AVALIAÇÃO DO EFEITO DE HIPOCLORITO, CLORO E ÓLEO DE NEEM NA FORMAÇÃO DE ESCLERÓDIOS DE Sclerotinia sclerotiorum.
Data
2011-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FAFRAM
Resumo
O Mofo Branco causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum se caracteriza pela podridão úmida coberta por um micélio branco cotonoso que apesar de evoluir lentamente, vem preocupando vários agricultores principalmente do Brasil central, devido à queda proporcional na produção com o seu crescimento anual. O presente trabalho teve como objetivo avaliar medidas alternativas para o controle do Mofo Branco "in vitro", testando diferentes concentrações de óleo de Neem, Hipoclorito de Sódio e Cloro incorporados ao meio BDA, nas doses de 0,2%, 0,6%, 0,8% e 1%. O delineamento foi inteiramente casualizado, com fatorial, usando 05 tratamentos
com 05 repetições para cada produto. Discos de 0,4mm de meio de cultura com Sclerotinia sclerotiorum de sete dias, foram colocados no centro de placas de Petri, e mantidos em BOD a 25°C com fotoperíodo de 12hs. Após sete dias avaliou-se a quantidade de escleródios formados. O óleo de Neem e o Hipoclorito na dosagem de 0,8% foram os produtos que obtiveram os melhores resultados inibindo 63,2 % e 93,3% respectivamente a formação dos escleródios.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade Dr. Francisco Maeda, para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
Palavras-chave
Hipoclorito, Cloro, Óleo de neem, ESCLERÓDIOS DE Sclerotinia sclerotiorum