AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE SOJA PARA PLANTIO NO MUNICÍPIO DE ITUVERAVA-SP
Data
2006-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FAFRAM
Resumo
O desenvolvimento de cultivares é produto do trabalho de melhoramento genético de seleção de cultivares das diversas instituições de pesquisa que atuam em cada região, pois a capacidade produtiva de uma planta depende essencialmente da sua constituição genética e o conhecimento das características agronômicas fica subordinado às condições do ambiente em que elas se encontram. O trabalho foi realizado em área experimental da Faculdade “Dr. Francisco Maeda”, no município de Ituverava – SP, no ano agrícola de 04/05. O objetivo foi de avaliar o comportamento de cinco cultivares, BR 133, VALIOSA, EMGOPA 316, CD 213 RR, CD 214 RR para a região de Ituverava – SP. O delineamento utilizado foi o de blocos ao acaso com cinco repetições. Foram avaliadas as seguintes características: altura de planta,
altura de inserção da primeira vagem, número de ramos produtivos, peso de 100 grãos e massa de grãos de vinte plantas. De acordo com os resultados obtidos para os parâmetros avaliados, observou-se que: as cultivares BR 133 e VALIOSA proporcionaram maiores medias em relação à altura de plantas números de ramos produtivos e massa de grãos de 100 plantas e não havendo diferença significativa entre as demais características testadas.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade Dr. Francisco Maeda, para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.
Palavras-chave
Avaliação de cultivares, Soja, Linhagens tardias