A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E O DIREITO À CIDADANIA

Data

2015

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Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as barreiras tanto físicas quanto as sociais que dificultam a inclusão das pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais junto ao sistema educacional brasileiro e também a sua inserção na sociedade o que vem lhe ferirem o direito a exercer sua cidadania. Em relação às barreiras ditas existem meios legais, constitucionais, técnicos e tecnológicos para solucioná-las, enquanto que para as sociais existe somente a informação que pode levar o ser humano a conscientização de que há direitos e conquistas adquiridos para as pessoas possuidoras de deficiência. Assim, busca-se aqui tornar evidentes os direitos do cidadão com necessidades especiais fisicas e deveres por parte do Governo Federal, Estadual e mesmo o Municipal nessa luta que é o processo de inclusão da pessoa com deficiência no mundo que se considera “normal”, visto que este é diferente de grande parte da população mundial. Baseado em estudos realizados por pesquisadores e legislação nacional pode-se considerar os avanços conseguidos em relação à inclusão e o resguardo do direito a cidadania. São caminhos conscientes que levam ao fortalecimento da dignidade e cidadania das pessoas com deficiência tratando-os como seres altamente competentes dentro de suas limitações.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de filosofia, Ciências e Letras. Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciatura em Pedagogia.

Palavras-chave

Direito, Deficiência, Educação, Inclusão

Citação

FFCL - EAD

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