A DANÇA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Data
2017-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
O presente trabalho busca analisar a dança na prática pedagógica e sua contribuição no processo de aprendizagem para uma formação social das crianças no ensino fundamental I. Tem ainda a intenção de investigar e discutir como os docentes utilizam a atividade da dança refletindo na importância dessa prática no ambiente escolar. Por meio da dança, no processo educativo das crianças, é possível promover um ensino significativo para a criança ao desenvolver características essenciais para o ensino e aprendizagem como a autonomia, a coordenação motora, o desenvolvimento físico, intelectual, emocional, dentre outras contribuições que a dança pode proporcionar à criança. Este estudo está baseado em pesquisa bibliográfica fundamentada em autores especialistas sobre a dança no currículo do ensino fundamental e ainda na realização de pesquisa de campo baseada em um estudo de análise de entrevistas e questionários para professores de artes, professores de educação física e pedagogos cuja ideia principal visa identificar a dança como uma proposta pedagógica para o ensino e aprendizagem das crianças.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Dança, Criança, Aprendizagem, Educação