Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras por Autor "BARBOSA, Fabiana Aparecida Borges"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES PELO LIVRO DIDÁTICO(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-12) BARBOSA, Fabiana Aparecida BorgesEste trabalho possui um caráter descritivo-analítico, com uma abordagem qualitativa, e tem por objetivo apresentar a forma como a variação linguística tem sido abordada nos livros didáticos, sendo ela um dos principais recursos utilizados pela educação brasileira. O ensino de língua portuguesa aderiu à variação como um dos conteúdos essenciais para ser trabalhado no material didático. A importância de se abordar a variação linguística no contexto escolar revela o papel da língua em todos os seus aspectos, para formação do conhecimento do aluno, evitando, assim, o preconceito linguístico. Buscamos analisar o ensino da variação linguística nos seguintes livros de Língua Portuguesa: Projeto do Araribá, de Campos (2006), Português: Linguagens, dos autores Cereja e Magalhães (2009; 2015), Para viver juntos: Português, de Costa (2015) todos do 6° do Ensino Fundamental, e Novas Palavras de Amaral et al. (2016) sendo este do 1° ano do Ensino Médio. Para isso, dialogamos com estudos de Castilho (2010), Tarallo (2007), Camacho (2007), Ilari e Basso (2007), Alkimin (2007), Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004), importantes para a construção do pensamento sobre variação linguística. Deste modo, enfatizamos o conhecimento linguístico como meio de minimizar o preconceito.Item VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NAS ATIVIDADES PELO LIVRO DIDÁTICO(Fundação Educacional de Ituverava, 2018-06) BARBOSA, Fabiana Aparecida BorgesEste trabalho possui um caráter descritivo-analítico, com uma abordagem qualitativa, e tem por objetivo apresentar a forma como a variação linguística tem sido abordada nos livros didáticos, sendo ela um dos principais recursos utilizados pela educação brasileira. O ensino de língua portuguesa aderiu à variação como um dos conteúdos essenciais para ser trabalhado no material didático. A importância de se abordar a variação linguística no contexto escolar revela o papel da língua em todos os seus aspectos, para formação do conhecimento do aluno, evitando, assim, o preconceito linguístico. Buscamos analisar o ensino da variação linguística nos seguintes livros de Língua Portuguesa: Projeto do Araribá, de Campos (2006), Português: Linguagens, dos autores Cereja e Magalhães (2009; 2015), Para viver juntos: Português, de Costa (2015) todos do 6° do Ensino Fundamental, e Novas Palavras de Amaral et al. (2016) sendo este do 1° ano do Ensino Médio. Para isso, dialogamos com estudos de Castilho (2010), Tarallo (2007), Camacho (2007), Ilari e Basso (2007), Alkimin (2007), Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004), importantes para a construção do pensamento sobre variação linguística. Deste modo, enfatizamos o conhecimento linguístico como meio de minimizar o preconceito.