A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR
Data
2018-12
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
Este estudo enfatiza a inclusão do aluno com Síndrome de Down na escola regular. O foco da pesquisa está voltado à rotina deste aluno e as mudanças ao seu redor depois da inclusão. São destacados a origem da Síndrome de Down, processo de alfabetização dessas crianças, a inclusão na sociedade e o olhar dos professores, da direção e da família sobre esse contexto. O trabalho relata o que se passa na escola regular com base em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que busca afirmar parte da realidade abordada neste trabalho. Para os questionários foram feitas entrevistas com a mãe do aluno, professora titular da sala e a diretora da escola, todas as entrevistas aconteceram pessoalmente sendo anotadas todas as opiniões das entrevistadas. Os questionários foram com questões fechadas, alternativas mistas, o objetivo foi analisar as opiniões sobre o aluno, escola e ensino conforme o papel de cada entrevista.
O método usado neste trabalho foi observar a aprendizagem da criança com Síndrome de Down matriculada no terceiro ano do ensino fundamental regular, em uma escola localizada no interior do estado de São Paulo.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Inclusão, Síndrome de Down, Alfabetização