Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Alfabetização infantil."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO FÔNICO NOS ANOS INICIAS DA ALFABETIZAÇÃO(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) SAMPAIO, Ana Carolina Costa deA alfabetização infantil é um dos pontos centrais do debate do fracasso escolar no Brasil. A Constituição Federal assegura a educação como um direito social, devendo ser implementado por meio de políticas públicas. Ao longo da história, a alfabetização se desenvolveu através de incontáveis querelas teóricas e metodológicas, conforme o contexto político e social. As polêmicas em torno da eficiência do método e as diferenças entre as concepções de criança e da linguagem, sempre demonstraram que os baixos índices em alfabetização no Brasil independe do método de alfabetização utilizado. A hipótese do presente trabalho é se a substituição de métodos é suficiente para melhorar os índices de desempenho de alunos durante a alfabetização. O presente trabalho problematiza a discussão sobre os métodos de alfabetização durante o ensino da primeira escrita e primeira leitura, principalmente quanto a utilização do método fônico para alfabetização de crianças. O objetivo desta pesquisa é investigar a contribuição do método fônico para alfabetização nos anos iniciais da educação infantil, refletindo se a metodologia fônica desenvolvida como processo de alfabetização teria melhor impacto do que os outros métodos de aprendizagem. A justificativa apresenta-se a partir de reflexões sobre os métodos de alfabetização, no que tange a proposta de adoção do método fônico em diretrizes e recomendações pedagógicas oficiais para a redução do fracasso escolar. A metodologia consiste em uma pesquisa bibliográfica realizada a partir da consulta de livros e artigos científicos que constituem o referencial teórico para o desenvolvimento do trabalho.