Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS(2012-12) CARVALHO, Kátia Regina deO presente trabalho demonstra que a educação de jovens e adultos vem ao longo de décadas se desenvolvendo, e os docentes se qualificando para uma melhor implantação do sistema de ensino aprendizagem. Propõe ser trabalhado inicialmente com produções de texto para que haja assimilação das letras com sons da fala. A partir desta modalidade de ensino, será avaliado o conceito de alfabetização e letramento e sua influência no processo de alfabetização de jovens e adultos como meio de inserção destes alunos nos aspectos sociais da leitura e da escrita, valorizando os aspectos sociais de cada individuo. Serão analisadas as estratégias de alfabetização abordadas pelo professor alfabetizador, e o papel do professor na formação da cidadania de jovens e adultos.Item OS PRINCIPAIS ASPECTOS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-06) DAUR, Vânia JacovassiA aprendizagem é fundamental para formar cidadãos atuante na sociedade, considerando uma situação de grande importância na vida do aluno, pois envolve o indivíduo, seu contexto social, sua história de vida e o ambiente escolar em que está inserido. O saber e aprendizagem da escrita é uma ferramenta muito importante para que o aluno se interaja dentro do que lhe for proposto pela sociedade; por isso aprender corretamente a língua portuguesa é imprescindível. Nesse contexto, o presente estudo busca responder os seguintes problemas tais como, quais são os principais fatores que provocam a dificuldade da aprendizagem tomando como características principais as dificuldades da língua portuguesa, Para tanto, fez-se no presente trabalho um estudo bibliográfico embasado em autores, buscando as principais aspectos e fundamentos de cada um. Com os dados teóricos confrontados, foi possível concluir ainda que as possíveis alternativas para amenizar o problema envolvem não só os especialistas, mas também a família e os componentes do ambiente escolar.Item RELAÇÕES PROFESSOR E ALUNO: IMPLICAÇÕES AFETIVAS NA PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) PAULA, Maysa Lopes deEste trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade na relação entre professor e aluno e seus benefícios trazidos especialmente na sala de aula em sua aprendizagem. Foram analisadas através da pesquisa bibliográfica as características desenvolvidas pelos jovens durante a adolescência, tanto físicas como psicológicas e seus principais dilemas a serem enfrentados; a importância da família na construção de uma base educativa e na aquisição de valores que são essenciais na vida da criança e do adolescente. Foram apontados alguns métodos dos quais o professor deve seguir para abordar seus alunos de maneira acolhedora deixando também um espaço para reflexão e aprendizagem, mostrando assim a relevância da afetividade na relação professor e aluno. Muitos são os desafios a serem seguidos no ambiente escolar, porém há muito o que ser feito pela educação e desenvolvimento dos jovens. A afetividade é a base de todas as relações emocionais do ser humano, e quando é bem cultivada traz boas influências não apenas na aprendizagem como também na formação crítica do indivíduo.