ADAPTAÇÕES CURRICULARES AO ESTUDANTE COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR
Data
2020-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA
Resumo
A prática docente quanto às adaptações curriculares aos estudantes com Síndrome de Down torna-se fundamental para atender as necessidades educacionais específicas, visando às particularidades de cada um. O presente trabalho teve como objetivo analisar a prática docente quanto às adaptações curriculares para um aluno com Síndrome de Down na escola regular. Trata-se de um estudo de caso que foi construído a partir da pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, utilizando levantamentos bibliográficos de diversas fontes teóricas, incluindo a legislação, abordando, assim, os construtos históricos e teóricos relacionados às pessoas com deficiências, fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa. Tal pesquisa teve como participante uma professora que trabalha com um aluno com Síndrome de Down em uma escola da rede pública municipal do município de Rifaina-SP. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada e posteriormente os dados foram analisados seguindo a análise de conteúdo de acordo com Bardin (1997). Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a visão da professora, o trabalho com a criança com Síndrome de Down precisa dispor de estratégias especiais para um ambiente positivo e interativo. Apontam, também, que o trabalho com este aluno é estruturado através das adaptações curriculares, observando as metas e objetivos de acordo com as necessidades e habilidades apresentadas pelo aluno.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava . Fundação Educacional de Ituverava, para obtenção do título de licenciado em Pedagogia
Palavras-chave
Inclusão Educacional, Síndrome de Down, Adaptações Curriculares
Citação
FFCL