LIMITES DOS ENCARGOS FINANCEIROS DO CRÉDITO RURAL À LUZ DA LEGISLAÇÃO ESPECIAL E DO PRINCÍPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DO CONTRATO
Data
2013-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Educacional de Ituverava
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo abordar todos os aspectos relacionados à cobrança de encargos contratuais no crédito rural, haja vista que existe, ainda nos dias atuais, dificuldade dos juristas em entender o crédito rural como sendo um financiamento voltado a atender o abastecimento alimentar da sociedade, o qual não está sujeito às mesmas práticas que são aplicáveis aos mútuos comuns realizados no mercado financeiro. A natureza deste trabalhado é essencialmente doutrinária, tendo sido realizada também a análise das legislações especiais que regulam o crédito rural, bem como de julgados proferidos pelos Tribunais pátrios. Para consecução da finalidade ora buscada, foi realizada uma revisão de literaturas do crédito rural no Brasil ao longo da história até os dias atuais. A exigibilidade de encargos contratuais no crédito rural em desconformidade com as previsões legais foi analisada sob o prisma das jurisprudências dos Tribunais de Justiça Estaduais, inclusive do Superior Tribunal de Justiça que já se posicionaram acerca das práticas realizadas no crédito rural. No final, foram analisadas as consequências da cobrança destes encargos excessivos a luz do princípio da função social do contrato.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Dr. Francisco Maeda. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Bacharel em Direito.
Palavras-chave
Crédito rural, Encargos contratuais, Cobrança em desconformidade com a legislação