Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Afeto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2014-12) OLIVEIRA e SILVA, Rafaella deEste trabalho aborda a relevância do afeto no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. Buscou- se em autores diversos a definição de afeto, ficando evidente a importância dessa dimensão para o desenvolvimento cognitivo da criança. É abordada a agressividade como um componente da natureza humana em sua dimensão afetiva. Buscou compreender e verificar a importância dada pelos professores pesquisados para a dimensão afetiva na sua relação com os alunos. Foi realizada uma pesquisa de campo e bibliográfica. Concluiu- se que o afeto pode ser uma ferramenta facilitadora na ação pedagógica do professor em sala de aula e, é relevante a necessidade de um bom vínculo afetivo entre professor e aluno na arte de ensinar e aprender.Item AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN(FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA, 2020-12) PARREIRA, Amanda Nogueira da SilvaO trabalho a seguir foi elaborado com o objetivo de levar a reflexão quanto a aprendizagem, os recursos e a influência da afetividade na alfabetização de crianças com Síndrome de Down, e tem como justificativa compreender a Educação Inclusiva imposta por lei, bem como a importância da afetividade para a alfabetização das mesmas. Estudos apontam que ela é importante pois é através do carinho e do afeto que as crianças se sentem acolhidas pelos professores, e isso faz com que elas se desenvolvam com mais facilidade e com vontade de aprender. Foi realizado um estudo bibliográfico citando leis, autores como Vygotsky, Wallon, além de apontar a história da criança com Síndrome de Down, suas conquistas, as características dessas crianças, o processo de alfabetização e a relação da afetividade nesse processo. Sendo assim, para que a criança seja alfabetizada existe uma junção de fatores, desde o bom relacionamento com a família até um bom relacionamento com a escola e todos as pessoas que lá trabalham.