O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ROTINA ESCOLAR
Data
2017
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico como agente articulador dos processos de formação continuada do professor com vistas à facilitação do aprendizado do aluno. Foi definido como campo empírico duas escolas situadas na zona urbana do município de Buritizal/SP. Como procedimento de coleta de dados, foram aplicados três questionários respondidos de forma objetiva e discursiva. Participaram da pesquisa dois Gestores, um coordenador, quatro professores (sendo dois de cada escola). Os resultados apontaram que a maioria dos professores pressupõem quais as funções e atribuições do Coordenador Pedagógico com a promoção de transformação nas práticas escolares, visto que a atuação do coordenador pedagógico, em conjunto ao professor, se faz em vista a melhoria da aprendizagem dos alunos. Sua atuação também visa oferecer suporte organizacional e pedagógico aos docentes, contribuindo com o desenvolvimento direto das aprendizagens. Ao prestar assistência pedagógico-didática, contribui mediando as práticas docentes da sala de aula, enfim, dá visibilidade ao trabalho que os professores desenvolvem.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Palavras-chave
Coordenação, Práticas Educativas, Formação
Citação
FFCL - EAD