A QUESTÃO DO FRACASSO E SUCESSO ESCOLAR NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Data

2021-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

O presente trabalho consiste numa análise da percepção de professores do ensino fundamental I de uma determinada escola municipal no interior paulista, com o objetivo de verificar alguns conceitos de fracasso/sucesso escolar e identificar como professores atuam perante essa questão. Os primeiros capítulos desse trabalho buscaram revisar e entender a literatura sobre a questão do fracasso e sucesso escolar. Diante disso, foram elaborados questionários e respondidos pelos professores de tal escola para assim analisar a concepção deles perante a temática. Posteriormente foram relacionados os dados obtidos com a literatura. Por meio dos resultados foi possível notar que o entendimento dos professores em relação ao fracasso escolar por parte dos participantes, é associado a fatores familiares ou individuais dos alunos. Desse modo o estudo identificou que as professoras desconhecem a teoria da carência cultural uma vez que buscaram explicar a questão do fracasso e sucesso escolar somente baseado na condição social e cultural do sujeito em detrimento a outros fatores que concorrem para este fenômeno. Sendo assim a questão do fracasso e sucesso escolar deve ser alvo de estudos e pesquisas que possibilitem a compreensão da problemática e possa oferecer subsídios para superar os desafios que o fenômeno do fracasso e da exclusão escolar ainda nos impõem na atualidade.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia

Palavras-chave

Fracasso escolar, Sucesso escolar, Percepção dos professores, Ensino fundamental I

Citação

FFCL

Coleções