Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Aluno surdo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O DEFICIENTE AUDITIVO NO CONTEXTO ESCOLAR(2017-12) SANTOS, Monique de JesusO presente trabalho tem como objetivo obter conhecimento acerca da inclusão dos deficientes auditivos no meio escolar, buscando identificar aspectos da relação entre esse público, a Língua Brasileira de Sinais- Libras e a atuação do professor junto ao intérprete do(s) aluno(s) surdo(s). O presente estudo foi realizado em uma instituição escolar localizada no interior do Estado de São Paulo que é responsável pela formação escolar de alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental I. Foi realizada a aplicação de três questionários abertos, sendo um dirigido ao professor responsável pela sala de aula pesquisada, um ao intérprete e o outro ao aluno deficiente auditivo. Os dados foram analisados com ênfase qualitativa e contou com autores como Bianchetti (1995), Bento (1998), Mantoan (2003), Choi (2011), dentre outros. O referencial teórico, a análise e interpretação dos dados apontaram que a inclusão do aluno surdo em sala regular é fundamental para o desenvolvimento educacional e social do mesmo. O trabalho da intérprete se tornou de suma importância para o rendimento escolar do aluno e para o estabelecimento de relações entre ele, o professor e seus pares tornou mais fácil o e interagir com outras crianças da mesma idade ou não, despertando assim a autoconfiança do aluno.