Letras

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 40
  • Item
    LITERATURA GÓTICA E A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA OBRA DE EDGAR ALLAN POE
    (Fundação Educacional de Ituverava - FFCL, 2019-12) Souza, Mariany Cristine Cavatão
    Este presente trabalho aborda a literatura gótica, o surgimento do termo e suas características nas demais artes. Apresenta brevemente autores do período, especificamente sobre o escritor norte-americano Edgar Allan Poe, importante nome quando se trata de contos de terror e policiais, gênero em que Poe dominava brilhantemente. A pesquisa discorre sobre o surgimento do conto por Massaud (1997) e sua importância na forma de escrita de Poe, também sobre a construção da personagem feminina na obra do escritor, em sequência a análise de um conto do autor titulado “O Retrato Oval” Poe (1842). O Material de coleta usado para análise da obra será fundamentado na pesquisa de Orlandi (2007) e Pereira (2007) sobre silenciamento feminino na sociedade e na literatura, também sobre a figura feminina na obra ficcional do contista por Pereira; Orberg (2016) e por Bellin (2012). O objetivo central da pesquisa foi de usar a abordagem qualitativa com intermédio da pesquisa bibliográfica para o melhor aprofundamento e reflexão sobre estas impressões da posição da mulher silenciada em sociedade e como isso se reproduz na figura feminina do conto selecionado.
  • Item
    A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA ESCOLA REGULAR Trabalho
    (Fundação Educacional de Ituverava - FFCL, 2019-12) Garcia, Isabela de Oliveira Silva
    Um aspecto fundamental em relação à Educação Inclusiva é a flexibilização curricular, visando garantir aos estudantes com deficiências um currículo que seja compartilhado com os demais estudantes da classe, e que ao mesmo tempo atenda a sua necessidade educacional específica. O presente trabalho tem como objetivo compreender como a coordenação pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista tem realizado a flexibilização curricular aos estudantes público alvo da Educação Especial. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa utilizando o levantamento bibliográfico em várias fontes, incluindo a legislação e construtos teóricos, mostrando a trajetória da educação inclusiva, bem como as leis que regulamentam o currículo e a necessidade da flexibilização curricular. Trata-se de um estudo de caso, que utilizou da pesquisa de campo, por meio de uma aplicação de entrevista semiestruturada com o coordenador pedagógico de uma escola da rede municipal no interior do estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa apontaram que de acordo com a visão da coordenadora pedagógica, há muitos desafios e dificuldades para a flexibilização curricular. Também apontam que a escola não utiliza especificamente protocolos para direcionamento da flexibilização curricular, como o plano educacional individualizado (PEI) e o Plano de desenvolvimento individual (PDI), apesar da previsão na literatura e na legislação. Portanto, apesar da escola não utilizar tais protocolos para a adaptação curricular, tornaram-se evidentes os esforços para flexibilizar o currículo conjuntamente entre a equipe gestora, os professores, funcionários e pais.
  • Item
    A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE RUTH ROCHA NO INCENTIVO DO ALUNO À LEITURA E NO DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO
    (Fundação Educacional de Ituverava - FFCL, 2019-12) Corrêa, Fernanda Arantes Leite
    IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE RUTH ROCHA NO INCENTIVO DO ALUNO À LEITURA E NO DESENVOLVIMENTO DO SENSO CRÍTICO
  • Item
    VARIAÇÃO E PRECONCEITO LINGUÍSTICO: UMA PROPOSTA DE AULA PARA O PROFISSIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) SOUZA, Mariana Galdino de
    A presente pesquisa busca compreender a Linguística e uma de suas vertentes de estudo, conhecida como Sociolinguística que estuda a heterogeneidade da língua no campo linguístico e social. Deste modo, entende-se que a língua é heterogênea, flexível, viva, variável, usada como meio de comunicação, da qual língua e sociedade são indissociáveis, já que ambas se relacionam. Podendo variar conforme determinados fatores sociais que a caracterizam como por exemplo: origem geográfica, status econômico, grau de escolaridade, redes sociais, mercado de trabalho, entre outros. Contudo os usuários da língua que utilizam uma variante linguística, muitas vezes, sofrem preconceito linguístico, promovido pelo próprios falantes da língua, por falta da compreensão de que a língua varia e adequa-se conforme a situação e meio em que o falante está inserido. O objetivo desta pesquisa é abordar a variação linguística não como um problema, mostrando que a mesma não é errônea e sim o preconceito linguístico. A abordagem elaborada por esta pesquisa é de cunho qualitativo realizada por meio de pesquisas bibliográficas, sendo baseadas em autores linguistas e sociolinguistas. Como resultado, após leituras e reflexões sobre o tema abordado, esta pesquisa apresenta duas propostas de atividades, para que o profissional de língua portuguesa possa abordar a variação linguística em sala de aula e, por meio de um efetivo trabalho de conscientização, minimizar o preconceito linguístico.
  • Item
    AS PERSONAGENS FEMININAS NOS CONTOS DE FADAS CONTEMPORÂNEOS: UM ESTUDO DO CONTO “A MOÇA TECELÔ DE MARINA COLASANTI
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) LOPES, Marcela Cristina
    O presente trabalho versa sobre Literatura, mais especificamente sobre a construção das personagens femininas na literatura. Para tanto, vale-se dos conceitos de Silêncio e Silenciamento da Análise do Discurso. Assim, será comparada a personagem feminina do conto “A Moça Tecelã”, de Marina Colasanti, com as com as personagens femininas dos contos de fadas tradicionais. Primeiramente, serão analisadas as marcas dos contos tradicionais que se mantêm nos contos colasantianos; em seguida, serão mostradas as marcas de rupturas. Na sequência, aborda-se a questão do Silêncio e do Silenciamento na construção das personagens femininas, e, por fim, será debatido o desfecho não convencional. Para tanto, a pesquisa empregará o dispositivo metodológico-analítico dos recortes utilizados na Análise do Discurso. Com o estudo, conclui-se que a literatura é o reflexo da sociedade; a autora, em seu conto, não trabalha apenas sobre a mulher já liberta, mas joga a construção da personagem feminina constituída no Silêncio e no Silenciamento e propõe uma ruptura sobre essa ela.
  • Item
    VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES PELO LIVRO DIDÁTICO
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) BARBOSA, Fabiana Aparecida Borges
    Este trabalho possui um caráter descritivo-analítico, com uma abordagem qualitativa, e tem por objetivo apresentar a forma como a variação linguística tem sido abordada nos livros didáticos, sendo ela um dos principais recursos utilizados pela educação brasileira. O ensino de língua portuguesa aderiu à variação como um dos conteúdos essenciais para ser trabalhado no material didático. A importância de se abordar a variação linguística no contexto escolar revela o papel da língua em todos os seus aspectos, para formação do conhecimento do aluno, evitando, assim, o preconceito linguístico. Buscamos analisar o ensino da variação linguística nos seguintes livros de Língua Portuguesa: Projeto do Araribá, de Campos (2006), Português: Linguagens, dos autores Cereja e Magalhães (2009; 2015), Para viver juntos: Português, de Costa (2015) todos do 6° do Ensino Fundamental, e Novas Palavras de Amaral et al. (2016) sendo este do 1° ano do Ensino Médio. Para isso, dialogamos com estudos de Castilho (2010), Tarallo (2007), Camacho (2007), Ilari e Basso (2007), Alkimin (2007), Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004), importantes para a construção do pensamento sobre variação linguística. Deste modo, enfatizamos o conhecimento linguístico como meio de minimizar o preconceito.
  • Item
    AS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NAS MÚSICAS SERTANEJAS DE RAIZ: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) FELÍCIO, Cíntia Aparecida Garcia
    Esse trabalho tem por objetivo compreender e discutir algumas figuras de linguagem utilizadas nas músicas sertanejas de raiz, uma vez que a comunicação e a interação social requerem um gênero do discurso que aconteça por meio da linguagem através das atividades corriqueiras que permeiam nossas vidas. Para tanto, o presente estudo se propõe a refletir sobre o assunto, por meio de pesquisas bibliográficas para o entendimento dos gêneros do discurso na visão Bakhtiniana, levantando um breve histórico da música e suas características e a trajetória da retórica, a qual nasceu entre os gregos e foi se modificando, saindo do sinônimo de recurso embelezador do discurso, chegando, tempos depois, como a nova retórica que tem a preocupação de estudar as figuras de linguagem e as técnicas de argumentação. O corpus analisado constitui-se de uma música sertaneja de raiz e de alguns trechos de outras músicas. Como resultado, é possível perceber que, ao utilizar figuras de linguagem na música sertaneja de raiz, a comunicação se torna mais convincente e expressiva, pois elas podem transformar um simples texto em um texto poético, eloquente e dinâmico. Sendo assim, conclui-se, então, que as figuras de linguagem interferem no valor semântico das canções, causando um impacto emocional que pode induzir o outro a repensar um conceito, uma sociedade. A pesquisa contribui, também, ao apresentar uma proposta para um efetivo trabalho, em sala de aula, com a utilização das figuras de linguagem presentes na música sertaneja de raiz.
  • Item
    OS PRINCIPAIS ASPECTOS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2018-06) DAUR, Vânia Jacovassi
    A aprendizagem é fundamental para formar cidadãos atuante na sociedade, considerando uma situação de grande importância na vida do aluno, pois envolve o indivíduo, seu contexto social, sua história de vida e o ambiente escolar em que está inserido. O saber e aprendizagem da escrita é uma ferramenta muito importante para que o aluno se interaja dentro do que lhe for proposto pela sociedade; por isso aprender corretamente a língua portuguesa é imprescindível. Nesse contexto, o presente estudo busca responder os seguintes problemas tais como, quais são os principais fatores que provocam a dificuldade da aprendizagem tomando como características principais as dificuldades da língua portuguesa, Para tanto, fez-se no presente trabalho um estudo bibliográfico embasado em autores, buscando as principais aspectos e fundamentos de cada um. Com os dados teóricos confrontados, foi possível concluir ainda que as possíveis alternativas para amenizar o problema envolvem não só os especialistas, mas também a família e os componentes do ambiente escolar.
  • Item
    VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES PELO LIVRO DIDÁTICO
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2018-06) BARBOSA, Fabiana Aparecida Borges
    Este trabalho possui um caráter descritivo-analítico, com uma abordagem qualitativa, e tem por objetivo apresentar a forma como a variação linguística tem sido abordada nos livros didáticos, sendo ela um dos principais recursos utilizados pela educação brasileira. O ensino de língua portuguesa aderiu à variação como um dos conteúdos essenciais para ser trabalhado no material didático. A importância de se abordar a variação linguística no contexto escolar revela o papel da língua em todos os seus aspectos, para formação do conhecimento do aluno, evitando, assim, o preconceito linguístico. Buscamos analisar o ensino da variação linguística nos seguintes livros de Língua Portuguesa: Projeto do Araribá, de Campos (2006), Português: Linguagens, dos autores Cereja e Magalhães (2009; 2015), Para viver juntos: Português, de Costa (2015) todos do 6° do Ensino Fundamental, e Novas Palavras de Amaral et al. (2016) sendo este do 1° ano do Ensino Médio. Para isso, dialogamos com estudos de Castilho (2010), Tarallo (2007), Camacho (2007), Ilari e Basso (2007), Alkimin (2007), Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004), importantes para a construção do pensamento sobre variação linguística. Deste modo, enfatizamos o conhecimento linguístico como meio de minimizar o preconceito.
  • Item
    A POLISSEMIA DO VERBO MODAL PODER PRESENTE NO DISCURSO POLÍTICO DA EX-PRESIDENTE DILMA VANA ROUSSEFF
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) HIROSE, Vera Mitiko
    O presente trabalho tem por objetivo analisar linguisticamente a manifestação das modalidades epistêmica, deôntica e dinâmica nos discursos políticos da ex-presidente Dilma Vana Rousseff e extraídos do site do Palácio do Planalto, proferidos, respectivamente, durante a posse do primeiro mandato, posse do segundo mandato e defesa contra as acusações de irregularidades durante seu governo. A hipótese inicial era a de que a ex-presidente teria, em seu discurso inicial, um tratamento mais distanciado, sem comprometimento, mas que tomaria um caminho mais impositivo durante o mandato e de distanciamento, novamente, com o impeachment que sofreu. Para tanto, fez-se uma reflexão com a apresentação de um panorama sobre polissemia dos verbos modais com base no modelo de análise funcionalista das modalidades que prioriza as funções pragmáticas, semânticas e sintáticas propostas por Hengeveld (2004) e Hengeveld; Mackenzie (2008). A seguir, na análise dos discursos, foram identificados diferentes valores expressos pelos verbos modais poder e dever, ora como epistêmicos, ora como deônticos ou dinâmicos e níveis distintos de (des)comprometimento do falante.
  • Item
    AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO FAMÍLIAR NESSE PROCESSO
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) OLIVEIRA, Talita Lino de
    Este trabalho teve como objetivo investigar a influência da família na vida escolar do aluno, e estudar como os problemas familiares podem interferir de maneira negativa na aprendizagem do mesmo. Para obtenção de informações foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando livros, artigos e trabalhos acadêmicos referentes ao tema aqui abordado. Inicialmente foi feita uma abordagem sobre as novas configurações familiares da atualidade e como é a relação da família com a criança, em seguida, foram abordadas as dificuldades de aprendizagem da criança e o desenvolvimento cognitivo. De acordo com a pesquisa, observou-se a família como sendo fonte de influência para seus membros, pois é na família que a criança busca apoio e sustentação.
  • Item
    A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR NO ACESSO A LEITURA
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) ALVES, Rosângela Maria
    Por considerar que cada vez mais crianças, jovens e adultos se distanciam da leitura literária e dos clássicos, este trabalho de conclusão de curso tem a intenção de levantar a discussão sobre a relevância desse tema. Sendo expostas as dificuldades que professores mediadores encontram ao fazer despertar o interesse pela leitura de obras literárias nos alunos, e como os professores mediadores, de uma forma consciente, podem despertar o interesse. Chamando a atenção para a importância da imaginação, da criatividade também o afeto dos professores, que com essa disponibilidade e forma de tratamentos diferenciados tornam mais alegres e também espontâneas a construção do conhecimento que poderiam ser impossíveis sem o contato com os livros. Sendo, também, expostas as grandes dificuldades de acesso as obras literárias e também a falta de bibliotecas que se encontram normalmente nos centros das cidades ou nas escolas. Tendo como objetivo levar à reflexão da temática, buscando levantar a questão sobre novas metodologias e possíveis soluções para essa questão tão importante que é a leitura de clássicos, de vital importância na sociedade. Refletir sobre a formação continuada dos professores que muitas vezes não tem conhecimento de métodos que podem ser usados para o desenvolvimento da leitura. Essa pesquisa será bibliográfica na qual a teoria e estudos serão abordados por autores que realmente têm conhecimento sobre o assunto. Autores capacitados e dedicados que fizeram e fazem de suas pesquisas e estudos um caminho para que possamos trilhar com segurança e seriedade. Pesquisas de longos anos de dedicação, as quais analisam os leitores, bibliotecários e professores. Quando o papel do mediador no desenvolvimento do interesse pela leitura se faz fundamental.
  • Item
    RELAÇÕES PROFESSOR E ALUNO: IMPLICAÇÕES AFETIVAS NA PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) PAULA, Maysa Lopes de
    Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade na relação entre professor e aluno e seus benefícios trazidos especialmente na sala de aula em sua aprendizagem. Foram analisadas através da pesquisa bibliográfica as características desenvolvidas pelos jovens durante a adolescência, tanto físicas como psicológicas e seus principais dilemas a serem enfrentados; a importância da família na construção de uma base educativa e na aquisição de valores que são essenciais na vida da criança e do adolescente. Foram apontados alguns métodos dos quais o professor deve seguir para abordar seus alunos de maneira acolhedora deixando também um espaço para reflexão e aprendizagem, mostrando assim a relevância da afetividade na relação professor e aluno. Muitos são os desafios a serem seguidos no ambiente escolar, porém há muito o que ser feito pela educação e desenvolvimento dos jovens. A afetividade é a base de todas as relações emocionais do ser humano, e quando é bem cultivada traz boas influências não apenas na aprendizagem como também na formação crítica do indivíduo.
  • Item
    ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) FARIA, Luís Gabriel Silva de
    A presente pesquisa tem por objetivo oferecer informações importantes sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentado por teóricos, este trabalho está dividido em três seções. A primeira seção apresentou os pressupostos teóricos, analisando a história da escrita, o processo de alfabetização, o processo de letramento e também os dois processos juntos, apontando seus aspectos em comum e os distintos. Na segunda seção realizou-se a pesquisa de campo em que foi aplicado um questionário para os professores. A pesquisa teve como objetivo mostrar a visão dos professores em relação à Alfabetização e ao Letramento, nos anos iniciais de escolarização e sua metodologia utilizada no dia-a-dia em relação à leitura e à escrita. Na terceira seção fez-se a análise das informações adquiridas por meio de questionário respondido por docentes em atuação. No desenvolvimento do trabalho, apresentam-se apontamentos de Cagliari, Soares, Smolka e outros, que são de extremo valor para docentes em formação e em atividade.
  • Item
    PROJOVEM: CONHECENDO AS POLÍTICAS DE APOIO À JUVENTUDE PARA A EDUCAÇÃO E O TRABALHO
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) BRANCO, Larissa Frizi
    A juventude, de acordo com a legislação, abrange a faixa etária de 15 a 29 anos, esse período é marcado por características específicas, mas também pelo fato de ser um momento de formação e aprendizagem. O jovem é um cidadão que têm direitos e deveres, inclusive o direito de ser protegido de situações que o prejudiquem e à proteção de seus direitos pelo Poder Público com intervenções e Politicas Públicas adequadas. Um desses projetos de atendimento aos jovens, é o PROJOVEM. Esse programa atende aos jovens beneficiários do Bolsa Família ou de programas de proteção como o PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ou, Programa de Combate à Exploração Sexual, entre outros. Sendo assim, essa pesquisa têm como objetivo compreender como o Projeto PROJOVEM beneficia os participantes melhorando suas qualificações para que ingressem no mercado de trabalho. Para atingir os objetivos foi efetivada uma pesquisa bibliográfica com levantamento de material sobre o Projeto PROJOVEM, também foram entrevistados alguns ex-alunos do projeto para avaliar se foram beneficiados pelas aprendizagens oferecidas. Durante a pesquisa foi possível compreender que parte dos jovens que participam do Projeto relata que tiveram condições melhores para ingressar no mercado de trabalho.
  • Item
    A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) MIGUEL, Eliza Márcia Lopes
    O presente trabalho traz uma reflexão quanto ao ensino da Literatura, sobretudo em sala de aula, e quanto à maneira como ela é trabalhada. Diante do tema: A importância da Literatura no Ensino Médio para a formação do aluno leitor tem-se como objetivo pesquisar algumas possibilidades com o ensino de literatura no Ensino Médio, conforme é proposto no caderno do aluno, que é o material recebido da Secretaria da Educação, pelas escolas do Estado de São Paulo, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, dando relevância ao tema para a educação escolar e para formar o leitor de Literatura, preparando-o em sua formação intelectual e social. A escolha do tema justifica-se pela importância da leitura literária na formação de cidadãos, capazes de ler e compreender o texto literário, despertando gosto pela leitura, não apenas na sala de aula, mas também em sua rotina cotidiana, visando à formação do jovem leitor, o papel do professor e também da escola. A metodologia abordada foi a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base textos, artigos, livros, que apresentam a visão crítica de alguns autores. Os resultados obtidos com o estudo demonstraram que a Literatura, como Disciplina no Ensino Médio, também exerce um papel importante na formação humana, e que tem papel fundamental no desenvolvimento da competência leitora do educando, levando a perceber o caráter histórico, cultural, humanizado e social da Literatura. Porém, percebe-se que a Literatura não tem sido bem aproveitada, já que as grandes obras consideradas canônicas vêm sendo trabalhadas de maneira fragmentada, o que faz com que o aluno não se sinta estimulado à prática da leitura. Diante dessa constatação, o estudo presente vem propor uma reflexão ao ensino da disciplina de Literatura no Ensino médio.
  • Item
    A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: REPRESENTAÇÃO DOS DOCENTES DOS CURSOS DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS EM RELAÇÃO AO PAPEL DA DIDÁTICA.
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) SILVA, Elisângela de Oliveira
    A Didática relaciona-se na formação profissional e é de suma importância a disciplina Didática ser um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura e demais áreas de conhecimentos. Porém, nota-se que há uma resistência frente a demais áreas de conhecimento que formam profissionais e que se aventuram na prática docente, ficando aqui a indagação de como esses profissionais foram preparados para atuar como professores. A Didática representa o trabalho docente incluindo a própria Didática, as metodologias, a pesquisa, a extensão dentre outras atividades que a prática do trabalho do professor pode oferecer. O objetivo desse estudo é apreender a visão dos docentes da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL) de Ituverava em relação à disciplina Didática, e como percebem a importância da Didática na formação profissional, para atuação na sala de aula. A metodologia de cunho qualitativo utilizou como instrumentos para a coleta de dados um questionário, e a pesquisa foi desenvolvida com docentes atuantes nas áreas de humanas, exatas e biológicas dos cursos oferecidos pela instituição de ensino FFCL. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática e a fundamentação teórica baseada em estudos que debatem o tema. Os resultados obtidos demonstram a visão simplista dos participantes em relação à disciplina Didática, porém é uma disciplina importante nos cursos de formação profissional, mas ainda incipiente na formação do profissional e há uma carência de oferecimento da disciplina até mesmo nos cursos de licenciatura. Considera-se que a Didática é uma disciplina que vai além do simples ministrar aula, pois ela requer um envolvimento científico, de pesquisa, o relacionar do meio social, político e econômico, e a construção de identidade, e a comunicação num mundo em constante mudanças.
  • Item
    ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTONA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) SILVA, Sonia Maria Ribeiro da
    A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino amparada por Lei 9394/96 e destinada àqueles que, por algum motivo, não tiveram acesso à escolarização na idade certa. O objetivo desse trabalho surgiu para mostrar a finalidade de promover o conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos, e conhecer, na visão dos professores que atuam na EJA, como se concretiza o ensino-aprendizagem do aluno dessa modalidade, e mostrar as expectativas e os anseios que o professores da cidade de Ipuã-Sp tem em relação a estes alunos. O presente trabalho desenvolvido com os professores da EJA deriva de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação questionário junto a cinco professores da EJA. Com este trabalho definiu-se que a EJA é uma “educação possível” e que os professores tem o conhecimento necessário para desenvolver o trabalho com os alunos.
  • Item
    ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) MENEZES, Lucilene Aparecida de
    A Educação de Jovens e Adultos é um direito pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que é destinada aos que não tiveram acesso á escola na idade apropriada, poderá contribuir para os diversos fatores que muitas vezes não possibilitam a alfabetização do indivíduo. O objetivo deste trabalho é mostrar a compreensão e a necessidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas que desejam adquirir conhecimento e que querem ser alfabetizadas, além disso, mostraremos, através de um questionário, o papel dos professores, a importância deles na EJA e suas visões nessa modalidade de ensino. O presente trabalho será desenvolvido com os docentes da EJA e provém de uma pesquisa qualitativa, concretizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionários junto a cinco docentes da EJA. Com este trabalho constatou-se que é importante à alfabetização para resolver os problemas e enfrentar os desafios da vida.
  • Item
    O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA CONFORME OS PCNS: UMA REFLEXÃO SOBRE O MATERIAL DE LÍNGUA INGLESA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NUPORANGA/SP
    (Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) MENDES, Lucas dos Santos
    Para trabalhar com o ensino-aprendizagem, é necessário que o docente esteja preparado para executar diversas tarefas e faça do conteúdo algo significativo para seus alunos. O objetivo do nosso trabalho é fazer uma análise comparativa entre o material didático de Língua Inglesa utilizado da cidade de Nuporanga/SP com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e com o Currículo de Língua Estrangeira Moderna (CLEM), a fim de verificar a relação entre o que os documentos oficiais sugerem como temas e conteúdos para o Ensino Fundamental II e o que o material traz, se o material segue ou não o que está dito nos textos oficiais, para que os professores e futuros professores de língua estrangeira reflitam sobre sua prática docente, a importância da língua, os conteúdos e se estes favorecem o aprendizado de seus alunos.