T.C.C.
URI Permanente desta comunidade
O repositório se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Instituição em que o Trabalho de Conclusão de Curso esteja vinculado. As opiniões, fontes de pesquisa, citações e referências emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Navegar
Navegando T.C.C. por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 1036
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA: CAUSAS E CONSEQÜÊNCIAS PARA A VIDA NA TERRA(Fundação Educacional de Ituverava, 2006-12) OLIVEIRA, Sandra CostaEste trabalho aborda as principais causas da poluição atmosférica e suas conseqüências para a vida na Terra, pois apesar de todo progresso alcançado na proteção do meio ambiente durante as últimas décadas, a poluição do ar ainda representa um dos principais problemas ambientais.A poluição atmosférica é caracterizada pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar; gás carbônico, principalmente após a Revolução Industrial devido ao uso abusivo e às vezes irresponsável de diversos agentes tais como, os veículos movidos a combustíveis fósseis, chaminés das fábricas, queimadas constantes de matas e lixo; desflorestamento; metano, das culturas de arroz, da agropecuária, reservatórios de hidrelétricas; óxido de nitrogênio, da queima de biomassa, utilização de fertilizantes, etc. Este descontrole da porcentagem dos gases componentes da atmosfera tem como conseqüências o Efeito Estufa, a Chuva Ácida e diminuição da Camada de Ozônio. O controle de poluição do ar envolve desde o planejamento do assentamento de núcleos urbanos, rurais e industriais e do sistema viário, até a ação judicial direta sobre a fonte de emissão.Este estudo se justifica devido a importância atribuída a necessidade de esclarecimento, conscientização e ação frente aos danos que a poluição atmosférica causa a saúde humana, ao desenvolvimento de espécies vegetais, animais e nos mecanismos de proteção a natureza. Não há pretensão de solucionar os problemas relacionados a poluição atmosférica. Este trabalho tem por objetivo contribuir para a construção de conhecimentos que possibilite a formação de cidadãos críticos, criativos e participantes.Item ESTUDO DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR DA JIBÓIA, Boa constrictor (LINNAEUS, 1758) (SERPENTES, BOIDAE) EM CATIVEIRO(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) CASTRO, Júlia Regina Garcia deO comportamento alimentar de Boa constrictor (Linnaeus, 1758) foi aqui estudado. O comportamento observado em cativeiro mostrou a seguinte sequência predatória: localização, aproximação, bote, constrição, inspeção e ingestão. Na localização fica evidente o dardejar da língua. A fase de aproximação ocorre com movimento retilíneo do corpo da serpente e o bote é desferido na região cranial da presa em 82% das ocorrências. Depois de matar a presa por constrição ocorre a ingestão, iniciando sempre pela cabeça da presa.Item FORMAS DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) SANTOS JUNIOR, Luiz Carlos dosO trabalho objetiva, foi relatar as formas de violências presentes nas escolas no dia a dia das crianças e adolescentes. A metodologia empregada para tal estudo foi a pesquisa bibliográfica. O resultado do estudo mostrou que a violência está inserida em todas as classes sociais dentro das escolas e das mais diversas formas. Concluindo, assim, quais as melhores maneiras de se conter o crescimento deste problema social, seria um controle com políticas sociais, a comunidade atuando em conjunto com as escolas por meio de medidas de socialização, e valorização da auto estima dos alunos nas práticas escolares.Item ASPECTOS CRÍTICOS SOBRE A DENGUE NO BRASIL(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) LUCINDO, Leandro LiporaciO presente estudo teve como objetivo demonstrar que no momento atual a dengue apresenta um quadro evolutivo endêmico facilmente de se transformar em epidemia, cujo controle deve ser aplicado a todos os níveis da sociedade, quer seja ela civil ou médica. A aparição da doença é datada do século XVIII em diferentes regiões do mundo e que por ser uma virose teve sua disseminação rápida pelo mundo devido ao deslocamento constante do ser humano. Foi constatado ainda não haver uma vacina própria que imunize o indivíduo, onde pode ser verificado que a cada infecção sofrida o vírus torna-se mais potente e sofre mutação, podendo levar a morte. Assim, apresentou-se uma breve descrição de sua etiologia e sintomatologia e as áreas que sofreram com as infecções causadas pelo principal transmissor da doença: o mosquito Aedes aegypti . A dengue é hoje a principal doença que voltou a ameaçar o mundo e pode ser considerada perigosa, o que leva a comunidade científica a buscar uma solução para a erradicação dos vetores endêmicos e epidêmicos na figura do seu principal vetor transmissível que é o mosquito Aedes aegypti.Item OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) PERIN, Cássia CrosaraDiante do aumento da população urbana e do uso inadequado dos recursos naturais, estamos vivendo em um mundo ameaçado pelos problemas ambientais, necessitando então de uma educação que promova nos educandos uma mudança de valores e atitudes pra que garanta o futuro das próximas gerações. O presente trabalho teve como objetivo analisar como os projetos ambientais vêm sendo trabalhado nas escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Igarapava-SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada através de questionários semi-estruturados com alunos e professores com um roteiro pré-elaborado de acordo com as leituras feitas relativas ao tema. Nesse sentido, foi possível observar nas entrevistas que tanto os alunos, quanto os professores apresentaram uma concepção restrita a preservação e conservação dos recursos naturais, e que a educação ambiental esta ainda distante de atingir seu principal objetivo, percebendo que os professores necessitam de uma formação continuada para que possam assim contribuir para a formação de novos educandos críticos frente às novas realidades que vivenciamos.Item QUALIDADE PÓS-COLHEITA DE ROSAS cv. VEGA ATRAVÉS DO USO DE DIFERENTES SOLUÇÕES DE SACAROSE(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) SILVA, Flávia PoloApesar da importância de flores de corte observa-se carência de estudos relacionados a fisiologia pós-colheita, principalmente para rosas de. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes soluções de sacarose na qualidade e longevidade de rosas cv. Vega. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com 7 tratamentos, composto de quatro hastes florais de 50 cm cada. Os tratamentos utilizados foram diferentes soluções de sacarose (0, 2, 4, 6, 8 e 10%) adicionada de 1 mL de hipoclorito de sódio 0,01% e como tratamento controle foi utilizado água destilada e água destilada adicionada de 1 mL de hipoclorito de sódio 0,01%. As hastes florais foram avaliadas a cada 2 dias quanto à perda de massa fresca, taxa de respiração, senescência, aspecto geral e coloração. Pelos resultados obtidos pode-se verificar que o uso de solução de vaso contendo sacarose a 6% adicionada de 1mL de hipoclorito de sódio, diminuiu a perda de massa fresca, e pode manter a vida útil até 12 dias com manutenção da turgescência, coloração e aspecto geral o uso de solução de vaso somente com água destilada foi suficiente para manter a turgidez, coloração e aspecto geral.Item FOSSETA LOREAL E LABIAL: “VISÃO TÉRMICA DAS SERPENTES(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) PEDERSOLI, Renata FilgueiraO presente artigo constou de levantamento bibliográfico sobre os órgãos termorreceptores das serpentes das famílias Boidae e Viperidae. Concluímos satisfatoriamente que órgãos denominados por fosseta loreal e labial,são fundamentais na sobrevivência de tais animais, sendo sensíveis à radiação infravermelha para captura e percepção de presas.Item CONTROLE BIOLÓGICO DA BROCA-DA-CANA Diatraea saccharalis PELA VESPA Cotésia flavipes(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) MENDES, Claudete LuziaO experimento foi realizado na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Igarapava, SP, safra 2010/11, na cultura da Cana-de-açúcar (Sacharum oficcinarum) com o objetivo de estudar o controle biológico da Diatraea saccharalis pela vespa Cotésia flavipes na cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido em uma cana de soqueira de um ano, de variedade SP 83-1847em desenvolvimento vegetativo. O controle foi através de liberação da vespa Cotésia flavipes em campo. Foi avaliado o controle da broca através de calculo de I.I. com resultados de 83 % de parasitismo na broca-da-cana pela vespa Cotésia flavipes, índice considerado excelente para a cultura da cana, sendo acima do mínimo recomendado que é de 20% de controle.Item COMPARAÇÃO DE METODOLOGIA PARA DETECÇÃO DE Sclerotinia sclerotiorum EM SEMENTES DE SOJA COM BAIXA INFESTAÇÃO(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) PAULA, José Carlos Gonçalves deO fungo Sclerotinia sclerotiorum conhecido como mofo branco, é um dos agentes responsáveis por causar perdas significativas na produção de inúmeros produtos do setor agrícola, causando grandes prejuízos a produtores de todo o Brasil. O trabalho foi desenvolvido no laboratório de fitopatologia da Faculdade de Agronomia Dr. Francisco Maeda/FE, visando demonstrar a importância da determinação da contaminação em sementes utilizando diferentes testes metodológicos. Para a elaboração do trabalho seguintes testes foram utilizados; Papel de Filtro, Meio de Neon, Papel Modificado, todos usando quatrocentas sementes (400) para cada teste, obtendo os seguintes resultados: zero (0) % detecção do fungo nos testes com Papel Modificado e com Papel de Filtro e 0,25 % no teste com Meio de Neon. Pode-se, portanto concluir que dentre as metodologias utilizadas para detecção de Sclerotinia sclerotiorum em sementes com baixa infestação o método mais eficaz foi o Meio de Neon.Item AS DESCOBERTAS DE CHARLES DARWIN: UM HOMEM A FRENTE DO SEU TEMPO(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) GALVÃO JUNIOR, José RobertoO presente estudo teve como objetivo apresentar as descobertas de Charles Darwin em suas viagens pela América e propõe a teoria e convence a comunidade científica na qual se encontrava causando grandes controvérsias sobre evolução das espécies. Faz se relevante para o leitor entender como os locais por onde Darwin percorreu em suas viagens foram decisivos para que ele desse início a um novo conceito sobre a evolução, desse um formato a teoria da seleção natural e consequentemente a da evolução, e o impacto provocado pela mesma nas sociedades vigentes e ainda hoje no mundo contemporâneo. Assim, sua relevância para o mundo acadêmico é considerável , visto que Charles Darwin consegue provocar mudanças no mundo acadêmico científico e que seus estudos servem de base para novas teorias. Desse modo, percebe-se que será somente depois da publicação de seu ensaio A Origem das espécies, no qual desenvolveu sua ideia de evolução, partindo do principio de haver um ancestral comum, que foi evoluindo, por meio de um processo, ao qual chamou de seleção natural que suas ideias sobre a transmutação foi sendo sedimentada. Na realização deste estudo fez-se uma revisão bibliográfica com a abrangência de diferentes autores, bem como a apreciação de artigos que exploraram e trataram o tema, utilizando-se do método descritivo na sua realização.Item PERFIL DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DE SÃO JOAQUIM DA BARRA / SP(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) LIMA, Priscila Aparecida Lemes deRESUMO: Em nome de uma melhor qualidade de vida, as pessoas estão mudando seus hábitos alimentares e se preocupando mais com saúde, meio ambiente e também buscando por alimentos considerados mais saudáveis, onde se incluem os produtos denominados “produtos orgânicos”, ou seja, produtos produzidos através de sistema orgânico. Este trabalho relata o perfil do consumidor e potencial consumidor de produtos orgânicos na cidade de São Joaquim da Barra/SP. Foram utilizados para o presente estudo, 74 questionários compostos de 19 questões entre abertas e de múltipla escolha que abordavam temas como idade, sexo, renda familiar, se consome ou não alimentos orgânicos, se ouviram falar sobre produtos orgânicos, se é fácil ou não encontrá-los, porque consomem, entre outros itens abordados. Os resultados evidenciaram que o perfil do consumidor de produtos orgânicos é predominantemente mulher, independente do grau de escolaridade e da classe social, que estão em busca de uma melhor qualidade de vida, preservação da saúde e por busca de um alimento mais saboroso. No geral, pode-se concluir que existe um mercado promissor para os produtos orgânicos que pode ser mais explorado através de maior divulgação, comercialização e preço final do produto.Item QUALIDADE FISIOLÓGICA E SANITÁRIA DE SEMENTE DE SERINGUEIRA ARMAZENADAS EM DIFERENTES AMBIENTES.(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) SILVA, Rosemeire Alves daCom a introdução das primeiras sementes de seringueira (Hevea brasiliensis) no Estado de São Paulo e o plantio comercial desta cultura em 1950, até os dias atuais a heveicultura vem solidificando suas bases no território paulista, além de constituir uma forma de reflorestamento, com benefícios ao meio ambiente. Assim, o uso de sementes de boa qualidade fisiológica e sanitária na produção dos portas-enxerto constitui-se obrigatório para o sucesso desse empreendimento. A semente de seringueira por ser recalcitrante exige cuidados especiais para manter a viabilidade no armazenamento e as Regras para Análise de Sementes não possui procedimento para condução do teste padrão de germinação. O objetivo do trabalho foi de avaliar a qualidade fisiológica e sanitária de sementes de seringueira armazenadas sob duas condições diferentes, verificando ainda qual condição de condução do teste de germinação em laboratório resultaria em maior potencial para avaliar a germinação dessas sementes. Foram separadas duas partes, cada parte com quatro porções com 225 sementes cada e colocadas em sacos de polietileno com furos para facilitar a respiração das sementes e foram armazenadas em temperatura ambiente e a outra a 10°C. As sementes recém coletadas foram caracterizadas pela germinação em condição de ambiente e 30°C, realizando-se ainda a contagem de plântulas normais aos 10, 20 e 30 dias e calculando-se o índice de velocidade de emergência e a massa seca das plântulas, avaliou-se também o teor de água e a sanidades das sementes pelo método do papel de filtro. Os mesmos testes foram realizados após 34 e 124 dias de armazenamento. Conclui-se que o armazenamento em ambiente foi mais adequado na manutenção da qualidade fisiológica e sanitária das sementes do que a 10°C e a condução do teste de germinação em areia a 30°C foi mais adequada na avaliação da qualidade fisiológica das sementes de seringueira do que a temperatura ambiente e tendo um melhor resultado com a primeira contagem do teste de germinação no vigésimo dia após a instalação do teste e a contagem final aos 30 dias. Os fungos encontrados foram: Aspergillus spp, Botryodiplodia spp. Penicillium spp. Colletotrichum gloeosporioides. Fusarium spp. Macrophomina spp. Pestalotiopsis spp e Monilia spp.Item A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) LOURENÇO, Fabíola RodriguesO objetivo deste trabalho foi pesquisar e mensurar para o educador, as seqüelas produzidas pelas mudanças ocorridas na passagem do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental, mais especificamente na dificuldade de adaptação e aprendizado decorrente do maior número e da rotatividade dos professores, da impessoalidade do tratamento e da falta de empatia e cuidado por parte dos professores. A metodologia empregada foi revisão de literatura sobre o tema e a pesquisa de campo com alunos e professor de 04 classes de 6º ano da rede pública de ensino, através de questionários e observações. Os resultados mostraram que realmente há defasagem em vários aspectos em alunos tratados sem atenção e afeto, concluindo que a relação de empatia entre professor-aluno e entre afetividade e aprendizagem é fundamental no processo educacional de qualidade.Item A IMPORTÂNCIA DO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA O BEM ESTAR DE ANIMAIS CATIVOS(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) GOMES, Camila Cristina RolimCompreender a relação entre comportamento e bem-estar vem sendo um desafio. A principal razão é a dificuldade em estabelecer e avaliar o bem-estar. Alguns autores sugerem a análise do estado geral de saúde, do nível de estresse e dos padrões comportamentais como medidas indiretas. O enriquecimento ambiental aumenta e estimula os animais na interação com o ambiente proporcionado no recinto, de forma a evitar condições estressantes e comportamentos anormais, podendo propiciar bem estar e melhor desempenho reprodutivo e na saúde em diferentes espécies.Item O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE IPUÃ.(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) SILVA, Rafaele Flores daRESUMO: O agravamento da crise ambiental devido à industrialização, tem despertado o interesse de diversas organizações mundiais, cientistas e ambientalistas para um tema muito importante, a sustentabilidade. O tema busca mudanças nas atitudes humanas, para que assim possa haver um equilíbrio no meio ambiente e uma preservação dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho foi analisar como a água, está sendo utilizada por alunos de uma escola pública da cidade de Ipuã, SP. A metodologia utilizada consistiu em uma palestra oferecida aos alunos da rede pública que posteriormente responderam a um questionário com nove questões, sendo este utilizado para análises subseqüentes. Os resultados foram calculados percentualmente e apresentados em gráficos de barras. Mediante a análise feita foi considerado de extrema importância à realização de programas que reforçam a educação ambiental nas escolas, uma vez que os resultados trazem benefícios aos alunos e indiretamente a sociedade, quanto à maneira de pensar e agir de modo sustentável.Item PERFIL DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FE/FFCL ITUVERAVA 2010(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) FAQUINI, Marina MolinaO trabalho teve como objetivo analisar e traçar o perfil dos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Fundação Educacional de Ituverava (FE) para obter conhecimento das condições socioeconômicas dos alunos, os motivos que levaram a escolha da instituição e do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionário com perguntas referentes à condição socioeconômica e motivos da escolha do referido curso e instituição. Os resultados apontaram que os alunos estão na faixa etária desejável, sendo um público jovem, com predominância do sexo feminino, sendo na maioria solteiros, não possuem filhos, são de baixa renda, trabalhadores, contribuintes com as rendas mensais e provenientes da escola pública. Apresentam alunos itinerantes e locais, a maioria é bolsista com bolsa parcial da FFCL, se interessaram pelo curso por afinidade com a matéria, pelo amplo mercado de trabalho oferecido e pelo preço acessível do curso. Escolheram a FFCL por sua localização e pelo ensino de qualidade oferecido com preço acessível. A pesquisa atingiu ao objetivo proposto de analisar e traçar o perfil dos alunos e os motivos da escolha do curso e da FFCL como instituição de ensino afirmando as hipóteses levantadas.Item ZOOLÓGICOS: HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA DE SUA EXISTÊNCIA(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) ALMEIDA, Daniela deOs jardins zoológicos surgiram há alguns séculos com o simples intuito de demonstrar poder, força e riqueza. Porém, com o passar dos anos estas instituições modificaram completamente seus principais objetivos. Atualmente os objetivos do zôo estão relacionados à conservação de espécies, a pesquisa, e a educação ambiental, incluindo o lazer. Outras modificações também ocorreram na forma de manejo e nos recintos dos animais cativos, pois o que antes era apenas um alojamento de concreto e barras de ferro, hoje consegue reproduzir cada vez melhor o habitat natural dos animais através de várias técnicas de enriquecimento ambiental, enfatizando sempre o bem-estar físico e psicológico dos animais cativos.Item AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES PARA A REPRODUÇÃO DE MINHOCAS (Eisenia foetida) EM DIFERENTES SUBSTRATOS(Fundação Educacional de Ituverava, 2010-12) MOLINA, Rosa HelenaAtualmente, as minhocas têm sido reconhecidas pela sua importância tanto para a agropecuária quanto para os procedimentos sustentáveis, através da transformação de rejeitos em húmus. O objetivo do presente estudo foi avaliar as variações de temperatura e pH dos substratos, bem como o revolvimento dos mesmos, verificando a influência destes aspectos na reprodução das minhocas. Foram utilizadas 30 minhocas da espécie Eisenia foetida (Vermelha-da-Califórnia), que foram colocadas em um minhocário, sendo este uma caixa com as laterais de vidro, preenchida com três camadas de diferentes substratos: S1 – composto de esterco bovino lavado e terra; S2 – composto de terra e S3 – composto de esterco bovino lavado. O experimento teve a duração de 3 meses, durante os quais foram aferidos a temperatura e o pH dos substratos. A umidade dos mesmos foi mantida regularmente. Foi observado que, apesar de não apresentarem valores de pH aceitáveis, os substratos mantiveram temperaturas médias ideais para a reprodução das minhocas, o que resultou num aumento de 1606,66% do grupo em questão. Concluiu-se que a mistura de terra ao esterco bovino é favorável para a reprodução das minhocas, ao contrário do S2, composto somente por terra, que foi o menos eficiente.Item AS MULTIPLAS FACES DE PORTINARI: A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL(2012-12) PAULA, Giuliana Popolim deAs estratégias didáticas dentro do contexto do ensino de arte em que leva o aprendiz ao desenvolvimento de outras habilidades contribuem para a formação de sujeitos críticos e autores. Partindo desse pressuposto, a presente pesquisa buscou investigar a arte no cotidiano infantil de forma expressiva e integrante na comunicação humana, objetivando refletir sobre a importância da linguagem visual para o desenvolvimento integral da criança. Para isso, esta pesquisa aconteceu a partir do “Projeto A Criança e a Arte”, desenvolvido no CMEI Helena de Paula, possibilitando experimentar novos caminhos para interagir no universo artístico e na construção de uma identidade cultural a partir das múltiplas faces do pintor. Essa instituição se utiliza do modelo regginiano como referência na sua proposta pedagógica, devido à premissa que, em artes, não se deve limitar e subestimar a criança apenas com pinturas em folhas mimeografadas. Por meio do vasto universo artístico das obras do pintor polêmico e eclético Candido Portinari, que marcou as artes plásticas brasileiras e retratou em suas obras o povo brasileiro e sua infância, esta pesquisa oportunizou aos alunos, dentro de uma dinâmica cultural, receber a cada passo doses da cultural nacional a partir do universo portinariano. Percebeu-se que o contato das crianças com a arte e as obras de Portinari influenciou no desenvolvimento de outras habilidades no que se refere ao processo de ensino aprendizagem, na descoberta de um aluno que pode ser chamado de um grande artista em miniatura, pois seus desenhos revelam um nível de maturidade e autenticidade, como também na socialização e na autonomia das crianças. Podendo afirmar de forma generalizada que o projeto trouxe as crianças uma experiência inusitada dotada de uma bagagem cultural. Palavras-chave: Educação Infantil. Arte. Portinari. Reggio Emilia.Item O PAPEL DO LÍDER NO BOM GERENCIAMENTO DE EQUIPE(2012-12) MARTINS, Jemima Karen GabioliO papel do líder no bom gerenciamento de equipe, que é como líder controla e direciona a sua equipe, vem sendo um dos assuntos mais importantes para as empresas nos dias atuais, onde a cada vez mais se busca bons lideres no mercado de trabalho, para poderem ter um controle na produtividade e dos colaboradores. Pois líder é o individuo que exerce algum tipo de poder sobre outro individuo sendo esse poder formal quando é designado pela empresa ou informal quando é, por exemplo, uma pessoa que não tem um papel designando pela empresa, mas é uma pessoa cativante que influencia outra pela sua confiança e segurança que passa para os outros indivíduos. Sendo assim foi realizada uma pesquisa de quatro empresas de diferentes setores, onde duas são produtoras de calçados, uma produtora de peças e outra de fertilizantes, localizadas na cidade de Guará que estão se introduzindo no quesito liderança onde buscam o bom entendimento ente líder e liderados. Assim a pesquisa se baseia em um estudo de múltiplos casos por trabalhar com mais de uma empresa de diferentes setores. Por consequência é uma amostra probabilística, pois foi realizada por um questionário onde foi respondido por apenas lideres formais responsáveis pelos setores das empresas, deixando de fora o setor operacional. Ele tem por objetivo analisar o comportamento da equipe de trabalho diante o seu líder, dentro da empresa em que a equipe atua, e podemos ver que atualmente a liderança deixou de ser só no fato de controlar os colaboradores, mas também de ajudar na tomada de decisões e muita vezes não só ajudar, mas o líder pode ter situações que essas decisões devem ser tomadas exclusivamente por ele por meio da situação que se encontra a sua equipe em relação à produtividade destes.