O CINEMA E AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Data

2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso do cinema no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e as possibilidades de aplicação desta ferramenta como subsídio às práticas pedagógicas lastreadas nas novas e modernas Tecnologias de Informação e Comunicação que se integram gradativamente ao cotidiano das instituições de ensino. Faz inicialmente uma análise sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação ( TICs ) destacando aspectos importantes sobre sua presença e influência no contexto educacional e sua associação a práticas pedagógicas que colaborem com maior eficácia nos processos de ensino e aprendizagem das crianças da educação infantil destacando a utilização do cinema como uma ferramenta a apoiar estes processos por tratar-se de uma mídia virtual extremamente impactante que pode servir com eficiência ao propósito de ensinar. Baseou-se em pesquisa e coleta de dados bibliográfica, artigos de vários autores, matérias em sites e domínios virtuais, devidamente organizados e referenciados para uma melhor compreensão e consulta do leitor e objetiva chamar a atenção sobre a possível e concreta utilização da linguagem cinematográfica aplicada a técnicas de ensino-aprendizagem como parte do suporte pedagógico lastreado em técnicas audiovisuais em especial o cinema.

Descrição

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para obtenção do título de licenciado em Pedagogia junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava – FFCL

Palavras-chave

Aprendizagem, Ensino, Prática pedagógica, Cinema, Educação Infantil

Citação

FFCL -EAD

Coleções