Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) MENEZES, Lucilene Aparecida deA Educação de Jovens e Adultos é um direito pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que é destinada aos que não tiveram acesso á escola na idade apropriada, poderá contribuir para os diversos fatores que muitas vezes não possibilitam a alfabetização do indivíduo. O objetivo deste trabalho é mostrar a compreensão e a necessidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas que desejam adquirir conhecimento e que querem ser alfabetizadas, além disso, mostraremos, através de um questionário, o papel dos professores, a importância deles na EJA e suas visões nessa modalidade de ensino. O presente trabalho será desenvolvido com os docentes da EJA e provém de uma pesquisa qualitativa, concretizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionários junto a cinco docentes da EJA. Com este trabalho constatou-se que é importante à alfabetização para resolver os problemas e enfrentar os desafios da vida.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS(2012-12) CARVALHO, Kátia Regina deO presente trabalho demonstra que a educação de jovens e adultos vem ao longo de décadas se desenvolvendo, e os docentes se qualificando para uma melhor implantação do sistema de ensino aprendizagem. Propõe ser trabalhado inicialmente com produções de texto para que haja assimilação das letras com sons da fala. A partir desta modalidade de ensino, será avaliado o conceito de alfabetização e letramento e sua influência no processo de alfabetização de jovens e adultos como meio de inserção destes alunos nos aspectos sociais da leitura e da escrita, valorizando os aspectos sociais de cada individuo. Serão analisadas as estratégias de alfabetização abordadas pelo professor alfabetizador, e o papel do professor na formação da cidadania de jovens e adultos.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA(2013-12) ALVES, Gustavo GambiEsse trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a alfabetização e o letramento na concepção de alguns professores do Ensino Fundamental II, além de apresentar material teórico contendo propostas que possam ser aproveitadas por estes em sala de aula. A metodologia utilizada foi à pesquisa de campo e qualitativa, realizada numa escola municipal, onde foram entrevistados cinco professores do Ensino Fundamental II. Os resultados obtidos foram associados com a parte teórica do trabalho, a fim de demonstrar a necessidade de se teoria e prática no processo de ensino.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) FARIA, Luís Gabriel Silva deA presente pesquisa tem por objetivo oferecer informações importantes sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentado por teóricos, este trabalho está dividido em três seções. A primeira seção apresentou os pressupostos teóricos, analisando a história da escrita, o processo de alfabetização, o processo de letramento e também os dois processos juntos, apontando seus aspectos em comum e os distintos. Na segunda seção realizou-se a pesquisa de campo em que foi aplicado um questionário para os professores. A pesquisa teve como objetivo mostrar a visão dos professores em relação à Alfabetização e ao Letramento, nos anos iniciais de escolarização e sua metodologia utilizada no dia-a-dia em relação à leitura e à escrita. Na terceira seção fez-se a análise das informações adquiridas por meio de questionário respondido por docentes em atuação. No desenvolvimento do trabalho, apresentam-se apontamentos de Cagliari, Soares, Smolka e outros, que são de extremo valor para docentes em formação e em atividade.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERSPECTIVAS DO DIÁLOGO TEXTUAL E ORAL(2013-12) SANTOS, Karina Fernandes dosA alfabetização e o letramento são processos distintos, mas que caminham juntos e atualmente estes temas são levantados em questão quanto ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Há também neste Trabalho de Conclusão de Curso temas abordados em questão da escrita e da leitura, pois estes dois processos estão interligados um ao outro e tem como objetivo propor a alfabetização e o letramento. A escrita e a leitura são de suma importância para que ocorra a alfabetização e o letramento nas escolas, tendo em vista a ortografia e a fonologia discutida neste trabalho. Esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo compreender como acontece o processo ensino-aprendizagem segundo os teóricos do trabalho. Além das pesquisas bibliográficas, foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública da rede municipal de ensino fundamental II e aplicado um filme, questionários e uma história em quadrinhos para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: TRABALHANDO COM OS GÊNEROS(2012-12) AMIN, Kátia MarinsConsiderando um expressivo número de jovens e adolescentes que apresentam dificuldades na leitura, escrita e compreensão de textos, o que é detectado pelas respostas vagas, inconsistentes, sem coerência e coesão, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a relevância do letramento como prática diferenciada na alfabetização e em seus seguimentos. De acordo com o embasamento teórico deste trabalho, a alfabetização e o letramento são processos distintos, porém, complementares. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de nove anos e os resultados foram satisfatórios. Chegou-se à conclusão de que o professor deve continuar com as práticas diferenciadas para que as aulas despertem o interesse dos alunos.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA INTERATIVA(2012-12) MARTINS, Ananda Carolina Ferreira AlvesEsse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a importância da alfabetização e letramento no processo de aquisição de leitura e escrita de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa realizada na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do interior do Estado de São Paulo, na qual participaram dez alunos e foram escolhidos quatro por realizarem todas as atividades programadas durante os episódios de interação professor/aluno. Buscou-se ainda apresentar didáticas diferenciadas e a importância das mesmas na formação de cidadãos críticos.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTONA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) SILVA, Sonia Maria Ribeiro daA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino amparada por Lei 9394/96 e destinada àqueles que, por algum motivo, não tiveram acesso à escolarização na idade certa. O objetivo desse trabalho surgiu para mostrar a finalidade de promover o conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos, e conhecer, na visão dos professores que atuam na EJA, como se concretiza o ensino-aprendizagem do aluno dessa modalidade, e mostrar as expectativas e os anseios que o professores da cidade de Ipuã-Sp tem em relação a estes alunos. O presente trabalho desenvolvido com os professores da EJA deriva de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação questionário junto a cinco professores da EJA. Com este trabalho definiu-se que a EJA é uma “educação possível” e que os professores tem o conhecimento necessário para desenvolver o trabalho com os alunos.Item ANÁLISE DISCURSIVA DO MOVIMENTO PSICOLÓGICO E IMAGÉTICO DOS PERSONAGENS DOS CONTOS CLÁSSICOS: OS GÊNEROS NO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL(2013-12) SILVA, Christian Eduardo dos SantosO Presente trabalho tem por objetivo analisar e elucidar os movimentos discursivos e elementos psicológicos das personagens dos contos de fadas transcritos pelos Irmãos Grimm, levando em conta fatores histórico-sociais e ideológicos nos tempos atuais e no passado, assim como, interpretar os vários elementos e simbolismo presente nos contos, buscando resgatar tal literatura do lugar “inferiorizado” em que foi colocado pelo senso-comum. Para tal, como embasamento teórico-metodológico, serão utilizados a Análise do Discurso de linha francesa, elementos da psicanálise freudiana e os significados universais de alguns símbolos acumulados durante toda a história da humanidade ao redor do mundo, em diversas culturas. Pode-se verificar que os contos dos Grimm, recolhidos da forma oral, tinham principalmente um caráter admonitório que buscavam advertir as crianças sobre situações que poderiam enfrentar durante sua vida e como deveriam se comportar. Logo, nota-se que as versões modernas mantêm essas características didáticas, assim como há também a influência inversa: os valores dos jovens moldando a nova forma dos personagens para que haja a identificação. Portanto, conclui-se que os contos dos Grimm detêm valor literário relevante e elementos capazes de penetrar as camadas psíquicas tanto de crianças como de adultos que indiretamente facilitam a problematização e compreensão de processos psicológicos próprios do amadurecimento, do convívio em sociedade e naturais da vida.Item A BUSCA DO EU PELA DOR E PELO PRAZER EM “UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES”, DE CLARICE LISPECTOR(2012-12) LEANDRO, Michel Luis Da Cruz RamosEste trabalho consiste em percorrer o caminho trilhado pela protagonista Loreley, de Uma aprendizagem ou o Livro dos prazeres (1998), romance de Clarice Lispector, que pelo viés do autoconhecimento, alteridade e erotismo, evidencia um “eu” cheio de conflitos interiores e dúvidas acerca de seus sentimentos por Ulisses até decidir viver essa paixão. Para tanto ela trava uma batalha consigo mesma, enfrenta as suas limitações, angústias e ansiedades, ao mesmo tempo em que convive com as possibilidades de sentir prazer, liberdade e alegria. Vive entre dicotomias e epifanias, momentos patentes de busca, compreensão e lucidez. Lóri da dor acende ao prazer, contudo a dor continua, porque é própria do ser humano, é decorrente da sua busca.Item CHARGE: BRINCADEIRA EM GÊNERO (CON)TEXTUAL(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) COSTA, Maria Vilma Pontes daA Charge é um dos gêneros trabalhados nos conteúdos de ensino de Língua Portuguesa e faz parte dos materiais didáticos utilizados em sala de aula há algum tempo. Desse modo, tomando como ponto inicial a análise da situação de produção do discurso e a intertextualidade, este trabalho busca analisar sua importância e eficácia no ensino da língua em sala de aula. Para tanto, o levantamento deste tema baseia-se em pesquisas de cunho bibliográfico, buscando-se teorias de autores renomados, além da análise de materiais didáticos e dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e suas propostas para o ensino deste conteúdo. A Charge apresenta-se como uma das ferramentas disponíveis para o ensino da língua por suas características e especificidades, por tratar determinados assuntos sob a luz do humor e permitindo, de forma alegre e prazerosa, o desenvolvimento da criatividade, da criticidade e da transformação do aluno dentro do seu contexto como ser social. Assim, este trabalho sugere que, por meio do uso da Charge, é possível desenvolver outras habilidades além da leitura, interpretação e análise morfossintática, trabalhando o lado reflexivo do aluno, o que lhe permite transformar-se em sujeito social crítico, capaz de enfrentar o mundo e de torná-lo cada vez melhor.Item AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A INFLUÊNCIA DO CONTEXTO FAMÍLIAR NESSE PROCESSO(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) OLIVEIRA, Talita Lino deEste trabalho teve como objetivo investigar a influência da família na vida escolar do aluno, e estudar como os problemas familiares podem interferir de maneira negativa na aprendizagem do mesmo. Para obtenção de informações foi realizado um levantamento bibliográfico utilizando livros, artigos e trabalhos acadêmicos referentes ao tema aqui abordado. Inicialmente foi feita uma abordagem sobre as novas configurações familiares da atualidade e como é a relação da família com a criança, em seguida, foram abordadas as dificuldades de aprendizagem da criança e o desenvolvimento cognitivo. De acordo com a pesquisa, observou-se a família como sendo fonte de influência para seus membros, pois é na família que a criança busca apoio e sustentação.Item EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO(2013-12) NUNES, Elvis da SilvaO presente trabalho demostra que a educação de jovens e adultos vem ao longo de décadas se desenvolvendo e é de grande importância alfabetizar letrando de modo a assegurar aos alunos a apropriação do sistema alfabético/ ortográfico. A educação de jovens e adultos é indispensável, e fundamental, pois através dela a realidade social pode ser transformada. Estes alunos precisam interagir com textos reais, presentes no dia-a-dia e que tenham um significado social, pois estes saberes são extremamente importantes e necessários ao educando. A influência do professor no processo de alfabetização de jovens e adultos como meio de inseri-los nos aspectos sociais da leitura e da escrita é de suma importância. Serão analisadas as questões abordadas pelos sujeitos da pesquisa que relatam como ocorre a educação de jovens e adultos e seus anseios.Item A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA ESCOLA REGULAR Trabalho(Fundação Educacional de Ituverava - FFCL, 2019-12) Garcia, Isabela de Oliveira SilvaUm aspecto fundamental em relação à Educação Inclusiva é a flexibilização curricular, visando garantir aos estudantes com deficiências um currículo que seja compartilhado com os demais estudantes da classe, e que ao mesmo tempo atenda a sua necessidade educacional específica. O presente trabalho tem como objetivo compreender como a coordenação pedagógica dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista tem realizado a flexibilização curricular aos estudantes público alvo da Educação Especial. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa utilizando o levantamento bibliográfico em várias fontes, incluindo a legislação e construtos teóricos, mostrando a trajetória da educação inclusiva, bem como as leis que regulamentam o currículo e a necessidade da flexibilização curricular. Trata-se de um estudo de caso, que utilizou da pesquisa de campo, por meio de uma aplicação de entrevista semiestruturada com o coordenador pedagógico de uma escola da rede municipal no interior do estado de São Paulo. Os resultados da pesquisa apontaram que de acordo com a visão da coordenadora pedagógica, há muitos desafios e dificuldades para a flexibilização curricular. Também apontam que a escola não utiliza especificamente protocolos para direcionamento da flexibilização curricular, como o plano educacional individualizado (PEI) e o Plano de desenvolvimento individual (PDI), apesar da previsão na literatura e na legislação. Portanto, apesar da escola não utilizar tais protocolos para a adaptação curricular, tornaram-se evidentes os esforços para flexibilizar o currículo conjuntamente entre a equipe gestora, os professores, funcionários e pais.Item O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA CONFORME OS PCNS: UMA REFLEXÃO SOBRE O MATERIAL DE LÍNGUA INGLESA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE NUPORANGA/SP(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) MENDES, Lucas dos SantosPara trabalhar com o ensino-aprendizagem, é necessário que o docente esteja preparado para executar diversas tarefas e faça do conteúdo algo significativo para seus alunos. O objetivo do nosso trabalho é fazer uma análise comparativa entre o material didático de Língua Inglesa utilizado da cidade de Nuporanga/SP com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e com o Currículo de Língua Estrangeira Moderna (CLEM), a fim de verificar a relação entre o que os documentos oficiais sugerem como temas e conteúdos para o Ensino Fundamental II e o que o material traz, se o material segue ou não o que está dito nos textos oficiais, para que os professores e futuros professores de língua estrangeira reflitam sobre sua prática docente, a importância da língua, os conteúdos e se estes favorecem o aprendizado de seus alunos.Item O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA(2013-12) GHANI, Thamiris AbdulEste trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo estudar as contribuições que a Sociolinguística traz para o ensino de Língua Portuguesa. A intenção não é apontar soluções para as práticas utilizadas em sala de aula, mas sim, realizar uma reflexão acerca do ensino da língua a partir de um ponto de vista político-histórico-social, com o intuito de refletir sobre mudanças educacionais necessárias a fim de ensinar a língua de forma mais dinâmica e produtiva. A Sociolinguística tem evidenciado vários fenômenos de variação linguística que ocorrem no português brasileiro, decorrentes de diversos fatores internos e externos. Portanto, é a partir do pressuposto de que a Sociolinguística pode contribuir para melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa que este trabalho será conduzido.Item AS FIGURAS DE LINGUAGEM PRESENTES NAS MÚSICAS SERTANEJAS DE RAIZ: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) FELÍCIO, Cíntia Aparecida GarciaEsse trabalho tem por objetivo compreender e discutir algumas figuras de linguagem utilizadas nas músicas sertanejas de raiz, uma vez que a comunicação e a interação social requerem um gênero do discurso que aconteça por meio da linguagem através das atividades corriqueiras que permeiam nossas vidas. Para tanto, o presente estudo se propõe a refletir sobre o assunto, por meio de pesquisas bibliográficas para o entendimento dos gêneros do discurso na visão Bakhtiniana, levantando um breve histórico da música e suas características e a trajetória da retórica, a qual nasceu entre os gregos e foi se modificando, saindo do sinônimo de recurso embelezador do discurso, chegando, tempos depois, como a nova retórica que tem a preocupação de estudar as figuras de linguagem e as técnicas de argumentação. O corpus analisado constitui-se de uma música sertaneja de raiz e de alguns trechos de outras músicas. Como resultado, é possível perceber que, ao utilizar figuras de linguagem na música sertaneja de raiz, a comunicação se torna mais convincente e expressiva, pois elas podem transformar um simples texto em um texto poético, eloquente e dinâmico. Sendo assim, conclui-se, então, que as figuras de linguagem interferem no valor semântico das canções, causando um impacto emocional que pode induzir o outro a repensar um conceito, uma sociedade. A pesquisa contribui, também, ao apresentar uma proposta para um efetivo trabalho, em sala de aula, com a utilização das figuras de linguagem presentes na música sertaneja de raiz.Item A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: REPRESENTAÇÃO DOS DOCENTES DOS CURSOS DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS EM RELAÇÃO AO PAPEL DA DIDÁTICA.(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) SILVA, Elisângela de OliveiraA Didática relaciona-se na formação profissional e é de suma importância a disciplina Didática ser um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura e demais áreas de conhecimentos. Porém, nota-se que há uma resistência frente a demais áreas de conhecimento que formam profissionais e que se aventuram na prática docente, ficando aqui a indagação de como esses profissionais foram preparados para atuar como professores. A Didática representa o trabalho docente incluindo a própria Didática, as metodologias, a pesquisa, a extensão dentre outras atividades que a prática do trabalho do professor pode oferecer. O objetivo desse estudo é apreender a visão dos docentes da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FFCL) de Ituverava em relação à disciplina Didática, e como percebem a importância da Didática na formação profissional, para atuação na sala de aula. A metodologia de cunho qualitativo utilizou como instrumentos para a coleta de dados um questionário, e a pesquisa foi desenvolvida com docentes atuantes nas áreas de humanas, exatas e biológicas dos cursos oferecidos pela instituição de ensino FFCL. Para análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo temática e a fundamentação teórica baseada em estudos que debatem o tema. Os resultados obtidos demonstram a visão simplista dos participantes em relação à disciplina Didática, porém é uma disciplina importante nos cursos de formação profissional, mas ainda incipiente na formação do profissional e há uma carência de oferecimento da disciplina até mesmo nos cursos de licenciatura. Considera-se que a Didática é uma disciplina que vai além do simples ministrar aula, pois ela requer um envolvimento científico, de pesquisa, o relacionar do meio social, político e econômico, e a construção de identidade, e a comunicação num mundo em constante mudanças.Item IDEALIZAÇÃO DO ÍNDIO NA OBRA IRACEMA(2012-12) SILVA, Cristiana CostaO trabalho enfoca a idealização do índio na obra Iracema (1865), de José de Alencar. Contando um pouco da história da literatura brasileira, e a trajetória da figura do índio, até chegar ao Romantismo, período em que o indianismo se destacou. Mostra a idealização do índio, como herói nacional, a construção de uma nova identidade brasileira e a formação de uma sociedade. A jovem Iracema, sua beleza, seu olhar, sua inocência e anseios vêm traçar o perfil do herói brasileiro, que na figura de uma índia que lutou pelo seu amor e rompeu com seus costumes e tradições. É a representação dessa idealização do índio que se distancia e rompe com a realidade, mas que norteia esse olhar no espaço literário como um espaço de criação.Item A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NO ENSINO MÉDIO PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) MIGUEL, Eliza Márcia LopesO presente trabalho traz uma reflexão quanto ao ensino da Literatura, sobretudo em sala de aula, e quanto à maneira como ela é trabalhada. Diante do tema: A importância da Literatura no Ensino Médio para a formação do aluno leitor tem-se como objetivo pesquisar algumas possibilidades com o ensino de literatura no Ensino Médio, conforme é proposto no caderno do aluno, que é o material recebido da Secretaria da Educação, pelas escolas do Estado de São Paulo, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, dando relevância ao tema para a educação escolar e para formar o leitor de Literatura, preparando-o em sua formação intelectual e social. A escolha do tema justifica-se pela importância da leitura literária na formação de cidadãos, capazes de ler e compreender o texto literário, despertando gosto pela leitura, não apenas na sala de aula, mas também em sua rotina cotidiana, visando à formação do jovem leitor, o papel do professor e também da escola. A metodologia abordada foi a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base textos, artigos, livros, que apresentam a visão crítica de alguns autores. Os resultados obtidos com o estudo demonstraram que a Literatura, como Disciplina no Ensino Médio, também exerce um papel importante na formação humana, e que tem papel fundamental no desenvolvimento da competência leitora do educando, levando a perceber o caráter histórico, cultural, humanizado e social da Literatura. Porém, percebe-se que a Literatura não tem sido bem aproveitada, já que as grandes obras consideradas canônicas vêm sendo trabalhadas de maneira fragmentada, o que faz com que o aluno não se sinta estimulado à prática da leitura. Diante dessa constatação, o estudo presente vem propor uma reflexão ao ensino da disciplina de Literatura no Ensino médio.