DESENVOLVIMENTO DE Tectona grandis L. f. (TECA) COM DIFERENTES TIPOS DE ADUBAÇÃO, NO MUNICÍPIO DE DELFINÓPOLIS - MG
Data
2009-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FAFRAM
Resumo
O experimento foi instalado em uma fazenda localizada próxima da cidade de Delfinópolis, Minas Gerais, as margens da Represa do Peixoto, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da Teca (Tectona grandis), quando adubada com adubo verde, ou adubo químico nitrogenado. O plantio das árvores foi feito no final do mês de novembro do ano de 2006, em uma área de 7500 m². O espaçamento utilizado de 3 x 2 metros, totalizou um estande de 1.250 árvores. Na realização do experimento avaliou-se 96 árvores. O adubo verde utilizado foi o feijão Guandu (Cajanus cajan) e os adubos químicos: a uréia e o superfosfato simples. Foram implantados quatro tratamentos sendo eles: somente feijão guandu; feijão guandu mais superfosfato simples; uréia incorporada ao solo e testemunha. Avaliou-se o desenvolvimento da planta em relação à altura e diâmetro. O delineamento empregado foi o de blocos casualizados (DBC) e o experimento composto por quatro tratamentos com três
repetições. As análises estatísticas realizadas constaram da análise de variância e comparação pelo Teste de Tukey a 5% de probabilidade. Concluiu-se que, o desenvolvimento da teca em relação à altura (m) e diâmetro (cm), não apresentou diferenças significativas nos diversos tratamentos, pois o tempo de análise da cultura florestal foi insuficiente para a obtenção de resultados.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade Dr. Francisco Maeda, para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
Palavras-chave
Tectona grandis L. f. (TECA), Tipos de adubação, Delfinópolis