MÚSICA: UMA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O presente trabalho discorre sobre a influência da música no processo de alfabetização e como prática de ensino, cujo objetivo é utilizar a música no ambiente escolar na tentativa de tornar as aulas mais atraentes, produtivas e contribuir efetivamente na alfabetização e no letramento dos educandos, evitando assim, os problemas referentes ao fracasso escolar. Tendo como base estudos e análises de teóricos como: Avellar (1995), Cagliari (2009), Ferreiro e Teberosky (1999), Rojo (2009), Sekeff (2002), Soares (2003), dentre outros, a pesquisa adota a música como elemento inovador da prática de ensino. Considerando que seu auxilio é de grande importância no processo de interpretação e aquisição da alfabetização e letramento, percebe-se que a música como recurso didático facilita a aprendizagem, estimula o raciocínio, motiva e desperta o senso critico, e proporciona maior interesse pelas aulas, tornando o processo de ensino mais atrativo.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia na Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Palavras-chave
Alfabetização, Letramento, Música, Fracasso escolar