CORPO E MOVIMENTO: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DO MOVIMENTO DO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Data
2021-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
Resumo
O movimento é fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança, inclusive para o público alvo da educação especial. O movimento é a expressão do corpo, é a linguagem corporal, a forma da criança interagir com o ambiente e com os outros. O movimento leva a criança a construir noção de espaço, conhecer as possibilidades de seu corpo e também conhecer a forma e as necessidades de suas ações: quando puxar, empurrar, chegar perto, se afastar, pular, correr e outras. O objetivo da pesquisa é compreender a importância de introduzir o movimento como uma prática na Educação Infantil para promover o desenvolvimento global do aluno. O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica que embasou a pesquisa prática, efetivada a partir de questionário aplicado a professoras que atuam na Educação Infantil, em escolas públicas. Como resultado da pesquisa foi possível entender que o movimento é uma das áreas mais importantes do desenvolvimento infantil.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Movimento, Educação Infantil, Desenvolvimento da criança
Citação
FFCL