PEDAGOGIA HOSPITALAR: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA CLASSE HOSPITALAR
Data
2013-12
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo levantar a questão sobre a formação e atuação do pedagogo em um contexto diferente do de uma sala de aula regular. A pesquisa também focou em algumas questões históricas durante o percurso do surgimento da classe hospitalar no Brasil com algumas reflexões trazidas de outros países para criações das salas de aulas hospitalares. Utilizou-se de uma metodologia qualitativa e estudo de caso. Por não ser um tema muito conhecido e divulgado, a pesquisa recorreu a artigos, monografias, documentos oficiais sobre a legislação brasileira retirados da internet. A Pedagogia Hospitalar vem mediar o conhecimento para crianças/adolescentes com enfermidade e impossibilitados de frequentar uma sala regular de ensino, dando continuidade ao ensino/aprendizagem da criança. Sendo o hospital configurado como um espaço novo para local de trabalho e observando a falta de profissionalização de pedagogos para exercer de forma gradativa o ensino/aprendizagem das crianças/adolescentes, esta pesquisa obteve informações sobre o perfil e a atuação de um pedagogo hospitalar.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
Pedagogia Hospitalar, Classe Hospitalar, Atuação do Pedagogo, Formação do Pedagogo