CONTAÇÃO OU LEITURA: DOIS MOMENTOS MÁGICOS DA LITERATURA INFANTIL
Data
2014-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
RESUMO
O trabalho discorre sobre dois momentos de leitura apresentados para crianças do 1º estágio da Educação Infantil. Para tanto se apresenta um projeto já realizado de um Contador de Histórias e também um projeto de Leitura para subsidiar a pesquisa. O objetivo dessa pesquisa é levar as crianças a desenvolverem o gosto pela leitura e ajudá-las no seu crescimento criativo e cognitivo por meio da participação dos pais e da professora regente nas questões de leitura, contação de histórias e declamação de poesias. Os procedimentos metodológicos se dão pela pesquisa bibliográfica e pelo estudo de caso, observando o seu desenvolvimento e resultados. Tudo isso mostra que o professor deve fazer uso da Literatura Infantil, de forma variada, em sala de aula ou não, pois a história contada, lida, desenhada, dramatizada, estimula a imaginação das crianças, fazendo-as pensar, indagar, tornando-as leitoras críticas e autônomas.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Palavras-chave
Histórias, Poesias, Criança, Ensino-aprendizagem