A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL
Data
2023-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL
Resumo
O ensino de História passou por várias fases, mas, de uma forma tradicional, as aulas eram expositivas, o que não deixava os alunos motivados. Outro problema, era a abordagem da disciplina, sempre os fatos concretizados, apenas o que a personagem histórica realizou, não se buscava o que levou a essa culminância, quais foram as consequências. Atualmente, o trabalho nessa área prevê que se inicie com fatos próximos e do cotidiano do aluno, todos têm uma história e constroem a história de sua comunidade e do mundo. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo compreender a importância do ensino da História local nos anos iniciais do Ensino Fundamental como um caminho para o desenvolvimento de atividades ligadas a um ensino comprometido com a formação social do aluno. Para embasar a elaboração do texto acadêmico, inicialmente foi organizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, posteriormente, foi feita uma pesquisa de campo para compreender como é o trabalho com a área na prática. Como técnica de coleta dados foram utilizadas, nessa etapa da investigação, a aplicação de questionário, cujos resultados foram analisados a partir da pesquisa teórica.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.
Palavras-chave
História. Aprendizagem. Conhecimento histórico.