Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 40
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A BUSCA DO EU PELA DOR E PELO PRAZER EM “UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES”, DE CLARICE LISPECTOR(2012-12) LEANDRO, Michel Luis Da Cruz RamosEste trabalho consiste em percorrer o caminho trilhado pela protagonista Loreley, de Uma aprendizagem ou o Livro dos prazeres (1998), romance de Clarice Lispector, que pelo viés do autoconhecimento, alteridade e erotismo, evidencia um “eu” cheio de conflitos interiores e dúvidas acerca de seus sentimentos por Ulisses até decidir viver essa paixão. Para tanto ela trava uma batalha consigo mesma, enfrenta as suas limitações, angústias e ansiedades, ao mesmo tempo em que convive com as possibilidades de sentir prazer, liberdade e alegria. Vive entre dicotomias e epifanias, momentos patentes de busca, compreensão e lucidez. Lóri da dor acende ao prazer, contudo a dor continua, porque é própria do ser humano, é decorrente da sua busca.Item IDEALIZAÇÃO DO ÍNDIO NA OBRA IRACEMA(2012-12) SILVA, Cristiana CostaO trabalho enfoca a idealização do índio na obra Iracema (1865), de José de Alencar. Contando um pouco da história da literatura brasileira, e a trajetória da figura do índio, até chegar ao Romantismo, período em que o indianismo se destacou. Mostra a idealização do índio, como herói nacional, a construção de uma nova identidade brasileira e a formação de uma sociedade. A jovem Iracema, sua beleza, seu olhar, sua inocência e anseios vêm traçar o perfil do herói brasileiro, que na figura de uma índia que lutou pelo seu amor e rompeu com seus costumes e tradições. É a representação dessa idealização do índio que se distancia e rompe com a realidade, mas que norteia esse olhar no espaço literário como um espaço de criação.Item MEMÓRIAS EM DRUMMOND: INSTABILIDADE PROVACADA PELAS LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA(2012-12) SILVA, Graciela Teixeira Assed daEste trabalho de conclusão de curso trata de leituras de alguns poemas em diferentes obras de Drummond utilizando como apoio textos críticos com a metodologia sócio-histórica e teorias sobre definições de memórias para embasamento do assunto estudado. O principal intuito é de abranger mais uma das interpretações cabíveis ao tema da memória presente na obra de Carlos Drummond de Andrade. De como este eu- lírico do presente mergulha no seu passado buscando a sua identidade através da rememoração e da lembrança, pois é por meio da memória que o eu lírico procura encontrar as respostas e outras perspectivas que explicarão o passado.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA INTERATIVA(2012-12) MARTINS, Ananda Carolina Ferreira AlvesEsse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a importância da alfabetização e letramento no processo de aquisição de leitura e escrita de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa realizada na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do interior do Estado de São Paulo, na qual participaram dez alunos e foram escolhidos quatro por realizarem todas as atividades programadas durante os episódios de interação professor/aluno. Buscou-se ainda apresentar didáticas diferenciadas e a importância das mesmas na formação de cidadãos críticos.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS(2012-12) CARVALHO, Kátia Regina deO presente trabalho demonstra que a educação de jovens e adultos vem ao longo de décadas se desenvolvendo, e os docentes se qualificando para uma melhor implantação do sistema de ensino aprendizagem. Propõe ser trabalhado inicialmente com produções de texto para que haja assimilação das letras com sons da fala. A partir desta modalidade de ensino, será avaliado o conceito de alfabetização e letramento e sua influência no processo de alfabetização de jovens e adultos como meio de inserção destes alunos nos aspectos sociais da leitura e da escrita, valorizando os aspectos sociais de cada individuo. Serão analisadas as estratégias de alfabetização abordadas pelo professor alfabetizador, e o papel do professor na formação da cidadania de jovens e adultos.Item A PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA(2012-12) FONSECA, Ellen Ribeiro daEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo mostrar que com os meios e atividades adequados, alunos de escola pública podem ser capazes de fazer produções escritas em Língua Inglesa. Para isso foi aplicado um questionário a uma professora de inglês da escola estadual da cidade de Aramina-SP, para levantamento de suas crenças e como isso afeta o desenvolvimento dos alunos participantes do 2° colegial dessa instituição. Também através de questionário os próprios alunos se avaliaram capazes ou não de escrever em Língua Inglesa, levantando os pontos da língua em que apresentam mais dificuldades. Posteriormente foi desenvolvida e aplicada uma proposta pedagógica que procurou dar suporte aos alunos, tentando ajudar no esclarecimento das dificuldades por eles apontadas, e fazer com que eles produzissem um bilhete em inglês. As produções apresentadas continham alguns problemas, mas poucos em relação aos que foram elencados antes da proposta ser aplicada. Concluímos então que com os meios adequados é possível ter qualidade no ensino de língua estrangeira na escola pública.Item O PAPEL SOCIAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS(2012-12) GARCIA, Letícia RodriguesA linguagem exerce papel extremamente importante na constituição dos sujeitos, visto que é por meio dela que nos apropriamos da cultura entorno, construímos nosso entendimento sobre o mundo que nos rodeia, e estabelecemos nossas relações sociais e afetivas. Estamos inseridos em uma comunidade ouvinte, onde todos os processos comunicativos derivam da oralidade e nossas relações sociais se tornam possíveis na/pela linguagem. A linguagem é a capacidade de aquisição e utilização de sistemas complexos de comunicação. Ao pensar a pessoa com surdez e sua forma particular de comunicação leva-nos a mudar a forma de pensar do indivíduo e pelo estabelecimento da comunicação libertá-lo da indiferença. A presente pesquisa, caracterizada exclusivamente bibliográfica, tem por objetivo enfatizar que a capacidade de comunicação é condição fundamental para que a criança surda se desenvolva de maneira segura e de acordo com seu grupo, ouvintes ou não, enfatizando assim a importância fundamental que a educação bilíngue tem para os surdos, não só no sentido de expressão, comunicação, mas, também sob os aspectos sociais e de interação, elucidando o papel social da língua de sinais.Item INTERTEXTUALIDADE NAS CAPAS DA REVISTA VEJA(2012-12) SILVA, Jaqueline da CostaO presente trabalho tem por objetivo analisar algumas capas apresentadas pela revista Veja e verificar a intertextualidade nelas presente e o efeito de sentido delas decorrente. O estudo se baseia nos conceitos e definições de coerência e intertextualidade utilizados por pesquisadores no âmbito da Linguística Textual. Partindo do conceito de que intertextualidade é o diálogo entre textos que tratam do mesmo assunto, a presente discussão se desenvolve levando em consideração os fatores de coerência e a relação entre intertextualidade e conhecimento de mundo ou partilhado ativados pelos interlocutores. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e bibliográfico e o corpus utilizado são quatro capas de exemplares da revista Veja selecionadas de acordo com o objeto analisado. Observando as capas e a intertextualidade estampada nelas percebe-se a atenção do leitor, com relação à revista e com relação à informação contida nela, mostrando como o leitor utiliza seu conhecimento de mundo, indo além do proposto pela revista.Item USO DA METÁFORA COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO EM TEXTOS BÍBLICOS(2012-12) HONORIO, Genilson FranciscoEsta pesquisa objetivou o exame da figura retórica denominada metáfora no que diz respeito à sua contribuição para o entendimento de textos. A escolha de trechos extraídos da Bíblia como corpus da investigação justifica-se pelo fato de eles serem carregados de construções metafóricas. Partindo do pressuposto de que a metáfora é um recurso linguístico que não se restringe apenas ao estilo de construção que opera com a tradicional comparação abreviada, buscou-se a ênfase na sua função facilitadora do ensino. A análise foi pautada em leituras de autores do Funcionalismo e da Linguística Cognitiva que têm como centro das investigações, respectivamente, a língua em uso e a língua como parte da cognição humana. Ao final do trabalho, chegou-se à conclusão sobre a pertinência do emprego da metáfora nos textos da Bíblia, dado que esse é o grande suporte em que figuram gêneros textuais repletos de ensinamentos.Item A RELAÇÃO DA AUTORIA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(2012-12) FERREIRA, Beatriz RodriguesEste trabalho irá investigar a assunção da autoria nas produções escritas escolares a partir da análise de textos produzidos por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de nove anos. A pesquisa irá identificar, sucintamente, os pontos fundamentais dos pressupostos da autoria, considerando para isso a teoria da Análise do Discurso de linha francesa, relacionando-a com as teorias do letramento. Esta sondagem irá propor um novo olhar para as concepções de leitura e escrita, privilegiando o discurso, ou seja, a linguagem em funcionamento, influenciada pelas práticas sociais desses dois conceitos, observando o processo de formação dos sentidos. Sendo assim, a pretensão deste trabalho é demonstrar que o sujeito-autor assume o seu dizer nas produções escritas e orais, tecendo um discurso polissêmico de acordo com o meio ao qual está inserido.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: TRABALHANDO COM OS GÊNEROS(2012-12) AMIN, Kátia MarinsConsiderando um expressivo número de jovens e adolescentes que apresentam dificuldades na leitura, escrita e compreensão de textos, o que é detectado pelas respostas vagas, inconsistentes, sem coerência e coesão, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a relevância do letramento como prática diferenciada na alfabetização e em seus seguimentos. De acordo com o embasamento teórico deste trabalho, a alfabetização e o letramento são processos distintos, porém, complementares. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de nove anos e os resultados foram satisfatórios. Chegou-se à conclusão de que o professor deve continuar com as práticas diferenciadas para que as aulas despertem o interesse dos alunos.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERSPECTIVAS DO DIÁLOGO TEXTUAL E ORAL(2013-12) SANTOS, Karina Fernandes dosA alfabetização e o letramento são processos distintos, mas que caminham juntos e atualmente estes temas são levantados em questão quanto ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Há também neste Trabalho de Conclusão de Curso temas abordados em questão da escrita e da leitura, pois estes dois processos estão interligados um ao outro e tem como objetivo propor a alfabetização e o letramento. A escrita e a leitura são de suma importância para que ocorra a alfabetização e o letramento nas escolas, tendo em vista a ortografia e a fonologia discutida neste trabalho. Esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo compreender como acontece o processo ensino-aprendizagem segundo os teóricos do trabalho. Além das pesquisas bibliográficas, foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública da rede municipal de ensino fundamental II e aplicado um filme, questionários e uma história em quadrinhos para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental.Item O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGUÍSTICA(2013-12) GHANI, Thamiris AbdulEste trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo estudar as contribuições que a Sociolinguística traz para o ensino de Língua Portuguesa. A intenção não é apontar soluções para as práticas utilizadas em sala de aula, mas sim, realizar uma reflexão acerca do ensino da língua a partir de um ponto de vista político-histórico-social, com o intuito de refletir sobre mudanças educacionais necessárias a fim de ensinar a língua de forma mais dinâmica e produtiva. A Sociolinguística tem evidenciado vários fenômenos de variação linguística que ocorrem no português brasileiro, decorrentes de diversos fatores internos e externos. Portanto, é a partir do pressuposto de que a Sociolinguística pode contribuir para melhoria da qualidade do ensino de Língua Portuguesa que este trabalho será conduzido.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA(2013-12) ALVES, Gustavo GambiEsse trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a alfabetização e o letramento na concepção de alguns professores do Ensino Fundamental II, além de apresentar material teórico contendo propostas que possam ser aproveitadas por estes em sala de aula. A metodologia utilizada foi à pesquisa de campo e qualitativa, realizada numa escola municipal, onde foram entrevistados cinco professores do Ensino Fundamental II. Os resultados obtidos foram associados com a parte teórica do trabalho, a fim de demonstrar a necessidade de se teoria e prática no processo de ensino.Item EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO(2013-12) NUNES, Elvis da SilvaO presente trabalho demostra que a educação de jovens e adultos vem ao longo de décadas se desenvolvendo e é de grande importância alfabetizar letrando de modo a assegurar aos alunos a apropriação do sistema alfabético/ ortográfico. A educação de jovens e adultos é indispensável, e fundamental, pois através dela a realidade social pode ser transformada. Estes alunos precisam interagir com textos reais, presentes no dia-a-dia e que tenham um significado social, pois estes saberes são extremamente importantes e necessários ao educando. A influência do professor no processo de alfabetização de jovens e adultos como meio de inseri-los nos aspectos sociais da leitura e da escrita é de suma importância. Serão analisadas as questões abordadas pelos sujeitos da pesquisa que relatam como ocorre a educação de jovens e adultos e seus anseios.Item ANÁLISE DISCURSIVA DO MOVIMENTO PSICOLÓGICO E IMAGÉTICO DOS PERSONAGENS DOS CONTOS CLÁSSICOS: OS GÊNEROS NO CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL(2013-12) SILVA, Christian Eduardo dos SantosO Presente trabalho tem por objetivo analisar e elucidar os movimentos discursivos e elementos psicológicos das personagens dos contos de fadas transcritos pelos Irmãos Grimm, levando em conta fatores histórico-sociais e ideológicos nos tempos atuais e no passado, assim como, interpretar os vários elementos e simbolismo presente nos contos, buscando resgatar tal literatura do lugar “inferiorizado” em que foi colocado pelo senso-comum. Para tal, como embasamento teórico-metodológico, serão utilizados a Análise do Discurso de linha francesa, elementos da psicanálise freudiana e os significados universais de alguns símbolos acumulados durante toda a história da humanidade ao redor do mundo, em diversas culturas. Pode-se verificar que os contos dos Grimm, recolhidos da forma oral, tinham principalmente um caráter admonitório que buscavam advertir as crianças sobre situações que poderiam enfrentar durante sua vida e como deveriam se comportar. Logo, nota-se que as versões modernas mantêm essas características didáticas, assim como há também a influência inversa: os valores dos jovens moldando a nova forma dos personagens para que haja a identificação. Portanto, conclui-se que os contos dos Grimm detêm valor literário relevante e elementos capazes de penetrar as camadas psíquicas tanto de crianças como de adultos que indiretamente facilitam a problematização e compreensão de processos psicológicos próprios do amadurecimento, do convívio em sociedade e naturais da vida.Item O USO DA INTERTEXTUALIDADE COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) OLIVEIRA, Lívia Regina RezendeEste trabalho busca analisar e discutir o processo da intertextualidade nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio a fim de mostrar como a compreensão desse recurso é importante para dar sentido aos textos e proporcionar aos alunos uma bagagem de conhecimento que, consequentemente, ajudará na produção textual deles. Fundamentamos o trabalho com levantamento e estudo de textos teóricos, tomamos por base os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e fizemos algumas pesquisas para mostrar como os livros didáticos trazem a intertextualidade, com o objetivo de reforçar a ideia de que esse recurso pode proporcionar ao aluno trabalhar diversas leituras e ativar vários conhecimentos. Ao analisar esses materiais, vimos a carência de compreensão, de conhecimento com que a intertextualidade presente nos livros era trabalhada; o trabalho com intertextualidade traz um foco diferente, é usada para exemplificar conteúdos gramaticais e fonológicos nos livros didáticos, sendo que poderia também oferecer ao aluno um conhecimento de mundo enriquecedor para suas próximas produções textuais. Com base nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e nas possibilidades de suporte que a intertextualidade oferece, sugerimos algumas intervenções para se trabalhar a intertextualidade de uma forma que ative e amplie o conhecimento de mundo dos alunos e não limite apenas o trabalho com a gramática.Item CHARGE: BRINCADEIRA EM GÊNERO (CON)TEXTUAL(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) COSTA, Maria Vilma Pontes daA Charge é um dos gêneros trabalhados nos conteúdos de ensino de Língua Portuguesa e faz parte dos materiais didáticos utilizados em sala de aula há algum tempo. Desse modo, tomando como ponto inicial a análise da situação de produção do discurso e a intertextualidade, este trabalho busca analisar sua importância e eficácia no ensino da língua em sala de aula. Para tanto, o levantamento deste tema baseia-se em pesquisas de cunho bibliográfico, buscando-se teorias de autores renomados, além da análise de materiais didáticos e dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e suas propostas para o ensino deste conteúdo. A Charge apresenta-se como uma das ferramentas disponíveis para o ensino da língua por suas características e especificidades, por tratar determinados assuntos sob a luz do humor e permitindo, de forma alegre e prazerosa, o desenvolvimento da criatividade, da criticidade e da transformação do aluno dentro do seu contexto como ser social. Assim, este trabalho sugere que, por meio do uso da Charge, é possível desenvolver outras habilidades além da leitura, interpretação e análise morfossintática, trabalhando o lado reflexivo do aluno, o que lhe permite transformar-se em sujeito social crítico, capaz de enfrentar o mundo e de torná-lo cada vez melhor.Item O OLHAR LITERÁRIO, NO MATERIAL DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE LÍNGUA PORTUGUESA(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) SILVA, Fernanda Cristina Lopes daSabe-se que a aquisição de conhecimentos é um processo de aprendizagem pelo qual o indivíduo passa desde o seu nascimento até o fim de sua vida. Ela ocorre naturalmente, de forma gradativa e de acordo com as características de cada pessoa. O processo de aprendizagem é construído por fases, a formação escolar é uma delas e deve ter como prioridade um ensino de qualidade. Dentro desse contexto, com base em uma pesquisa bibliográfica e documental, observou-se o conteúdo de Literatura e a forma como ela está presente no material didático de língua portuguesa indicado para alunos, do sexto ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública no interior do Estado de São Paulo. E também a maneira como a Literatura é trabalhada, considerando sua importância na vida do aluno, enquanto instrumento de comunicação, interação social e agente de transformação pessoal. O resultado da pesquisa mostra uma lacuna entre a teoria e a prática pela forma como o texto literário é trabalhado na sala de aula.Item ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) MENEZES, Lucilene Aparecida deA Educação de Jovens e Adultos é um direito pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que é destinada aos que não tiveram acesso á escola na idade apropriada, poderá contribuir para os diversos fatores que muitas vezes não possibilitam a alfabetização do indivíduo. O objetivo deste trabalho é mostrar a compreensão e a necessidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas que desejam adquirir conhecimento e que querem ser alfabetizadas, além disso, mostraremos, através de um questionário, o papel dos professores, a importância deles na EJA e suas visões nessa modalidade de ensino. O presente trabalho será desenvolvido com os docentes da EJA e provém de uma pesquisa qualitativa, concretizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionários junto a cinco docentes da EJA. Com este trabalho constatou-se que é importante à alfabetização para resolver os problemas e enfrentar os desafios da vida.