PRODUTIVIDADE DE SOJA SUBMETIDA A DIFERENTES ESPAÇAMENTOS.
Data
2011-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FAFRAM
Resumo
O presente trabalho foi conduzido com objetivo de verificar a influência na produtividade de grãos decorrente da alteração do espaçamento entre linhas na cultura da soja, no município de Guaíra, SP, na safra 09/2010. Foram utilizadas 6 variedades de soja: BRS Valiosa RR, BRS Favorita RR, CD 226 RR, CD 208, CD 224 e BRS 232, as quais foram plantadas em respectivos espaçamentos: 0,20 m, 0,45 m. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados (DBC) com 4 repetições. O experimento foi montado em 5 linhas de cada espaçamento, com 5 metros de comprimento cada linha, intervalo de 1 metro de cada tratamento. As características agronômicas avaliadas foram: altura da planta; inserção da primeira vagem; quantidade de grãos por vagem e produção de grãos. De acordo com os
resultados obtidos, pode-se concluir que os cultivares testados CD 226 e Valiosa apresentaram
maior capacidade produtiva em espaçamentos menores, pois as condições meteorológicas, ocorridas durante a safra avaliada, podem ter favorecido para a produção de grãos com o menor espaçamento entre linhas.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso, apresentado a Faculdade Dr. Francisco Maeda. Fundação Educacional de Ituverava, para a obtenção do titulo de Engenheiro Agrônomo.
Palavras-chave
Soja, Espaçamento, Grãos por vagem, Altura de vagem