PROMOÇÃO DA RESILIÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Data

2012-12

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Resumo

Uma das principais características da profissão de educador é a de lidar com a formação de sujeitos que precisam aprender a conviver com situações de divergências sociais, psicológicas e profissionais. O objetivo desta pesquisa foi trazer uma ideia do papel da educação como um promotor da resiliência levando seus alunos a desenvolver uma postura positiva diante das diversas situações do dia a dia. Propôs-se também analisar as condições que contribuem com a resiliência e como o professor pode ser resiliente diante de sua própria atuação. Os estudos que enfocam a resiliência têm se mostrado positivos nessa nova abordagem no processo educativo, embora muito pouco se conheça na nossa sociedade sobre o tema, que pode ser o grande passo para a transformação do espaço escolar. Embora os estudos tenham se evidenciado com a inclusão da resiliência, sua prática tem sido bastante difundida e com resultados satisfatórios. A pesquisa realizada mostrou sujeitos que, mesmo desconhecendo o sentido da resiliência, tiveram na educação a força propulsora de sua superação diante dos meios adversos. Assim espera-se que este trabalho possa contribuir para a compreensão e promoção da resiliência no contexto escolar.

Descrição

Trabalho de Conclusão apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras para obtenção de titulo de Licenciatura em Pedagogia.

Palavras-chave

Resiliência, Educação, Vulnerabilidade, Coping

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