OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEGUNDO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs)

Data

2020-12

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Editor

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA

Resumo

A Educação Ambiental é um componente curricular que sensibiliza a humanidade quanto aos valores socioeconômicos e ambientais. Sendo assim, o trabalho em questão faz uma análise sobre as orientações didáticas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e demais documentos que fundamentam o tema em questão. O objetivo do trabalho é esclarecer que os PCNs apresentam uma proposta curricular importante para sustentar o trabalho do educador. Como objetivo específico, a pesquisa faz observações relevantes quanto a história da Educação Ambiental no Brasil e no mundo, apresenta os princípios da Educação Ambiental com base no Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e mostra suas principais orientações didáticas. Quanto a metodologia, o trabalho foi desenvolvida com base na pesquisa bibliográfica com discussões e ideias definidas por autores e demais artigos que contribuíram para a criação dos PCNs e demais documentos que defendem a Educação Ambiental. O trabalho está dividido em três capítulos que descrevem a Sustentabilidade, a Educação Ambiental nos PCNs e por último destaca a metodologia de trabalho através de projetos que oferecem aos alunos uma aprendizagem mais completa e eficaz. A pesquisa se faz pertinente com base na necessidade da busca pela qualidade de vida do planeta e pela transformação da humanidade.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Fundação Educacional de Ituverava para a obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Palavras-chave

Sustentabilidade, Proposta Curricular, Orientações Didáticas

Citação

FFCL

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