aprendizagem, é preciso qualidade na sua utilização e esta qualidade vai depender de como as propostas são interpretadas pelos professores. Por isso a importância em que o professor aprenda a utilizar essas ferramentas.Item A MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA(2016-12) ROCHA, Amanda dos SantosO presente trabalho objetiva apresentar a matemática financeira como instrumento de planejamento na infância e na adolescência dos brasileiros. Cujo fundamento se deu por motivo de que ultimamente ouvimos em noticiários que a inadimplência está crescendo constantemente, provocada principalmente pela falta de planejamento. Por meio de pesquisa exploratória e uma revisão literária sobre o assunto em artigos, livros, reportagens recentes e entre outros, foi possível verificar que o ensino básico brasileiro ainda não possui como parte da grade curricular a educação financeira, na qual poderia contribuir no desenvolvimento de crianças e adolescentes transformando a sua realidade. Fato interessante que observamos, é que, os países que têm uma alfabetização financeira efetiva possuem um melhor desenvolvimento econômico e uma economia mais sólida. Constata-se que certamente se a sociedade brasileira se unir, e agir com sinergia, poderemos ter um país mais justo e fazer com que os jovens se conscientizem que o futuro depende deles.Item DISCALCULIA: UM DESAFIO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA(2012-12) MENEGHINI, Núbia FlorestaA Matemática está presente em diversas situações do dia-a-dia de cada um. Contudo, a Matemática demonstra ser muito complicada para quem não tem um conteúdo bem explicado e trabalhado nos anos iniciais da escola, tendo grandes problemas futuros, quando os cálculos vão se aprimorando, os problemas matemáticos vão ganhando espaço para serem vistos e resolvidos dentro e fora da sala de aula, com os problemas cotidianos. Existem diversos transtornos que contribuem para aumentar a dificuldade de aprendizagem desta disciplina. Um desses transtornos é a Discalculia do Desenvolvimento, que está diretamente relacionado com a aprendizagem Matemática. Neste trabalho é mostrado o significado, os tipos de Discalculia, o diagnóstico e seus sintomas, podendo aperfeiçoar o trabalho do docente na sala de aula, seja na busca de meios para se trabalhar com um aluno discalcúlico, como alertar aos pais sobre qual a melhor providência a ser tomada perante este problema. No entanto, através de uma pesquisa de campo, aplicado a docentes de diversas áreas do conhecimento, podemos analisar a divulgação desse transtorno e observar como eles estão se interagindo com transtornos de aprendizagem na busca de melhoria da docência.Item AS FORMAS GEOMÉTRICAS E A PORCENTAGEM DENTRO DO FUTEBOL(2012-12) FERREIRA, Mateus PinhoEste trabalho mostra como o ensino das formas geométricas através da forma tática das equipes em uma partida de futebol e porcentagem podendo ser atribuídas em sala de aula pelos professores como forma alternativa de ensino aprendizagem a alunos do ensino fundamental.Item A INFLUÊNCIA DO JOGO DE XADREZ NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA(2012-12) AGUILAR, Liliane Cristina RodriguesA Matemática é utilizada praticamente em todo o decorrer de qualquer situação do nosso dia-a-dia. No entanto, a Matemática é um desafio para seus docentes, que se depara com alunos com dificuldades em aprender seus conteúdos e desenvolver o raciocínio lógico. Existem diversos jogos que tende a facilitar o ensino dessa disciplina. O jogo de Xadrez é um dos jogos utilizados para facilitar esse aprendizado. Neste trabalho é mostrada a origem do jogo de Xadrez, a influência do jogo na aprendizagem, apresentando os pontos positivos que o jogo trás para o aluno e para o docente, pois se houver benefícios para o aluno, automaticamente facilitará o trabalho do educador, no grande desafio que é o ensino da Matemática para o aluno, automaticamente terá ponto positivo para o educador responsável. O objetivo deste trabalho foi, através de uma pesquisa de campo aplicado a docentes responsáveis pela disciplina de matemática, analisar o conhecimento dos educadores em relação ao jogo de Xadrez e observar se eles utilizam o jogo para facilitar o aprendizado dos alunos, a fim de descobrir quais são as habilidades os alunos possam adquirir através do desenvolvimento do jogo em sala de aula.Item O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA DO SEXTO AO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITUVERAVA- SP(2012-12) NETO FREITAS, José AlvesEsta pesquisa tem como objetivo verificar se o lúdico está presente nas aulas de Matemática do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, nas escolas da rede pública municipal de Ituverava-SP. Foi realizada por meio da pesquisa qualitativa. O ensino lúdico desperta a curiosidade nos alunos, incentiva desafios, desenvolve habilidades de raciocínio e a criatividade, promove a ampliação dos conhecimentos e possibilita diminuir bloqueios em relação à Matemática. Realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado em professores de Matemática, cujo universo foi uma amostragem por conveniência. A seguir confrontamos os dados obtidos na pesquisa de campo com os referenciais teóricos e concluímos que nas escolas municipais de Ituverava se utiliza o lúdico como ferramenta para construção de conhecimento. Porém, ainda está distante do ideal e de aproveitar toda a potencialidade que o lúdico oferece para o ensino da Matemática.Item MATEMÁTICA NA COZINHA E NA ARTE DA CULINÁRIA(2012-12) FERREIRA, Joana DarcA Matemática é uma das mais importantes ferramentas da sociedade moderna, e saber aplicá-la na cozinha e na arte da culinária, sem sombra de dúvida, torna seu conhecimento ainda mais necessário. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é confirmar a importância desse saber matemático especialmente em locais onde ele se aplica constantemente que é na cozinha e na arte da culinária na preparação da comida para os alunos de uma escola. Para tanto, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do mesmo foi uma pesquisa de campo junto à cozinheiras e merendeiras (preparadoras de alimentos) de uma escola do município de Jeriquara-SP., de natureza exploratória e quantitativa para a definição do tema central, além de materiais dos P.C.Ns inerentes ao assunto em questão. Seu desenvolvimento se deu em nível local, por amostragem não probabilística do tipo por conveniência, onde foi possível levantar informações, analisar dados e concluir resultados junto a profissionais que atuam diretamente nessa área no ambiente escolar, e que muito contribuíram para o propósito de se ensinar para aprender e aprender para ensinar. Sendo assim constatamos através da nossa investigação que o conhecimento da matemática é fundamental para a preparação dos alimentos desenvolvidos na escola.Item O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS(2012-12) BATISTON, BATISTON, Jéssica Monique RochaA metodologia da resolução de situações problemas pode ser considerada de grande importância porque dinamiza o ensino da matemática e propicia uma mobilização de saberes no sentido de buscar a solução, fazendo com que o educando monte estratégias e raciocínios lógicos. O objetivo deste artigo é pesquisar a aplicabilidade dessa metodologia nas aulas de matemática e o principal motivo pelo qual o professor ainda encontra muitas dificuldades em trabalhá-la em suas aulas. Apresentam-se também, por meio de amostragem não probabilística por conveniência, os resultados de entrevistas realizadas com dez professores da área que atuam em escolas públicas e particulares do município de Orlândia – SP. Conclui-se que embora muitos professores reconheçam a importância da tal metodologia, a maioria acaba por propor apenas o que está no livro didático, o que gera, muitas vezes, insatisfação do educando, que encontra muitas dificuldades ao tentar resolver os problemas e acaba por não levar em conta as etapas de resolução.Item AS QUATRO OPERAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL(2012-12) BEZERRA, Jefferson Roberto JúniorO presente artigo tem por finalidade pesquisar e investigar os vários aspectos de aprendizagem das quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Trata-se de uma importante contribuição social e educativa, dada à relevância do tema em questão. Para tanto, a metodologia utilizada baseia-se em estudos de importantes educadores e de pesquisa exploratória por meio de questionário de perguntas de múltipla escolha aplicada a 40 alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma Escola X do município de Pedregulho-SP, trazendo informações importantes sobre o desempenho destes neste importante quesito, onde conclui-se que entre todos os alunos pesquisados, boa parte deste têm noção sobre o significado das operações, mas a maioria deles ainda apresentam inúmeras dificuldades em aplicar as quatro operações fundamentais quando estas se faz necessária para a solução de problemas.Item TRIÂNGULO RETÂNGULO E SUA APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL(2012-12) SANTOS, Dayane Cristina Araújo dosO artigo em questão tem por objetivo explorar as características próprias e as regras particulares do triângulo retângulo como uma ferramenta fundamental no estudo da construção civil, relacionando-o na prática diária do trabalho de um pedreiro. A metodologia empregada foi uma revisão literária sobre o tema e uma entrevista estruturada desenvolvida junto a esses profissionais do ramo da construção por meio de uma amostragem não-probabilística “por conveniência” e que implantam esses conhecimentos na prática todos os dias, na construção de casas e outros. Ao final da pesquisa pode-se concluir que os pedreiros dependem de conhecimentos da matemática para exercer de forma plena a sua profissão, mas desconhecem os conceitos e propriedades no tocante ao triângulo retângulo – conhecimento pelo qual fazem uso diário no desempenho de suas atividades.Item A IMPORTÂNCIA DO APRENDIZADO BÁSICO DE LIMITES E DERIVADAS NO ENSINO MÉDIO(2012-12) CANO, Cristina de BessasO trabalho questiona a exclusão dos conteúdos de limite e derivada da grade curricular do ensino médio. Segundo Geraldo Ávila os conceitos de limite e derivada podem ser perfeitamente ingressados logo no 1° ano do ensino médio, sendo desenvolvidos os conceitos de declividade de uma reta, função par e ímpar, função crescente e decrescente, concavidade de uma função, reta tangente a uma função e logo após é introduzido o básico sobre limites e derivadas. Além do mais são dispostos exemplos que mostram a aplicação prática dos conteúdos, alertando assim a necessidade do seu ensino. Há dados que mostram altos índices de reprovação na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral ministrada no ensino superior, e também dados de um questionário que reflete a carência que o aluno de ensino superior possui em relação aos conceitos de limite e derivada, pelo fato de não terem contato anteriormente com os conteúdos.