PRODUTIVIDADE DE SOJA SUBMETIDA A DIFERENTES ESPAÇAMENTOS
Data
2010-07
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FAFRAM
Resumo
O presente trabalho foi realizado na área experimental da Faculdade Dr. Francisco Maeda, Ituverava-SP, no ano agrícola 2008/09, tendo como objetivo avaliar o efeito de diferentes espaçamentos na produtividade de grão de soja. O experimento foi montado em blocos ao acaso, com quatro tratamentos (espaçamentos entrelinhas de 20, 40, 60 e 80 cm) e cinco repetições. Houve muitas mortes de plântulas por ataque de pássaros e, por este motivo, decidiu-se por interromper o experimento e discutir os resultados encontrados por outros autores. Concluiu-se que existem divergências se a redução do espaçamento entrelinhas pode afetar a produtividade de grãos; Nenhum resultado relatou redução na produtividade de grãos com o emprego de espaçamentos reduzidos (20 a 40 cm); A redução do espaçamento entrelinhas para menos de 40 cm entrelinhas, em ambientes com menor restrição de recursos limitados do meio,
apresenta maior probabilidade de ganho de produtividade de grãos; Com a redução do espaçamento, cultivares precoces tendem a ser mais responsivos no ganho de produtividade.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso, apresentado à Faculdade Dr. Francisco Maeda. Fundação Educacional de Ituverava, para a obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
Palavras-chave
Espaçamento entrelinhas, Grãos de soja