A Internet e sua aplicação na Rede Municipal de educação em um município do Estado São Paulo
Data
2016
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
Resumo
Esta pesquisa visa o reconhecimento e a compreensão das formas de utilização dos recursos da tecnologia da informação e da comunicação por meio da Internet na rede de educação escolar em um município do interior de São Paulo. Apresenta as informações obtidas acerca do uso das Tecnologias da Comunicação e Informação na Educação como um todo, a partir da leitura de sites e obras que fundamentam esta pesquisa, como: Morin, Massetto e o Ministério da Educação. A fim de demonstrar o uso dessas tecnologias e a preocupação das instituições de ensino municipais, o presente trabalho de pesquisa foi elaborado de forma a apresentar embasamento teórico relevante para justificar o uso das mesmas em sala de aula. Utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo, com o recurso de questionário para coleta de informações, respondido pela Secretaria Municipal de Educação do município pesquisado. O resultado demonstrado nesta pesquisa está estruturado em três seções que, assim descritas: Seção 1 apresenta o embasamento teórico do uso da Internet nas escolas, iniciando-se pela definição de Internet, passando pelos fatos que estimularam sua criação, sua estrutura de funcionamento bem como os fatores que popularizaram seu uso e os impactos sociais que isso desencadeou, incluindo a relação da escola com a Internet e os pressupostos para o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas. A metodologia do desenvolvimento para a apresentação desse trabalho apresenta-se na Seção 2, que expõe o tipo de pesquisa, suas características e os meios para a obtenção de dados informativos. A Seção 3 apresenta os dados obtidos através de questionário enviado à Secretaria da Educação do município em tela, analisados pela pesquisadora e pareados às informações obtidas na elaboração da Seção 1. Os resultados obtidos foram satisfatórios e dentro das expectativas e objetivos da pesquisa, uma vez que foram definidos na conformidade da intencionalidade que se propôs no projeto desta pesquisa. Percebeu-se que as escolas têm recursos e que ainda não são utilizados de forma efetiva.
Este trabalho tem cunho investigativo e baseia-se em amostragem não probabilística “por conveniência”.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia, apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Palavras-chave
Tecnologia da informação, Comunicação, Educação
Citação
FFCL - EAD