SÍNDROME DE DOWN: PRECONCEITO OU DESINFORMAÇÃO ?

Data

2019

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Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

A Síndrome de Down é caracterizada por um conjunto de alterações desencadeada pela trissomia do cromossomo 21. As pessoas com esta síndrome possuem características peculiares, como: olhos com pregas no canto interno, baixa estatura, cabelos lisos, além de dificuldade motora e cognitiva, saúde frágil e risco de desenvolvimento de doenças pulmonares, cardíacas e intestinais. Os congressos, os debates e as comunidades que lutam por melhor qualidade de vida das pessoas com deficiências, conquistaram e alcançaram direitos significativos nos últimos anos, por isso é de grande importância que os pais estejam bem informados, para que o desenvolvimento dessas crianças seja estimulado logo nos primeiros meses, para que construam uma vida autônoma na sociedade, garantindo sua autonomia. Esse trabalho tem como objetivo sistematizar e divulgar informações sobre as pessoas com Síndrome de Down, esclarecendo e levando à público debates e pesquisas sobre está síndrome. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico em publicações do Ministério da Saúde, de organizações mundiais, conferências internacionais livros e artigos de autores internacionais e nacionais que discorrem sobre a inclusão das pessoas com deficiência em todos os setores da sociedade e defendem que o direito garantido por lei seja respeitado, retirando da situação de exclusão e possibilitando sua independência e autonomia. As pessoas com síndrome de Down possuem dificuldade no aprendizado e na socialização, sendo o convívio e o estímulo estratégias que promovem o desenvolvimento social destas pessoas. Portanto, ao divulgar informações e conhecimentos sobre a Síndrome de Down é possível contribuir com a mudança de atitude da sociedade para com as pessoas com deficiência e estimulando a participação social destas pessoas.

Descrição

Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia apresentado à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava para obtenção do Título de Licenciada em Pedagogia

Palavras-chave

Síndrome de Down, Educação inclusiva, Pessoa com deficiência

Citação

FFCL -EAD

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