O DEFICIENTE AUDITIVO NO CONTEXTO ESCOLAR

Data

2017-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo obter conhecimento acerca da inclusão dos deficientes auditivos no meio escolar, buscando identificar aspectos da relação entre esse público, a Língua Brasileira de Sinais- Libras e a atuação do professor junto ao intérprete do(s) aluno(s) surdo(s). O presente estudo foi realizado em uma instituição escolar localizada no interior do Estado de São Paulo que é responsável pela formação escolar de alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental I. Foi realizada a aplicação de três questionários abertos, sendo um dirigido ao professor responsável pela sala de aula pesquisada, um ao intérprete e o outro ao aluno deficiente auditivo. Os dados foram analisados com ênfase qualitativa e contou com autores como Bianchetti (1995), Bento (1998), Mantoan (2003), Choi (2011), dentre outros. O referencial teórico, a análise e interpretação dos dados apontaram que a inclusão do aluno surdo em sala regular é fundamental para o desenvolvimento educacional e social do mesmo. O trabalho da intérprete se tornou de suma importância para o rendimento escolar do aluno e para o estabelecimento de relações entre ele, o professor e seus pares tornou mais fácil o e interagir com outras crianças da mesma idade ou não, despertando assim a autoconfiança do aluno.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Palavras-chave

Inclusão, Aluno surdo, Professor, Intérprete, Educação

Citação

Fundação Educacional de Ituverava

Coleções