O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DISLÉXICOS

Data

2023-12

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Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA - FFCL

Resumo

A presente pesquisa discorre sobre o tema dislexia, que se refere à dificuldade específica na área da leitura e escrita. É um transtorno que está presente no ambiente escolar e que desencadeia uma dificuldade com mais intensidade na fase de alfabetização do educando. O objetivo do estudo é refletir sobre o processo de aprendizagem e alfabetização das crianças disléxicas; para isso, abordou-se o conceito de dislexia, suas causas, características, o processo do diagnóstico e as possíveis estratégias e práticas do ensino-aprendizagem para alcançar a alfabetização dos disléxicos. O presente trabalho é composto por estudo bibliográfico e de campo. Nessa perspectiva, a investigação de campo ocorreu por meio da pesquisa qualitativa, em que foi utilizado um questionário semiestruturado, composto por 11 questões, aplicado com quatro professoras, sendo duas da rede pública e duas da rede privada. Os resultados mostraram o quão fundamental é a inclusão e a intervenção especializada para as crianças disléxicas, pois as mesmas necessitam de atividades adaptadas de acordo com suas particularidades para se desenvolverem. Portanto, conclui-se que os professores precisam de mais apoio educacional e uma formação continuada para lidar com os desafios, e, assim, nortearem suas práticas e intervenções, não só para o transtorno de dislexia, mas também para outras dificuldades de aprendizagem.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade DE Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Palavras-chave

Dificuldade de aprendizagem. Escrita e Leitura. Dislexia.

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