Pedagogia
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Item AFETIVIDADE E O ATRASO ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO(2015-12) Costa, Hieda da SilvaEste trabalho aborda a importância do afeto no processo de ensino e aprendizagem no período de Alfabetização e Letramento. Baseou-se em diversas definições de diferentes autores, ficando claro que o afeto é importante e fundamental para o desenvolvimento em geral do educando. Foi abordada a relação professor-aluno no aspecto afetivo. Em seguida, os aspectos relacionados ao atraso escolar, contrapondo correntes bibliográficas de autores sobre grafismo e a escrita, alfabetização e letramento, e por ultimo as sequências didáticas na alfabetização. Esta pesquisa foi somente bibliográfica, concluindo-se que o afeto é sim uma estratégia facilitadora no papel de mediador de sala de aula, e é um excelente ingrediente na relação professor-aluno na aprendizagem.Item A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2014-12) OLIVEIRA e SILVA, Rafaella deEste trabalho aborda a relevância do afeto no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Buscou- se em autores diversos a definição de afeto, ficando evidente a importância dessa dimensão para o desenvolvimento cognitivo da criança. É abordada a agressividade como um componente da natureza humana em sua dimensão afetiva. Buscou compreender e verificar a importância dada pelos professores pesquisados para a dimensão afetiva na sua relação com os alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo e bibliográfica. Concluiu- se que o afeto pode ser uma ferramenta facilitadora na ação pedagógica do professor em sala de aula e, é relevante a necessidade de um bom vínculo afetivo entre professor e aluno na arte de ensinar e aprender.Item COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO(Fundação Educacional de Ituverava, 2017-12) FERREIRA, Rafaela de SousaO objetivo desta pesquisa é tratar sobre a rotina da criança autista e a contribuição da Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento de sua oralidade. Trata-se de recursos especiais que podem proporcionar possibilidades de comunicação e interação através de sistemas gráficos, utilizando pranchas de comunicação, comunicadores de diversos tipos, e até computadores que disponham dos "softwares" apropriados. Conforme a história, podemos observar que a criança ou a pessoa com deficiência nem sempre tiveram acesso a uma vida social e, muito menos, à Educação. Eram abandonadas pelas suas próprias famílias até a morte, por serem consideradas um fardo para a população. Com o passar dos tempos, as crianças passaram a ser consideradas “filhas de Deus” e não deviam mais, portanto, ser mortas. Pelo contrário, deveriam ser acolhidas, logo, a Igreja, juntamente com o Estado, criou entidades filantrópicas com o intuito de cuidar dessas crianças. Cuidar, mas não educar. Com a revolução burguesa houve uma modificação para o processo de inclusão e socialização, por meio do qual seria possível o acesso a uma educação inclusiva e com professores preparados. Em nossa atualidade, podemos observar que a temática ainda é complexa, mas luzes são lançadas para a perspectiva social, legislativa e educacional visando à promoção e ao desenvolvimento das crianças. Ressaltemos que crianças autistas, por terem dificuldade em se expressar e de comunicação, precisam de recursos e metodologias diferenciadas para que os professores possam trabalhar com elas. Desse modo, a comunicação aumentativa e alternativa vem para ajudar os professores nessa interação entre aluno, professor, amigos e família.Item O ESTÍMULO CORPORAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2021-12) SOARES, Isabela Menezes RibeiroO presente trabalho que tem como tema O Estímulo Corporal na Formação Integral na Educação Infantil e objetivou apresentar um estudo sobre o uso dos movimentos corporais para o desenvolvimento integral dos alunos na Educação Infantil. Foram realizadas pesquisas bibliográficas (baseadas em livros, artigos e diretrizes que baseiam a Educação Infantil) e, para concluir todas as afirmações presentes no mesmo, uma pesquisa de campo voltada para os profissionais que atuam nessa área. A partir da análise dos dados foi possível concluir que os jogos e brincadeiras estão inclusos na rotina das práticas pedagógicas presentes no ambiente escolar, com objetivos de aprendizagem pré-definidos pelas docentes, obtendo sucesso no ensino-aprendizagem, uma vez que os profissionais notam avanço em aspectos cognitivos e sociais no desenvolvimento de seus alunos.Item A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2014-12) SANTOS, Lígia Maria de SousaEste trabalho de conclusão de curso de cunho qualitativo, baseado em pesquisas bibliográficas e de campo, apresenta estudos e reflexões relacionados à influência do estado emocional da criança em sua aprendizagem, principalmente na educação infantil e tem como objetivo abordar a importância do afeto na relação entre aluno-professor, pois é através das interações sociais que se constrói a aprendizagem. Vários autores asseveram que as experiências vivenciadas com outras pessoas é que irão marcar e atribuir aos objetos um sentido afetivo, determinando, dessa forma, a qualidade do objeto internalizado. Nesse sentido, pode-se dizer que, no processo de internalização, estão envolvidos não só os aspectos cognitivos, mas também os afetivos. Com relação ao processo ensino-aprendizagem é fato que quando a relação aluno-professor se torna mais próxima e afetuosa a aprendizagem torna-se mais prazerosa e significativa. Autores como Almeida, Chalita, Cunha, Dantas, Moraes, Piaget, Wallon e outros nos trazem reflexões pertinentes, que permitem pontuarmos a relação que o estado emocional do aluno tem com seu desenvolvimento cognitivo e a responsabilidade dos educadores em contribuir na formação da personalidade da criança. O trabalho ressalta, ainda, que o educador precisa saber lidar/agir com as diversas situações relacionadas ao emocional dos alunos para proceder de maneira consciente, atendendo a necessidade de cada um deles. Além disso, procurou-se conceituar afetividade e suas contribuições para a aquisição e internalização dos conhecimentos e, por fim, como os educadores e discentes podem utilizar desta relação afetuosa para conseguirem alcançar uma educação de qualidade através de pesquisa realizada com professores da educação infantil. Os resultados mostram que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco.Item VIOLÊNCIA NA ESCOLA: O PAPEL DO PROFESSOR NO COMBATE AO BULLYING(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) SANTOS, Sabrina da Costa dosEsta pesquisa tem como objetivo analisar o papel dos professores na cooperação com escolas, famílias e comunidade frente ao bullying no ambiente escolar, a fim de prevenir casos de violências na escola. A violência em ambientes escolares tornou-se uma realidade comum e sua alta incidência teve um efeito prejudicial no desenvolvimento psicológico de crianças e jovens em idade escolar. O bullying vem ganhando cada vez espaço nas escolas, geando consequências aos envolvidos, pois prejudicam a saúde e o desenvolvimento de uma relação saudável entre discentes. Por isso, é necessário que o professor se informe sobre o tema e compartilha as informações para os alunos para que a realização da prevenção nas escolas seja desenvolvida de maneira correta e alcance seu objetivo. Atualmente, com a chegada das tecnologias, surgiu um novo problema, o cyberbullying. Esse tipo de violência que envolve a tecnologia, impedindo a vítima de viver um dia tranquilo, pois as mensagens, vídeos e fotos, são enviados a todo momento, perseguindo a pessoa, inclusive dentro de casa. Este trabalho tem como finalidade, verificar o papel do professor diante do bullying. O objetivo principal é compreender como o bullying é percebido pelos professores e sua atuação no combate a violência. Para a realização deste trabalho, foi necessário dividir em três seções: na primeira a pesquisa bibliográfica (conceito de bullying, suas características e consequências), na segunda seção discute-se sobre o cyberbullying e na terceira é a pesquisa de campo, realizada por meio do questionário, composto por dez questões, com a participação dos docentes. A metodologia abordada neste estudo é de uma pesquisa qualitativa, tendo como colaboradores os docentes de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental. Neste estudo, conclui-se que para evitar a presença do Bullying na sala de aula é necessário a colaboração da escola, da família e da comunidade.