Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) MENEZES, Lucilene Aparecida deA Educação de Jovens e Adultos é um direito pela lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que é destinada aos que não tiveram acesso á escola na idade apropriada, poderá contribuir para os diversos fatores que muitas vezes não possibilitam a alfabetização do indivíduo. O objetivo deste trabalho é mostrar a compreensão e a necessidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas que desejam adquirir conhecimento e que querem ser alfabetizadas, além disso, mostraremos, através de um questionário, o papel dos professores, a importância deles na EJA e suas visões nessa modalidade de ensino. O presente trabalho será desenvolvido com os docentes da EJA e provém de uma pesquisa qualitativa, concretizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionários junto a cinco docentes da EJA. Com este trabalho constatou-se que é importante à alfabetização para resolver os problemas e enfrentar os desafios da vida.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS(2012-12) CARVALHO, Kátia Regina deO presente trabalho demonstra que a educação de jovens e adultos vem ao longo de décadas se desenvolvendo, e os docentes se qualificando para uma melhor implantação do sistema de ensino aprendizagem. Propõe ser trabalhado inicialmente com produções de texto para que haja assimilação das letras com sons da fala. A partir desta modalidade de ensino, será avaliado o conceito de alfabetização e letramento e sua influência no processo de alfabetização de jovens e adultos como meio de inserção destes alunos nos aspectos sociais da leitura e da escrita, valorizando os aspectos sociais de cada individuo. Serão analisadas as estratégias de alfabetização abordadas pelo professor alfabetizador, e o papel do professor na formação da cidadania de jovens e adultos.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA(2013-12) ALVES, Gustavo GambiEsse trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar a alfabetização e o letramento na concepção de alguns professores do Ensino Fundamental II, além de apresentar material teórico contendo propostas que possam ser aproveitadas por estes em sala de aula. A metodologia utilizada foi à pesquisa de campo e qualitativa, realizada numa escola municipal, onde foram entrevistados cinco professores do Ensino Fundamental II. Os resultados obtidos foram associados com a parte teórica do trabalho, a fim de demonstrar a necessidade de se teoria e prática no processo de ensino.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-06) FARIA, Luís Gabriel Silva deA presente pesquisa tem por objetivo oferecer informações importantes sobre o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentado por teóricos, este trabalho está dividido em três seções. A primeira seção apresentou os pressupostos teóricos, analisando a história da escrita, o processo de alfabetização, o processo de letramento e também os dois processos juntos, apontando seus aspectos em comum e os distintos. Na segunda seção realizou-se a pesquisa de campo em que foi aplicado um questionário para os professores. A pesquisa teve como objetivo mostrar a visão dos professores em relação à Alfabetização e ao Letramento, nos anos iniciais de escolarização e sua metodologia utilizada no dia-a-dia em relação à leitura e à escrita. Na terceira seção fez-se a análise das informações adquiridas por meio de questionário respondido por docentes em atuação. No desenvolvimento do trabalho, apresentam-se apontamentos de Cagliari, Soares, Smolka e outros, que são de extremo valor para docentes em formação e em atividade.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERSPECTIVAS DO DIÁLOGO TEXTUAL E ORAL(2013-12) SANTOS, Karina Fernandes dosA alfabetização e o letramento são processos distintos, mas que caminham juntos e atualmente estes temas são levantados em questão quanto ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Há também neste Trabalho de Conclusão de Curso temas abordados em questão da escrita e da leitura, pois estes dois processos estão interligados um ao outro e tem como objetivo propor a alfabetização e o letramento. A escrita e a leitura são de suma importância para que ocorra a alfabetização e o letramento nas escolas, tendo em vista a ortografia e a fonologia discutida neste trabalho. Esta pesquisa de caráter qualitativo tem como objetivo compreender como acontece o processo ensino-aprendizagem segundo os teóricos do trabalho. Além das pesquisas bibliográficas, foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública da rede municipal de ensino fundamental II e aplicado um filme, questionários e uma história em quadrinhos para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: TRABALHANDO COM OS GÊNEROS(2012-12) AMIN, Kátia MarinsConsiderando um expressivo número de jovens e adolescentes que apresentam dificuldades na leitura, escrita e compreensão de textos, o que é detectado pelas respostas vagas, inconsistentes, sem coerência e coesão, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a relevância do letramento como prática diferenciada na alfabetização e em seus seguimentos. De acordo com o embasamento teórico deste trabalho, a alfabetização e o letramento são processos distintos, porém, complementares. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental de nove anos e os resultados foram satisfatórios. Chegou-se à conclusão de que o professor deve continuar com as práticas diferenciadas para que as aulas despertem o interesse dos alunos.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA INTERATIVA(2012-12) MARTINS, Ananda Carolina Ferreira AlvesEsse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo investigar a importância da alfabetização e letramento no processo de aquisição de leitura e escrita de jovens e adultos. Trata-se de uma pesquisa realizada na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do interior do Estado de São Paulo, na qual participaram dez alunos e foram escolhidos quatro por realizarem todas as atividades programadas durante os episódios de interação professor/aluno. Buscou-se ainda apresentar didáticas diferenciadas e a importância das mesmas na formação de cidadãos críticos.Item ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTONA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(Fundação Educacional de Ituverava, 2016-12) SILVA, Sonia Maria Ribeiro daA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino amparada por Lei 9394/96 e destinada àqueles que, por algum motivo, não tiveram acesso à escolarização na idade certa. O objetivo desse trabalho surgiu para mostrar a finalidade de promover o conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos, e conhecer, na visão dos professores que atuam na EJA, como se concretiza o ensino-aprendizagem do aluno dessa modalidade, e mostrar as expectativas e os anseios que o professores da cidade de Ipuã-Sp tem em relação a estes alunos. O presente trabalho desenvolvido com os professores da EJA deriva de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação questionário junto a cinco professores da EJA. Com este trabalho definiu-se que a EJA é uma “educação possível” e que os professores tem o conhecimento necessário para desenvolver o trabalho com os alunos.Item EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO(2013-12) NUNES, Elvis da SilvaO presente trabalho demostra que a educação de jovens e adultos vem ao longo de décadas se desenvolvendo e é de grande importância alfabetizar letrando de modo a assegurar aos alunos a apropriação do sistema alfabético/ ortográfico. A educação de jovens e adultos é indispensável, e fundamental, pois através dela a realidade social pode ser transformada. Estes alunos precisam interagir com textos reais, presentes no dia-a-dia e que tenham um significado social, pois estes saberes são extremamente importantes e necessários ao educando. A influência do professor no processo de alfabetização de jovens e adultos como meio de inseri-los nos aspectos sociais da leitura e da escrita é de suma importância. Serão analisadas as questões abordadas pelos sujeitos da pesquisa que relatam como ocorre a educação de jovens e adultos e seus anseios.Item A RELAÇÃO DA AUTORIA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(2012-12) FERREIRA, Beatriz RodriguesEste trabalho irá investigar a assunção da autoria nas produções escritas escolares a partir da análise de textos produzidos por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de nove anos. A pesquisa irá identificar, sucintamente, os pontos fundamentais dos pressupostos da autoria, considerando para isso a teoria da Análise do Discurso de linha francesa, relacionando-a com as teorias do letramento. Esta sondagem irá propor um novo olhar para as concepções de leitura e escrita, privilegiando o discurso, ou seja, a linguagem em funcionamento, influenciada pelas práticas sociais desses dois conceitos, observando o processo de formação dos sentidos. Sendo assim, a pretensão deste trabalho é demonstrar que o sujeito-autor assume o seu dizer nas produções escritas e orais, tecendo um discurso polissêmico de acordo com o meio ao qual está inserido.