O USO DA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE APOIO A APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO NÃO-ESCOLAR

Data

2020-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL

Resumo

O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados diversos autores como Kenski (2001), Moran (2000), Tono (2010) e Toschi (2004), que darão suporte para a pesquisa de campo, que foi realizada em uma instituição não-escolar, situada da cidade de Ituverava-SP. Este trabalho teve como objetivo analisar como a informática e o uso de tecnologias vêm crescendo cada dia mais na área de educação, podendo ser utilizada em sala de aula e/ou na rotina escolar, a fim de potencializar a aprendizagem dos alunos de forma lúdica e divertida. Por meio desta pesquisa foi possível perceber a importância dessa ferramenta no dia a dia escolar, e como o seu uso contribui de forma positiva para que os alunos aprendam a utilizá-la de forma consciente e significativa, não sendo apenas para jogos e brincadeiras, mas para atividades pedagógicas diversa. Foi possível perceber que o pedagogo deve estar preparado para trabalhar e desenvolver diversas atividades que envolvam o uso da informática e das tecnologias em sua rotina escolar, visando auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Trabalhar esse tema nos leva a refletir sobre o trabalho docente no ambiente não-escolar e como o uso da informática e das tecnologias vem crescendo e fazendo-se necessário para o ensino-aprendizagem dos alunos, visando uma aprendizagem mais eficaz, lúdica e significativa na vida da criança.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.

Palavras-chave

Citação

Coleções