ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS QUE AUXILIAM NESTE PROCESSO

Data

2022-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

Esta pesquisa investigou a importância das estratégias como recurso pedagógico na alfabetização e no letramento. Desde o início da história da alfabetização o Brasil passou por grandes transformações nesse âmbito, sempre pensando no melhor desenvolvimento aos educandos, tornando-os cidadãos críticos para viverem em sociedade. Diante do exposto, temos as seguintes indagações: O método em que se era usado a cartilha era eficiente? O uso de jogos, poemas, fábulas é eficiente em sala de aula? O professor deve fazer avaliações diárias em seus alunos? O que significa ser um aluno alfabetizado? Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com consulta à literatura científica referente à temática abordada. Na sequência, efetivou-se uma pesquisa de campo, com um questionário aplicado, sendo 3 professores da rede particular da cidade de Ituverava/SP, onde um era professor do 1º ano do Ensino Fundamental I, o outro do 2° ano do Ensino Fundamental I e o outro do 3° ano do Ensino Fundamental I. Os dados qualitativos foram avaliados por meio de análise de conteúdo. O objetivo desse trabalho, busca observar se as estratégias que auxiliam no processo de aprendizagem, propiciam desenvolvimento aos alunos, e como essas estratégias podem ajudar na sistematização e assimilação da escrita.

Descrição

Trabalho de conclusão de curso apresentado à Fundação Educacional de Ituverava. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Palavras-chave

Alfabetização, Letramento, Jogos na alfabetização

Citação

FFCL

Coleções