O USO DA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE APOIO A APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO NÃO-ESCOLAR
Data
2020-12
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL
Resumo
O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados
diversos autores como Kenski (2001), Moran (2000), Tono (2010) e Toschi (2004), que darão
suporte para a pesquisa de campo, que foi realizada em uma instituição não-escolar, situada
da cidade de Ituverava-SP. Este trabalho teve como objetivo analisar como a informática e o
uso de tecnologias vêm crescendo cada dia mais na área de educação, podendo ser utilizada
em sala de aula e/ou na rotina escolar, a fim de potencializar a aprendizagem dos alunos de
forma lúdica e divertida. Por meio desta pesquisa foi possível perceber a importância dessa
ferramenta no dia a dia escolar, e como o seu uso contribui de forma positiva para que os
alunos aprendam a utilizá-la de forma consciente e significativa, não sendo apenas para jogos
e brincadeiras, mas para atividades pedagógicas diversa. Foi possível perceber que o
pedagogo deve estar preparado para trabalhar e desenvolver diversas atividades que envolvam
o uso da informática e das tecnologias em sua rotina escolar, visando auxiliar no
desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Trabalhar esse tema nos leva a refletir sobre o
trabalho docente no ambiente não-escolar e como o uso da informática e das tecnologias vem
crescendo e fazendo-se necessário para o ensino-aprendizagem dos alunos, visando uma
aprendizagem mais eficaz, lúdica e significativa na vida da criança.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia.