Pedagogia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Pedagogia por Assunto "Adultos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item EJA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA VISÃO DOS ALUNOS E DO PROFESSOR(2013-12) PAULA, Luciana Pinto deA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei e voltada para as pessoas que não tiveram acesso, por algum motivo ao ensino regular na idade apropriada. O objetivo deste trabalho, surgiu com o intuito de proporcionar um conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos e conhecer os anseios e expectativas dos alunos da EJA da cidade de Guará – SP. O presente trabalho desenvolvido com os alunos desta modalidade de ensino foi fruto de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de campo com a aplicação de questionário junto a sete alunos da EJA. Com esse trabalho verificamos que os alunos da EJA esperam muito mais que aprender a ler e escrever, eles pretendem continuar estudando e serem atuantes na sociedade. Muito se faz evidenciar que a EJA é uma educação possível e capaz de mudar significamente a vida de uma pessoa, permitindo-lhe reescrever sua história de vida. Palavras- chave: Educação. Jovens. Adultos. Alfabetização.Item A LEITURA DE MUNDO PELOS JOVENS E ADULTOS(2014-12) BARBOSA, Luciene Cristina da SilvaA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino amparada por lei e destinada àqueles que, por algum motivo, não tiveram acesso à escolarização na idade apropriada. O objetivo deste trabalho surgiu com a finalidade de propiciar a todos um conhecimento sobre a Educação de Jovens e Adultos e conhecer, na visão dos docentes atuantes na EJA, como se concretiza o ensino-aprendizagem do alunado dessa modalidade e revelar as expectativas e os anseios que os docentes da cidade de Guará - SP têm em relação a estes alunos. O presente trabalho desenvolvido com os docentes da EJA provém de uma pesquisa qualitativa, concretizada por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo com aplicação de questionários junto a cinco docentes da EJA. Com este trabalho constatou-se que a EJA é uma “educação possível” e que os docentes têm o conhecimento e a sensibilidade para trabalhar com estes alunos.