PRODUÇÃO DE MILHO SUBMETIDO À ADUBAÇÃO OBTIDA A PARTIR DA EXIGÊNCIA NUTRICIONAL E ESTIMATIVA DE EFICIENCIA DE ABSORÇÃO
Data
2008-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FAFRAM
Resumo
O presente trabalho foi realizado na área experimental da Faculdade Dr. Francisco Maeda, Ituverava-SP, no ano agrícola 2006/07, tendo como objetivo avaliar a produtividade de grãos da cultura do milho sob diferentes níveis de adubação, calculada com base na exigência da cultura e na estimativa de fornecimento de nutrientes pelo solo. Empregou-se um híbrido triplo (Exceler) em seis tratamentos com diferentes adubações de acordo com a produtividade estimada (T1-5,0, T2-7,5, T3-10,0, T4-12,5, T5-15,0, T6-17,5 Mg.ha-1), em um delineamento em blocos ao acaso, com cada parcela possuindo 5 metros de comprimento, 2,1 metros de largura. A produtividade obtida não acompanhou a produtividade projetada, sendo que cálculo
de adubação pelo método proposto superestimou a adubação para as produtividades esperadas de 5,0 e 7,5 Mg.ha-1 e a subestimou para as produtividades esperadas de 10,0 Mg.ha-1 ou mais. Este método mostrou-se adequado somente para cálculo de meta de produtividade próxima de 9.000 kg.ha-1.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade Dr.Francisco Maeda, para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
Palavras-chave
Produção de milho, Adubação, Exigência nutricional, Eficiência de absorção, Dosagem