O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Data

2021-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

A deficiência Intelectual é um transtorno de desenvolvimento que afeta o nível cognitivo e as habilidades sociais, assim o indivíduo deficiente apresenta um desenvolvimento abaixo do que se espera pela sua idade cronológica. Os indivíduos com D I foram excluídos e tolhidos de seus direitos em muitas culturas, no entanto atualmente existe uma legislação que define direitos iguais para todos os cidadãos, independentemente de suas características físicas e de suas diferenças individuais. A educação em salas de aula comum é um dos direitos ao qual o indivíduo com D I deve ter acesso. Portanto a pesquisa teve como objetivo analisar e verificar o processo de aprendizagem da escrita e da leitura dos alunos com deficiência intelectual, além de fazer uma reflexão teórica a respeito do desenvolvimento das crianças com deficiência Intelectual, a importância da intervenção intencional do educador no processo de aprendizagem para promover o desenvolvimento do aluno com DI (deficiência Intelectual). Trata-se de um estudo bibliográfico que analisa materiais disponibilizados sobre o tema. Durante a pesquisa foi possível entender que é importante que se desenvolvam estratégias diferenciadas que promovam a alfabetização e o letramento do aluno com DI.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade DE Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Palavras-chave

Deficiência Intelectual, Alfabetização e Letramento, Estratégias de Ensino

Citação

FFCL

Coleções